O varejo e o Self Storage
O mercado varejista não só apenas está cada dia mais competitivo, como também vive momentos desafiadores no Brasil. Por isso, as empresas começaram a apostar em estratégias de diminuição de custos. Uma das ações mais importantes nesse sentido é a gestão de mercadorias e estoques.
Como a falta de espaço é um problema comum aos varejistas, muitos acabam precisando alugar galpões ou outras salas comerciais, o que significa gastos com aluguel, IPTU, energia, segurança etc.
Por isso, as soluções de controle e armazenamento de produtos e equipamentos auxiliam a reduzir os custos operacionais e aumentar a capacidade financeira dos negócios. O grande destaque dos últimos anos é o Self Storage.
O modelo de negócio é bastante prático: são boxes privativos, de variados modelos e tamanhos, próprios para armazenar tudo o que sua empresa precisar, como documentos, móveis, vestuário, calçados, produtos (incluindo alimentos perecíveis, se refrigerados) e estoque de demais materiais. Além disso, os depósitos são monitorados 24h por dia, todos os dias, e têm acesso restrito, controlado por chaves e senha.
Sem necessidade de alugar um galpão ou atulhar mercadorias na sala comercial da empresa, os setores podem ser melhor organizados, inclusive liberando espaços para trazer mais conforto e praticidade para a realização das atividades diárias.
Outro benefício importante do Self Storage é a localização. Enquanto os galpões, em geral, estão instalados em áreas periféricas, próximas a rodovias, o Self Storage fica localizado em grandes centros urbanos, tornando-se um grande facilitador logístico, deixando o estoque mais próximo da loja – e dos consumidores – e diminuindo os custos com transporte e logística.
Com todos esses benefícios, o varejo pode encontrar uma saída para driblar as dificuldades e aumentar sua competitividade.