Last mile: como o Self Storage contribui para a etapa final da entrega
3Quando o assunto é logística de vendas, transporte e distribuição de produtos, há uma etapa fundamental conhecida como “last mile” (em português, “última milha”). Como o nome indica, essa é a etapa final da entrega de um produto ao consumidor.
Precisa falar mais ou já consegue imaginar por que ela é tão importante?
É claro que vamos falar mais! Do ponto de vista logístico, podemos dizer que a last mile compreende desde o momento em que o produto sai do CDD (Centro de Distribuição Domiciliar) e segue rota até chegar nas mãos do comprador, seja ele uma outra empresa, seja ele uma pessoa física.
Do ponto de vista do produto, a última milha está relacionada com a expectativa de recebimento após uma compra. Assim, essa etapa influencia diretamente a própria experiência de consumo e, consequentemente, a avaliação da empresa na prestação do serviço. Sem falar na fidelização do público, é claro.
Para lojistas e distribuidores que trabalham com e-commerce, essa fase é a famosa “cereja do bolo” para assegurar a boa imagem da marca e a satisfação dos clientes com a qualidade do produto e o prazo de entrega. Por esse motivo, agilizar os processos que acontecem no escopo da last mile é fundamental para valorizar o negócio.
Last mile e o Self Storage
Se você acompanhou bem até aqui, talvez já tenha antecipado a próxima pergunta: afinal, como otimizar a last mile para melhorar o armazenamento e a distribuição, reduzindo prazos de entrega e custos de transporte?
E se em vez de utilizar um único CDD fixo fosse possível escolher um ponto estratégico de escoamento? E se esse novo ponto fosse também o local de armazenamento do estoque? É aí que entra o Self Storage.
Armazenar seus produtos em uma unidade do Self Storage não só facilita a rota de transportes como também garante que tudo fique protegido e organizado de forma eficiente, permitindo um maior controle sobre o estoque e, portanto, informando melhor os clientes sobre disponibilidade para compra e troca.
Em outras palavras, alugar um box no Self Storage faz com que os produtos fiquem mais seguros e mais perto do consumidor final.
E se você se preocupa com a necessidade de alterar de forma repentina o tamanho do estoque, não se preocupe: o Self Storage é totalmente flexível e permite aumentar ou reduzir o tamanho dos boxes, a depender do que você precisa.
Se fosse possível escolher uma expressão para explicar a relação entre o last mile e o Self Storage, ela seria “encurtar processos”. Otimizar a estocagem e a distribuição de produtos é essencial para diminuir custos e assegurar a satisfação do público. Quem trabalha com e-commerce conhece o desafio, agora é hora de voltar ao jogo com as melhores armas.