Confira as tendências para a Black Friday 2023
Veja as principais tendências para a Black Friday 2023 e prepare seu e-commerce para vender mais
Apesar de já ter se tornado uma realidade no Brasil, as tendências para a Black Friday mudam e se atualizam e, para 2023, não será diferente. O dia, originado nos Estados Unidos durante o feriado de Ação de Graças, já acontece por aqui há mais de uma década, quando varejistas perceberam potencial de vendas.
Desde então, comerciantes e consumidores se preparam para aproveitar as oportunidades do período, que tem como atrativo os descontos substanciais nos produtos. O problema é que, ao longo dos anos, justamente ao ganhar força, a Black Friday passou a ser questionada por suas ofertas.
Empresas faziam promoções enganadoras, encarecendo um produto para parecer que o preço era mais baixo na data. Com isso, o evento acabou gerando desconfiança dos consumidores. Além disso, vimos transformações digitais acontecerem rapidamente, e novas possibilidades de compra, bem como frete mais rápido, tem chamado mais a atenção dos clientes.
Além das questões citadas acima, a última edição da Black Friday aconteceu em paralelo à Copa do Mundo, que geralmente é em julho, mas mudou o calendário da última edição por conta da realização no Qatar.
O dia de descontos, então, sofreu uma queda brusca em relação a 2021, fechando com um faturamento 23% menor.
Tudo sobre a Black Friday 2023
Assim, chegamos a 2023 com um desafio para o e-commerce na Black Friday, que é se atualizar perante essas inovações, fornecendo mais possibilidades de compra para os clientes, além de reforçar a credibilidade de suas ofertas.
Como falamos, o evento acontece alinhado ao feriado norte-americano e a data muda anualmente. Em 2023, acontecerá em 24 de novembro. Para quem atua com comércio eletrônico e está habituado ao e-commerce sazonal, a preparação para o período já começou.
Além de fazer previsões com base no desempenho no ano anterior, as empresas devem se atentar às expectativas dos consumidores. Segundo um relatório do Google que mapeia a intenção de compra dos brasileiros na data, 67% dos brasileiros pretendem fazer uma compra no período.
A gigante de tecnologia ainda apontou que, ao final de setembro, já havia um aumento de 24% nas pesquisas relacionadas ao tema. O estudo aponta que há um cenário mais otimista já que os webshoppers pretendem gastar o mesmo valor ou mais do que gastaram no último ano.
Os dados ainda mostram um cenário favorável para pequenos e médios e-commerces, já que metade dos brasileiros que farão compras da data ainda não escolheram um varejista, marca ou produto.
Isso significa que, com uma boa comunicação direcionada, as empresas menores têm chance de fidelizar esses consumidores indecisos e garantir a compra em novembro.
Tendências para a Black Friday 2023
Mesmo em uma conjuntura mais otimista, ainda há que se atentar ao às tendências para aumentar as vendas. Confira os principais destaques para a Black Friday 2023:
Personalização
Ainda de acordo com o relatório do Google, a jornada do consumidor hoje em dia é mais ampla e diversificada. Em seu relatório, a empresa afirma que há 180 mil possibilidades de jornada para cada consumidor.
Por isso, estratégias para personalizar essa jornada são essenciais para se manter em contato com esse potencial cliente. Se ele pesquisou determinado produto, não deixe de enviar avisos regulares sobre a disponibilidade e, quando chegar perto da data, já indique as oportunidades de preço.
Isso implica em desenvolver um planejamento de marketing voltado para pessoas, com foco em compreender o público-alvo, seus interesses, perfil de compra e buscas já feitas.
Multicanais
A complexidade da jornada também está relacionada à multicanalidade disponível. Portanto, pode ser que o usuário pesquise as ofertas pelo celular, mas só defina a compra pelo computador de casa, ou opte por retirar a compra em uma loja. Unir o físico ao digital e manter um estoque único é o que fortalecerá a reputação da marca e garantirá as vendas sem correr o risco do produto esgotar antes da compra ser concluída.
Novas mídias
Já falamos por aqui sobre tendências em alta como o Live Commerce. Os consumidores estão atentos às ofertas e irão buscar canais que os ofereçam oportunidades únicas. Além disso, novos canais permitem atrair novos públicos, portanto tenha uma estratégia que saia do comum e aposte em plataformas diferentes para divulgar os descontos.
Estoque
De nada adianta alcançar novos públicos e investir em tecnologia se não tiver o produto para atender à demanda. Essa é uma temporada de alta nas vendas, portanto o estoque deve acompanhar. Além de ampliar o inventário para a Black Friday, é preciso desenvolver estratégias diferenciadas.
Contar com um self-storage para suprir a quantidade extra ou apostar no dropshipping são opções que permitirão manter o estoque adequado para a data.
Anote essas tendências para a Black Friday e se prepare para aproveitar o período e aumentar as vendas do seu e-commerce.