Party Planner- o que é e como começar a trabalhar com organização de eventos
Existem algumas profissões que não necessitam de treinamento formal e que você ainda pode exercê-las de casa. Parece um bom negócio, não é? Neste post falaremos sobre como é ser um Party Planner.
Party Planner ou Event Planner é o profissional que se dedica à realização de festas e eventos de diversos tipos. Ex: Festas infantis, noivados, casamentos, lançamentos de produtos/serviços, shows, eventos corporativos, premiações, etc.
E se você está pensando que basta fazer algumas ligações para alugar um espaço, contratar um buffet e DJ, está muito enganado. O trabalho exige muita dedicação, capacidade de organização, habilidades de relacionamento e negociação, além de um desejo real de transformar qualquer evento em um momento único, especial e inesquecível.
Uma boa forma de começar a trabalhar com party planning é realizar, primeiro, eventos para amigos e familiares. Assim, você vai ganhando experiência e conhecendo fornecedores, sem precisar fazer grandes investimentos. Também, como o valor do serviço para conhecidos será reduzido ou mesmo simbólico, as expectativas e a cobrança também não serão tão altas, o que permitirá sua evolução gradual na profissão. Não se esqueça que toda festa é uma excelente oportunidade para fazer contatos, que podem virar novos negócios no futuro!
Outro fator importante para aqueles que desejam seguir a profissão: invista na customização. Quando as pessoas desejam realizar um evento, elas esperam que tudo tenha a cara delas (ou da empresa). Por isso, dedique-se para conhecer bem o seu cliente e se esforce para transformar suas expectativas em realidade. Você até pode seguir um modelo de festa que dá certo, mas cada evento precisa ter toques especiais.
Pensando nisso, apesar de ser um trabalho que pode ser facilmente realizado da sua casa, ainda assim é necessário ter espaço disponível para armazenar diversos itens – e quanto mais você apostar em personalização, mais apetrechos irá precisar! Um bom Party Planner não pode sempre alugar todos os itens de um evento, caso contrário sua margem será muito baixa!
Veja alguns exemplos do que você pode ter:
- Mobiliário: peças-chave como mesas, aparadores, cadeiras, poltronas e mesas de centro e canto;
- Objetos de decoração para diferentes temas (infantil, casamento, corporativo…);
- Itens para buffet;
- Toalhas de mesa, guardanapos de pano, bandejas decorativas, taças, talheres finos, etc.
E se você não tem lugar para guardar tudo isso em sua casa, uma boa alternativa é alugar um box em uma empresa de Self Storage: o tempo de locação é flexível, o custo-benefício é excelente e é muito seguro, uma vez que somente você tem acesso ao seu box.
E aí, pronto para começar a festa?!