Veja como fazer vídeos para as redes sociais
Conheça dicas e formatos de vídeo para promover sua marca e se destacar nas redes sociais
Fazer vídeos para as redes sociais é uma das estratégias mais importantes para as marcas aumentarem o engajamento e alcançarem novos públicos. Nos últimos anos, além de redes totalmente voltadas para essa mídia, como o TikTok, plataformas mais antigas passaram a apostar forte no formato, como o Instagram e o até o Facebook.
E, assim como o Google tem uma série de regras e recomendações para que os conteúdos sejam bem ranqueados nas buscas, as redes sociais também têm boas práticas que indicam quando um conteúdo é relevante, o que afeta sua entrega e consequentemente o desempenho da postagem.
Por isso, além de fazer vídeos, é importante saber como fazê-los para que tenham relevância, atingindo o objetivo da marca de ampliar seu público e gerar mais vendas nas redes sociais.
Tipos de vídeo
Antes de dar dicas para fazer os vídeos, vamos explicar quais são os tipos mais comuns e que trazem bons resultados. Confira:
Tutorial
Neste caso a marca contrata alguém para demonstrar o produto. É um formato comumente utilizado para cosméticos em geral, mas pode ir além. O importante é que fique claro seus benefícios e crie conexão com o público, que consegue se identificar com o conteúdo e, logo, deseja adquirir o item.
Unboxing
Esse formato depende do apoio de consumidores da marca, pois são eles que farão o vídeo ao receber o produto. Pode ser com o consumidor que fez a compra, ou ainda com influencers que recebem o produto gratuitamente. A ideia neste caso é gravar o momento de abertura da caixa, mostrando em detalhes como o artigo chega e criando expectativa no consumidor.
Vlog
O modelo adequado de vídeo depende de fatores como público-alvo e tom de voz da marca. Mas se a empresa tiver um porta-voz definido nas redes, essa pessoa pode fazer vídeos com conteúdos relevantes para os seguidores, diretamente relacionados ao que a empresa oferece, ou então relativos a determinado lifestyle. Uma marca de roupas fitness, por exemplo, pode dar dicas de alimentação saudável com nutricionistas, ou de esportes com educadores físicos.
Resultados
Nada melhor para convencer os consumidores sobre a eficiência de um serviço, do que mostrando seus resultados. Por isso, vídeos com cases de sucesso da empresa, incluindo dados importantes e depoimentos de usuários também podem comprovar sua qualidade e a satisfação dos clientes.
Como fazer vídeos para as redes sociais
Engana-se quem acredita que somente equipamentos profissionais são adequados para esse tipo de produção. Hoje em dia os aparelhos celulares contam com ótimas câmeras e, aliados a truques de iluminação e ferramentas de edição, podem baratear a produção desses conteúdos. Veja dicas para produzir vídeos para as redes:
Formato
A primeira questão a ser avaliada é o formato. A maioria das redes utiliza vídeos na vertical, mas quando se trata do Youtube, por exemplo, o ideal é que seja na horizontal. Portanto, antes de mais nada, defina qual será a plataforma.
Acessórios
Como falamos, só um celular pode ser suficiente para fazer a gravação, mas o uso de alguns acessórios ajuda no processo:
- Tripé: pode ser curto ou longo, e ainda ter configurações para servir como bastão de selfie.
- Ring light: o círculo de luz pode ser acoplado ao tripé e serve para fornecer uma iluminação acentuada para gravar o rosto de pessoas e também detalhes dos produtos.
- Microfone: quando há narração ou alguém falando no vídeo, o ideal é usar um microfone para deixar o áudio mais nítido e evitar interferências externas. Ainda assim, quando for gravar, evite lugares com muito barulho, feche janelas e, se possível, crie um espaço acústico, utilizando caixas de ovos ou papelão.
Duração
Essa questão também varia muito dependendo da rede. O TikTok, por exemplo, indica que os vídeos tenham entre 15 segundos e um minuto. Já no Youtube, o limite é de 15 minutos para perfis não-verificados. Já quem tem verificação pode aumentar esse tempo.
No Instagram, o ideal é que o vídeo que vai no feed tenha cerca de um minuto, enquanto reels pode ter até 90 segundos. Já quando se trata de lives, o tempo é maior, podendo durar até quatro horas.
Por fim, o Facebook permite vídeos com até 20 minutos.
Edição
Outro aspecto importante quando se trata de vídeo é a edição e, novamente, há formas de fazer isso gratuitamente. Existem diversas plataformas que permitem formatar o conteúdo sem custo.
Esses aplicativos, que podem ser utilizados no celular ou desktop, ainda oferecem uma série de recursos para melhorar a gravação. Entre os mais utilizados atualmente estão o CapCut, InShot e KineMaster.
Editar significa mais do que apenas condensar o vídeo, e sim ajustar cor e iluminação, incluir trilha sonora e alterar o ritmo. Quando há uma pessoa falando, o ideal é cortar pausas entre uma fala e outra, para oferecer agilidade.
Outro recurso interessante, e muito utilizado nos stories do Instagram e no TikTok é o uso de legendas. O CapCut cria automaticamente legendas, que podem ser ajustadas por tamanho e cor.
Com essas dicas ficará mais fácil fazer vídeos para as redes sociais e alcançar novos públicos, aumentando o reconhecimento da marca e as vendas.