Como ser uma pessoa mais organizada: aprenda os 6 passos fundamentais
Se o seu dia a dia é sempre uma correria, ou se você ainda não conseguiu se acostumar ao home office, deve ter percebido como é difícil manter as coisas em ordem. Ser uma pessoa mais organizada, no entanto, não é uma questão de dom, mas de adotar alguns hábitos.
Muitas vezes, as pessoas se queixam da falta de espaço para as atividades, sejam as de trabalho, sejam as de lazer. O que muitos não se dão conta é que esse problema poderia ser facilmente resolvido colocando em prática algumas técnicas para a liberação de espaço em casa.
Pensando numa forma simples e eficiente de te ajudar a enfrentar esses problemas, selecionamos 6 passos fundamentais que você deve seguir para ser uma pessoa mais organizada. Confira!
- Pratique o desapego
Decidimos começar por esse passo para mostrar que, ao contrário do que muita gente ainda acha, o desapego não é uma dica secundária, mas uma etapa fundamental da organização.
O acúmulo de itens inúteis – papéis em excesso, roupas que não te servem mais, itens de decoração que não combinam mais com você, etc. – é um prato cheio para começar as maiores bagunças. Despolua os ambientes da sua casa e libere espaços para as coisas que realmente importam.
- Não compre coisas desnecessárias
Não adianta desapegar e, com o passar do tempo, retomar os mesmos hábitos acumuladores, certo? Uma das grandes causas do acúmulo de itens em casa é comprar coisas desnecessárias, que no começo podem até satisfazer alguma necessidade mais imediata, mas logo perderão totalmente o uso – e a graça.
Essa também é uma prática importante para não prejudicar o orçamento – aprenda a dizer “não” para si mesmo e deixe de colocar em risco a saúde financeira da casa.
- Não procrastine
Esse passo vale tanto para as atividades domésticas como para o trabalho. O famoso “deixar para depois” é um convite à desorganização, pois faz com que as coisas se acumulem e o tempo para cuidar de cada uma delas seja menor.
Com prazos apertados e tarefas urgentes, a rotina se torna estressante e a qualidade de vida dá adeus. Mais do que nunca, tenha em mente esse passo quando estiver organizando seu home office. O que nos leva ao próximo passo…
- Tenha uma agenda
Ou “planner”, tanto faz como você chama, o importante é retomar o hábito tão importante de controlar os prazos, planos e obrigações, sem deixá-los escapar.
Mesmo entre as pessoas mais organizadas, é comum ouvir histórias em que alguém se esqueceu de um compromisso e marcou outro no mesmo horário, ou mesmo confundiu a data de uma live no Instagram que queria muito ver.
O esquecimento é uma das grandes causas da desorganização, portanto evite mais esse problema e compre uma agenda ou use o próprio celular para controlar seus eventos e afazeres.
- Arrume suas coisas, sempre
Poucas coisas são mais desmotivantes do que viver cercado de bagunça. No quarto, na sala, na cozinha, no ambiente de trabalho, não importa onde, ver as coisas fora de ordem suga a nossa energia e faz surgir aquela falta de vontade que, mais tarde, se tornará procrastinação.
Arrume todos os ambientes, colocando cada coisa no seu devido lugar, estabelecendo um sistema de organização simples que pode ser adotado todos os dias. Se você fizer isso, combinado aos outros passos, é seguro dizer que será praticamente impossível bagunçar sua casa e desorganizar sua rotina.
- Esqueça o quartinho da bagunça
Por mais charmoso que já tenha sido ter um quartinho ou cantinho da bagunça, quem quer se tornar uma pessoa mais organizada não pode cair nesse conto.
Só o nome já deveria ser suficiente para afastar essa péssima ideia da sua vida. Sem falar no autoengano, não é mesmo? Afinal, nenhum quartinho da bagunça nasce pronto – só se torna “da bagunça” porque deixaram acontecer.
E com isso fica a pergunta: vale a pena usar um espaço da casa, que poderia servir para uma série de atividades boas para melhorar a qualidade de vida, para acumular tralhas? Por isso, se você tem um cantinho assim na sua casa, é hora de fazer como nos jogos de tabuleiro e voltar para o passo 1: pratique o desapego.
Mas é claro que não estamos propondo que você simplesmente se desfaça de todas as coisas que tem. Acabar com a bagunça não significa abrir mão de objetos com valor sentimental ou que ainda terão alguma utilidade, mas aprender a guardá-los no lugar correto.
Para isso, a melhor solução é o Self Storage, no qual você pode armazenar todo tipo de itens, incluindo móveis, com praticidade e segurança, liberando espaços na sua casa e mantendo suas coisas devidamente organizadas.