Saiba o que é Retail Media e como aplicar no seu negócio
Nova tendência de marketing promete dominar o mercado nos próximos anos. Entenda o que significa e como utilizar para aumentar as vendas
O e-commerce é o segmento que mais cresce no Brasil, o que significa também o aumento da concorrência. Com isso, saber se destacar é uma prioridade e escolher a estratégia de marketing adequada pode fazer a diferença. Conhecer o que é retail media pode ajudar as empresas a entender como esse formato funciona e qual impacto tem nos negócios.
O marketing é um pilar importante para qualquer organização que queira solidificar sua marca no mercado e oferecer suas soluções para os públicos adequados. E as estratégias digitais ganham espaço nesse sentido, já que a maioria das pessoas faz pesquisas on-line, acessa redes sociais ou usa alguma plataforma para checar informações sobre produtos.
Por isso, ter uma presença on-line, desde informações atualizadas no Google até configurações de vendas pelas redes sociais, é essencial para qualquer empresa.
Mas só estar on-line não é suficiente, e entender a estratégia correta para atingir seu público-alvo permitirá ações focadas e com melhor potencial de resultados.
O que é retail media?
Retail media é uma estratégia de marketing que tem ganhado espaço no varejo e hoje é um dos principais métodos para aumentar a receita das empresas. Segundo a eMarketer, a previsão é que, no mundo, mais de 140 bilhões de dólares sejam investidos nesse tipo de mídia até o final de 2024.
A empresa ainda aponta o Brasil como um dos países que mais direcionará investimentos para esse formato. Mas o que significa, na prática, fazer retail media?
A expressão vem do inglês e pode ser traduzida como “mídia no varejo”, e é exatamente isso que significa: ações publicitárias dentro de sites de grandes varejistas e marketplaces.
Muitas empresas apostam em conteúdos pagos em redes sociais ou utilizam o Google Ads para alavancar seus produtos nos resultados de pesquisa, mas nesse caso a publicidade é feita dentro desses sites.
Essa estratégia é benéfica pois os usuários já confiam na plataforma que estão utilizando para fazer pesquisas específicas de um produto. Com isso, as chances de ao menos considerarem o anúncio aumenta.
Isso acontece pois, ao fazer anúncios utilizando os dados do Instagram ou Google, por exemplo, a empresa precisa ser muito específica quanto aos segmentos que devem ser alcançados. Já no varejo, é o próprio público do comércio que irá acessar, o que significa um perfil amplo de potenciais consumidores.
Além disso, quem atua em um determinado mercado pode buscar um varejista dessa área, o que permitirá um público ainda mais específico. Quem atua com produtos vendidos em farmácia, por exemplo, pode optar por anunciar em sites e lojas de redes farmacêuticas.
A ideia é utilizar o potencial do público desses estabelecimentos para aumentar a visibilidade da marca e, consequentemente, as vendas. Além disso, o próprio varejista já tem informações detalhadas sobre o público, seus hábitos de consumo e tendências, e outras particularidades que facilitam a segmentação.
Como funciona o retail media?
É possível utilizar esse recurso tanto em espaços físicos quanto digitais. Em sites, existem duas versões mais utilizadas: display ou native. O primeiro indica que um produto é patrocinado ao fazer uma pesquisa específica.
Um vendedor de canetas, por exemplo, pode pagar por um anúncio no formato display e, quando um usuário pesquisar por esse item, seus produtos aparecerão logo no início da busca.
Já quando o formato é o native, os anúncios ficam em banners no site, seja na página inicial ou em outro destino.
Quando se trata de anúncio em loja física, o conceito é similar e a empresa vai optar por uma das versões de publicidade e espaço dentro de lojas.
Retail media network
A proposta de alcançar um público maior e direcionado é um dos principais atrativos que faz com que o retail media já seja considerado o principal pilar da terceira onda do marketing digital. Se em 2024 os números previstos já estão em bilhões, nos próximos anos a tendência é só aumentar, se tornando uma das principais formas de fazer publicidade.
Com isso, veremos também um aumento do retail media network, ou seja, redes de mídia no varejo. Essa rede engloba todas as formas de publicidade que uma empresa pode ter dentro da varejista, e a tendência é que isso também cresça.
Claro que existe um trabalho de infraestrutura para adaptar os sites e propor novas soluções mas, conforme as inovações tecnológicas avançam, um varejista passa a contar com mais opções para oferecer mídias.
Isso também pode significar um investimento maior em publicidade, o que nem toda empresa está preparada. Mas, com diferentes possibilidades, surgem também oportunidades.
Por isso, mesmo empresas pequenas ou que estão começando agora podem se beneficiar em conhecer o que é retail media, e se planejar financeiramente para apostar nesse formato que deve dominar as estratégias de marketing nos próximos anos.