O que é WooCommerce e como utilizar nas vendas on-line
Entenda como funciona esse plugin do WordPress e como usar essa ferramenta para criar uma loja online
Conhecer novas plataformas e entender a melhor forma de disponibilizar produtos no digital faz parte do processo de pesquisa para quem deseja começar uma loja on-line. Ferramentas, plugins e sites podem ajudar nesse processo, especialmente quem conta com baixo investimento inicial, e neste texto vamos te contar o que é WooCommerce e como usar essa solução.
O WooCommerce é um plugin que faz parte do WordPress, considerada uma das principais plataformas de criação de sites. O WordPress se popularizou na última década com o crescimento dos blogs, e ao longo dos anos foi se tornando mais sofisticado, permitindo a criação de sites mais completos.
Hoje ele é um dos principais sites de hospedagem, e conta com diferentes soluções e planos para que os usuários deixem suas páginas mais completas e eficientes.
O que é WooCommerce?
Dentro dessa lista de soluções do WordPress está o WooCommerce, um plugin que, ao ser instalado, permite a criação de uma loja virtual no site. Com diferentes configurações, o plugin permite que as empresas ampliem seus canais de venda e conquistem novos clientes.
O plugin é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode ver ou modificar. Com isso, fica mais fácil fazer a personalização da loja e inclusão de recursos de acordo com o que cada um ache necessário. Além disso, o WooCommerce já conta com diversas funcionalidades, como:
Formas de pagamento
O plugin se conecta com uma grande variedade de sistemas de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, Paypal, Mercado Pago e Pix, facilitando a conclusão da compra.
Sabemos que muitas vezes os usuários abandonam o carrinho já na etapa final pois não encontram uma forma de pagamento mais adequada para eles, portanto contar com opções aumenta as chances da compra ser finalizada.
Integração com o marketing
Falando em carrinho, o plugin tem uma funcionalidade interessante que permite que o e-commerce crie estratégias para convencer esse cliente a dar mais uma chance e finalizar a compra. Isso porque ele oferece um envio de e-mail para os consumidores que chegaram na etapa final, oferecendo uma nova oportunidade para que eles concluam o pedido.
Além disso, o plugin pode ser integrado a outras ferramentas de marketing, incluindo redes sociais e anúncios. Assim, os dados ficam reunidos em um só lugar, facilitando a definição de estratégias de marketing digital.
Facilidade de uso
Como é integrado ao WordPress, ele pode ser utilizado com mais facilidade, pois está incluso no painel geral do site. Quem já conta com uma página na plataforma pode acessar as configurações e gerenciar a loja no mesmo dashboard com o qual já está familiarizado.
Relatórios
Sabemos que dados são essenciais para as estratégias da empresa, e quanto mais informações tiver, mais assertivo será no planejamento. O WooCommerce faz análises de venda, estoque, desempenho de produtos, oferecendo uma visão precisa da realidade do negócio.
Otimização de SEO
Outra ferramenta importante para que o e-commerce ganhe visibilidade é o SEO, que envolve diversos parâmetros estabelecidos pelo Google que indicam que a página tem conteúdos relevantes.
Com essa funcionalidade, o usuário pode otimizar sua loja virtual apropriadamente e tem mais chances de se destacar em buscas orgânicas.
Customização
Justamente por ser um código aberto, esse plugin pode ser modificado de acordo com a necessidade de cada empresa. Isso permite diversas possibilidades de customização, deixando a loja on-line com a cara da empresa e satisfatória para os clientes.
Como começar a usar o WooCommerce?
O WordPress oferece diferentes planos para os usuários, incluindo formatos gratuitos. É comum, porém, que para gerir um site, as pessoas acabem optando por planos pagos, que contam com mais funcionalidades. O plugin, no entanto, é gratuito e pode ser instalado em qualquer tipo de plano.
Com isso, veja o passo a passo para começar uma loja virtual em seu site do WordPress:
1- No painel, já logado, acesse o menu esquerdo e clique em “Plugins”;
2- Clique em “adicionar novo” e busque pelo WooCommerce;
3- Clique em “instalar agora”;
4- Quando concluir a instalação, clique em “ativar” e o plugin será adicionado ao seu menu principal.
Com o plugin instalado, é preciso fazer o setup da loja. O processo é bastante intuitivo e, ao começar a usar, serão pedidas informações sobre a loja, como endereço e segmento de atuação. A plataforma ainda disponibiliza diferentes templates prontos.
Ao clicar no plugin, o painel será aberto com diversas abas, incluindo produtos, pagamento e envio, onde cada um vai preencher de acordo com o que vende.
Saber o que é WooCommerce oferece aos empreendedores mais conhecimentos e ferramentas para se planejar e criar sua loja on-line. Por ser integrado ao WordPress, conta ainda com mais visibilidade, e outras ferramentas que deixam o site atrativo, permitindo conquistar novos clientes.