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14 de novembro de 2022
de mkt

Planeje-se para vender mais na Black Friday

Uma das datas mais importantes para o varejo está chegando e a competição é acirrada. Confira nossas dicas para sair na frente e vender mais nessa Black Friday

 

No dia 25 de novembro acontece um dos eventos mais importantes para o varejo: a Black Friday. Descontos e promoções tomam conta do e-commerce, das lojas físicas, supermercados e muito mais. Já estabelecido no Brasil, o período é uma ótima oportunidade para turbinar os negócios. Mas, com a crescente concorrência, é preciso se planejar bem e avaliar como vender mais na Black Friday.

 

O evento da última semana de novembro deve movimentar R$ 6,05 bilhões no Brasil, ultrapassando 8,3 milhões de pedidos. A demanda aumenta, e também as oportunidades. Mas em um mercado altamente competitivo, é preciso se preparar para sair na frente.

 

Como outros períodos sazonais, a última semana de novembro já entrou no calendário oficial, e é uma data esperada, especialmente para quem quer aproveitar os preços para adiantar as compras de natal.

 

Para te ajudar no planejamento desse importante período do varejo, selecionamos dicas para antes, durante e depois da Black Friday que te ajudarão a aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

 

Antes da Black Friday

 

  • Analise os anos anteriores

Se você já atuou na Black Friday em anos passados, use-os como referência, tanto no que deu certo, quanto no que não deu. O histórico é uma ótima forma de fazer a previsão para o ano seguinte.

 

Entenda o que foi mais consumido, os maiores problemas enfrentados e ajuste sua operação para melhorar esses pontos. Aproveite para ouvir as experiências dos seus consumidores, entregando um serviço mais adequado ao que eles esperam.

 

  • Faça promoções reais

Uma das críticas dos clientes durante a Black Friday é relacionada às “falsas promoções”, onde aumentam os valores, para reduzir novamente na sexta-feira. Além de evitar essa prática que engana o consumidor, aposte em promoções possíveis.

 

Faça um planejamento financeiro, considerando todos os gastos, e só aplique valores que permitam uma margem de lucro.

 

O período também serve para “desencalhar” o estoque parado, mas não aposte todas as fichas nele. Se um produto teve baixas vendas, pode não estar relacionado ao preço e, portanto, não terá alta demanda.

 

  • Garanta seu estoque

Existem muitos tipos de gerenciamento de estoque, mas uma coisa eles têm em comum: precisam ser reforçados para essa data. Há expectativa de aumento de demanda, porém os consumidores são mais exigentes quanto ao prazo de entrega. A falta de produto pode afastar o cliente de vez, já que ele ficará com uma imagem negativa e pode não consumir novamente na sua loja.

 

É importante planejar com antecedência e estar abastecido. Em geral, a sugestão de especialistas para o período é apostar em menos variedade e mais quantidade. Depois de definir as promoções, aumente a reserva dos produtos que devem ter mais saída. Se o espaço for limitado, você pode contar com um Self Storage para atender a alta demanda com segurança.

 

  • Realize campanhas de marketing

Depois de definir quais serão as promoções e garantir seu estoque, invista em boas campanhas de marketing. Ao longo de novembro, lembre seus consumidores, seja nas redes sociais ou por e-mail marketing, que você terá ofertas especiais e os mantenha engajados para o grande dia.

 

Durante a Black Friday

 

  • Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Com a alta demanda, aumentará também o contato dos consumidores com dúvidas e consultas. Prepare seus canais de comunicação para atendê-los com eficiência, incluindo e-mail, WhatsApp, chat e redes sociais.

 

Responda com agilidade e tire as dúvidas que eles tiverem. Para ajudar, você pode preparar uma página com perguntas frequentes.

 

  • Evite problemas na estrutura digital

Se as compras forem feitas diretamente pelo site, trabalhe com quem hospeda sua página para evitar problemas técnicos. Haverá aumento no acesso e o caminho até a conclusão da compra pode ter desistências. Com instabilidade, a taxa de conversão pode diminuir ainda mais, e acabar com seus esforços para aumentar as vendas.

 

Depois da Black Friday

 

  • Cumpra os prazos

A preparação para a data é muito importante pois envolve todas as etapas logísticas do processo, incluindo a fase final de entrega. Planeje sua operação para que consiga atender os prazos e evitar que os consumidores desistam da compra ou reclamem do serviço.

 

Com uma reputação crescente no Brasil, há muitas oportunidades para vender mais na Black Friday em 2022. Não perca a chance de ampliar seus negócios e aproveite nossas dicas para se planejar. Boas vendas!

Tag: dicas black friday, ecommerce black friday, varejo, vender mais na black friday
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