Por que você deve assistir “Ordem na casa com Marie Kondo”
Você certamente já deve ter lido ou ouvido falar alguma coisa sobre Marie Kondo. Não é à toa: em janeiro de 2019, estreou na Netflix a série-documentário “Ordem na casa com Marie Kondo”. Nele, a protagonista é uma especialista em organização pessoal que visita famílias da Califórnia, nos Estados Unidos, ajudando com todo tipo de dicas e técnicas de arrumação e desapego que fazem parte do método KonMari, um “sistema de arrumação único” desenvolvido por ela e explicado em livros de sua autoria.
Na primeira temporada, ela visita oito famílias e, ao longo dos episódios, dá várias dicas fáceis de seguir, que com certeza serão muito úteis para você que precisa daquele empurrãozinho para manter a casa em ordem.
A principal regra da especialista é descartar todos os objetos que não trazem alegria. Para isso, Kondo sugere que as pessoas identifiquem quais itens, desde roupas até objetos de decoração, que representam uma conexão sentimental forte. Se alguma coisa não te faz feliz, não deve ficar em casa.
Outra dica fundamental da especialista japonesa é separar as coisas por categoria e não por cômodo. Quando arrumamos a casa, geralmente escolhemos ir passando de cômodo por cômodo. Kondo sugere que as coisas sejam organizadas por categorias. Assim, em vez de escolher um cômodo específico para organizar, você deve estabelecer metas como “dia de arrumar os livros” ou “dia de arrumar as decorações”.
Além disso, uma regra que é repetida em quase todos os episódios da 1ª temporada é “simplifique”. Segundo Kondo, não apenas acumulamos coisas sem perceber, como também acabamos vivendo com muito mais coisas do que precisamos. Há coisas que devem ser desapegadas, se quisermos uma casa verdadeiramente organizada.
No entanto, é também verdade que nem sempre estamos dispostos a nos desfazermos de algumas coisas. Existem fases e é bastante possível que, em determinado momento da vida, alguns itens não façam muito sentido, mas, em outros, sejam importantes para nós.
Nesses casos, uma solução interessante é o self storage, um espaço temporário de aluguel de boxes particulares. Flexíveis e modernos, possuem tamanhos variados e podem ser utilizados de modo prático e seguro, com acesso controlado por chave e senha. Assim, é possível armazenar itens de todo o tipo que ocupam muito espaço na sua casa, mas que, nem por isso, você quer descartá-los.
É por isso que, para entender melhor essas e todas as outras dicas do método KonMari, recomendamos que você assista à série “Ordem na casa com Marie Kondo”, uma ótima oportunidade de começar o ano com a casa arrumada.