Descubra como ganhar mais espaço e aprenda o que fazer com móveis velhos
Nem tudo o que compramos ou que possuímos em nossa casa ou empresa é exatamente útil, incluindo alguns móveis. Com o tempo, esses itens podem ficar desgastados e até mesmo perder parte de suas funções. Embora se desfazer deles seja um opção, ela nem sempre é viável. Então, o que fazer com móveis velhos?
Jogar fora
Alguns móveis velhos estão em estados que não podem ser consertados ou revertidos, como é o caso quando a estrutura já está comprometida. Nesses casos, o melhor a se fazer é jogar os móveis velhos em local adequado, garantindo que você consiga mais espaço e, inclusive, abra espaço para novos móveis.
Antes de jogar fora, entretanto, procure fazer uma avaliação criteriosa e orçamentos com diferentes profissionais para garantir que ele não possui mais uso.
Venda
Pode ser que apesar de velho o móvel ainda esteja condições de ser usado – só não é mais para você. Nesses casos, você pode optar por vendê-lo, seja para conhecidos, na internet ou mesmo em antiquários, caso aplicável.
Caso decida fazer a venda por conta própria comece pesquisando os preços de móveis semelhantes para que você possa estabelecer o quanto irá cobrar. O recomendado é que você, naturalmente, cobre bem menos do que uma peça nova, pois caso contrário as pessoas não terão interesse em comprar o item. Se for um item exclusivo, raro ou de família, entretanto, faça um avaliação com um especialista para descobrir o quanto você pode cobrar.
Doe
Se o móvel ainda está em condições e você não deseja vendê-lo, mas precisa se livrar dele, você também pode optar por doar. Existem muitas instituições de caridade ou mesmo pessoas necessitadas que precisam de toda a ajuda possível, inclusive em forma de móveis.
Procure referências com amigos e conhecidos de instituições ou pessoas que possam estar precisando e faça a doação. Seu espaço ficará mais leve e, de quebra, você ainda terá feito uma boa ação.
Reforme
Pode ser difícil se desapegar dos móveis velhos, especialmente aqueles que guardam boas lembranças ou que tenham valor sentimental. A situação financeira também pode fazer com que não seja possível trocar ou se desfazer do item e, por isso, você tem a opção de reformá-lo.
A reforma funciona melhor em móveis velhos que não estejam muito prejudicados, como aqueles que não sofreram ataques de cupins ou problemas estruturais, por exemplo. Para ter um móvel com uma aparência renovada você pode mandar para um profissional especializado ou você mesmo reformar. Na maioria das vezes, uma nova pintura ou consertos pontuais já são suficientes para garantir que o móvel ganhe uma aparência renovada.
Dê um novo uso
Também pode ser que o seu móvel não seja útil para o ambiente em que está, mas que possa servir em outro lugar ou em outra função. Você pode transformar, por exemplo, um armário velho da cozinha em um armário pra guardar itens do jardim. O sofá velho da sala pode ir para a varanda, enquanto o aparador antigo da sala pode ir para a cozinha.
Pensar em novos usos para móveis antigos pode garantir que eles permaneçam funcionais apesar do desgaste e do maior tempo de uso, permitindo que você economize.
Use como matéria prima para outros projetos
Se você gosta de trabalhos manuais, uma opção bastante válida é a de utilizar os móveis antigos como uma forma de produzir novas peças. Um armário velho de madeira, por exemplo, pode dar origem a uma nova estante, enquanto uma cristaleira antiga pode dar origem a uma nova estante para livros.
Nesses casos, é preciso identificar quais são os maiores problemas do móvel mais velho e conhecer quais são os seus potenciais. É o caso de um armário que possui portas desgastadas ou quebradas, mas que ainda tem uma estrutura com madeira de boa qualidade. A seguir, é só seguir a sua imaginação e, conforme suas habilidades, criar uma nova peça. Isso permite não apenas que você economize, mas também que você personalize ainda mais o seu lar.
Coloque em um guarda móveis
O guarda móveis é um serviço que permite que você alugue uma unidade individual do tamanho que você quiser e pelo tempo que você quiser para guardar o que precisar. Se você está precisando de espaço extra, mas não quer se livrar de móveis importantes, por que não deixá-los em um guarda móveis? Como vantagem extra ainda há o fato de que é um ambiente totalmente seguro e, com isso, você não precisa se preocupar com a preservação do seu patrimônio.
Outra vantagem desse tipo de serviço é que ele também está disponível para empresas, então se a sua necessidade é guardar móveis antigos do escritório, por exemplo, você pode otimizar o seu espaço de trabalho.
O que fazer com móveis velhos inclui desde jogá-los fora, doá-los ou vendê-los até reformá-los, transformar o seu uso ou criar novas peças a partir dele. Para quem não quer se desfazer dos itens, entretanto, a melhor opção é utilizar um guarda móveis, protegendo o seu patrimônio e criando mais espaço. Sem preocupações, traga seus móveis antigos para a DEPOSITe com conforto e segurança e aproveite seu novo espaço!