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Conheça as principais tendências de consumo no e-commerce para 2025
Veja os principais destaques do E-commerce Trends 2025 e entenda como as preferências dos consumidores podem tornar o comércio eletrônico mais competitivo
A expressão “o cliente é a alma do negócio” não é conhecida à toa, mas para quem está na internet, essa máxima nunca foi tão importante. O cenário digital oferece oportunidades e também alta competição, e conhecer as tendências de consumo no e-commerce permite focar os esforços no que realmente será relevante para aqueles que têm o poder de decisão em relação a uma compra.
Afinal, o varejo digital não vai desacelerar nos próximos anos, visto que os consumidores seguem aproveitando os benefícios das compras on-line e o farão em 2025.
Com isso em mente, a empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com a companhia de tecnologia Octadesk lançaram o E-commerce Trends 2025, pesquisa que avalia o comportamento de quem compra on-line e busca insights sobre seus desejos e preferências para 2025.
Segundo levantamento, feito com mais de 2000 pessoas, 56% compram mais pela internet do que em lojas físicas e para 2025, 31% desse grupo acredita que irá realizar compras ao menos uma vez ao mês.
Tendências de consumo para 2025
Se os consumidores seguirão adquirindo produtos on-line em 2025, isso não significa que eles não tenham preferências. Conforme a experiência de compra se atualiza, o mesmo acontece com os fatores que influenciam a decisão de finalizar uma compra.
Com isso, os e-commerces precisam entender esse comportamento e se ajustar para atrair novos públicos. Entenda as principais tendências para 2025 com base na pesquisa:
1- Novos canais de compra
Os sites das lojas e marketplaces ainda ocupam os primeiros lugares que as pessoas acessam para comprar algo, seguido por aplicativos das próprias lojas. Mas outras plataformas começam a ganhar espaço, como as redes sociais, que hoje representam 14% das compras.
Outro canal que tem chamado atenção como um favorito é o WhatsApp, que já é utilizado por 9% dos consumidores. O aplicativo de comunicação já permite a criação de contas comerciais e oferece a possibilidade de finalizar a compra na própria plataforma e, considerando que o WhatsApp é utilizado em 99% dos celulares no país, há oportunidades para as empresas que apostarem nesse formato.
2- Ofertas irresistíveis
O principal motivo que leva os consumidores a optarem pela compra on-line são os preços menores que lojas físicas, apontados por 59% dos entrevistados. Por outro lado, 51% afirmam que o benefício está em poder comparar preços, portanto ter tickets competitivos influencia na escolha por um e-commerce.
Com isso, uma forma das empresas conquistarem os clientes é através de oportunidades únicas. Promoções e cupons de desconto estão entre os quatro principais fatores destacados pelos consumidores na hora de escolher uma loja, portanto aposte em ofertas que possam interessá-los, seja desconto na primeira compra ou no segundo produto ou combos específicos.
Outra possibilidade é trabalhar essas ofertas no remarketing, disponibilizando uma bonificação para quem abandonou o carrinho ou até para uma segunda compra.
3- Compra facilitada
Quando o processo de compra se torna muito complicado, alguns consumidores desistem durante as etapas, portanto manter a experiência fluida e prática faz com que eles concluam com mais facilidade.
Além disso, 73% das compras são feitas através de celulares e smartphones, portanto a plataforma precisa ser responsiva e adequada para esses formatos. Manter os dados salvos de forma segura e oferecer diferentes formas de pagamento também podem facilitar esse processo.
4- Presença nas redes
Quem tem um e-commerce e ainda não está nas redes sociais em 2025 não tem como ser competitivo. As plataformas são importantes pois influenciam na tomada de decisão dos consumidores. Apesar do Google ainda ser o site mais acessado para pesquisar um produto ou serviço, 66% dos entrevistados afirmaram usar alguma rede social para fazer pesquisas sobre um produto.
Entre as principais plataformas estão Instagram (72%), Youtube (47%) e Facebook (38%). As redes não são importantes só para a compra direta, mas para apresentar um produto, levá-lo até um público através de anúncios e divulgar seus benefícios através de influenciadores.
Entre os entrevistados, 69% afirma já ter comprado algo que viram em um anúncio nas redes sociais, enquanto 45% já fizeram uma compra por indicação de influencers. Portanto, além de estar nessas redes, é preciso criar estratégias visando esse público e seu potencial de compra.
5- Influência dos clientes
Se o preço é um fator relevante na hora de fazer uma escolha, a reputação da empresa também. Opiniões de outros clientes e sites como o Reclame Aqui também são considerados antes de tomar uma decisão, e 7 entre cada 10 entrevistados afirma que as avaliações de outros usuários influenciam suas escolhas.
Incentive os clientes a fazerem avaliações no site, comentarem nas plataformas ou oferecerem notas e pontuações para os produtos e serviços. Essa classificação serve para guiar outros consumidores, e também para a empresa se autoavaliar e melhorar a experiência de compra.
Essas tendências de consumo no e-commerce apontam transformações que podem ser simples para as empresas, e tem impacto na forma como os consumidores as veem , mais importante, nas compras que fazem.