O que é Social Selling e como utilizar para aumentar as vendas?
Método utiliza as redes sociais para criar valor e aumentar o engajamento com os clientes. Saiba mais sobre o Social Selling, e como aplicar no seu negócio!
Os conceitos de marketing digital estão em constante transformação, assim como as próprias redes. Conforme as plataformas mudam e os usuários buscam formas mais fáceis de comprar pela internet, novos conceitos surgem para atender esse exigente público. Um deles é o Social Selling e nós vamos contar tudo sobre ele, e como utilizá-lo para aumentar as vendas on-line.
Ao pé da letra, Social Selling significa “venda social” e, como o nome já diz, significa utilizar as redes para gerar vendas. Mas qual a diferença entre esse método e outras estratégias para comercializar via canais sociais? No Social Selling, a ideia é interagir diretamente com os seguidores, oferecendo conteúdo que os interessa e criando uma relação de proximidade, sem necessariamente oferecer um produto de forma direta.
Algumas empresas, como a Netflix, são muito boas em interagir com o público, e acabam ganhando fãs fiéis e o primeiro lugar em engajamento nas redes, com 40 milhões de interações em 140 publicações em 2020.
Nesse cenário, o que importa não é fazer uma venda direta, mas sim deixar os potenciais compradores engajados, garantindo sua fidelidade a longo prazo. Até porque, os usuários de redes sociais estão dispostos a comprar – e vão continuar pelos próximos anos.
Segundo um estudo realizado pela Accenture, o comércio global via redes sociais deve triplicar até 2025. Hoje, essas vendas somam USD 492 bilhões no mundo.
Como começar?
Para que esse método funcione, é preciso saber muito bem quem é seu público-alvo e como falar com ele. Tenha bem definido quem são as pessoas com quem quer atingir, entenda sua linguagem e, principalmente, em qual rede social eles estão mais presentes.
É importante ter em mente que está lidando com pessoas, então o contato precisa ser humano. Os usuários devem sentir que a marca, representada por aquele perfil e a pessoa que o atualiza, são reais e estão interessadas nele.
A partir daí, o conteúdo publicado e compartilhado deve ser útil. Aqui, funcionam técnicas usadas em outras estratégias de marketing digital, como e-books e blogs que estejam relacionados a sua empresa, mas ofereçam conhecimento para os seguidores.
Onde começar?
O Instagram ou Facebook são as primeiras plataformas que vem à mente quando pensamos em vendas via redes sociais. E elas podem funcionar sim se, novamente, o público-alvo estiver por lá. Porém, outras redes têm despontado como destaque no Social Selling.
A primeira é o fenômeno TikTok, que já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. Segundo um estudo global da Kantar de 2021, a rede é o canal favorito dos usuários para ver anúncios, o que indica mais disposição para interagir com marcas, se o conteúdo for relevante.
Outra rede que se tornou um importante canal de vendas é o Linkedin. A própria plataforma tem um guia de como ter um perfil atrativo quando o assunto é Social Selling. Eles ainda apontam que líderes que constroem essas relações têm 45% mais oportunidades, e 78% dos usuários que atuam com Social Selling vendem mais do que seus concorrentes que não estão na rede.
Vale a pena?
É muito difícil um negócio não ter nenhum tipo de presença digital hoje e prosperar. Mesmo só com um site, ou até informações no Google, é preciso considerar que o público – qualquer que seja – está on-line. Além disso, o Brasil é o segundo maior usuário de redes sociais do mundo, portanto ignorar essas pessoas – e o tempo que elas passam na internet, significa perder oportunidades.
Digital envolve tentativa e erro, e para saber se o Social Selling pode ajudar sua marca a longo prazo, é preciso tentar.