Como fazer uma noite de queijos e vinhos em casa?
Nesse friozinho não tem nada melhor do que programações mais aconchegantes, como receber os amigos em casa. E não existe forma melhor de fazer isso do que organizando uma noite de queijos e vinhos – é prático, uma delícia e não exige habilidades na cozinha!
Para te ajudar a montar uma noite perfeita, veja abaixo algumas dicas:
Cardápio
Antes de fazer as compras, defina a quantidade de pessoas que vão participar do evento. A quantidade média de consumo de queijo é de 250g por pessoa (se você for servir apenas queijo) e 150g (caso sirva acompanhamentos).
Existem muitas formas de categorizar os queijos, como tempo de maturação e até tipo de leite usado. Mas a maneira mais simples de classificá-los na hora de montar o cardápio e harmonizá-los é por sua textura e sabor.
Tente equilibrar sua tábua, escolhendo pelo menos um tipo de cada categoria:
- Queijos azuis de sabor forte (ex.: Roquefort,Gorgonzola)
- Queijos duros de sabor forte (ex.: Parmesão, Gran Padano,Gruyère)
- Queijos semi duros de sabor suave (ex.: Ementhal, Gouda, Reino)
- Queijos moles de sabor suave (ex.: Brie, Camembert, Saint Paulin)
- Queijos frescos de sabor suave (ex.: Queijo de Cabra, Mascarpone, Cottage)
Além dos queijos, você também pode servir alguns acompanhamentos como: pães e torradas; patês, geleias, azeite e mel; frutas da estação; tábua de frios; e caldos.
Vinhos
Se você está planejando uma noite mais informal, a harmonização de vinhos não precisa ser seguida à risca. Seus convidados provavelmente irão escolher os vinhos levando em consideração suas preferências pessoais ao invés de combiná-los com cada tipo de queijo.
Entretanto, caso você queira escolher um vinho para cada tipo de queijo, aqui vão algumas orientações:
- Queijos azuis: funcionam com vinhos mais doces e encorpados como Vinhos de Sobremesa e Vinho do Porto.
- Queijos duros: por terem sabor mais complexo combinam com vinhos tintos encorpados, como Chianti e Bordeaux.
- Queijos semi duros: combinam bem com vinhos brancos de aroma forte ou com tintos leves e frutados, como Beaujolais, Barbera e Dolcetto.
- Queijos moles: harmonizam com espumantes pela contraposição do sal do queijo com a efervescência do vinho, ou também com Riesling e Gewürztraminer.
- Queijos frescos: vão bem com vinhos brancos leves e secos, com bastante acidez, como os Sauvignon Blanc e Chardonnay.
A quantidade vai variar muito de acordo com o perfil dos convidados. Geralmente, a estimativa mínima é de uma garrafa a cada 2 pessoas.
Decoração
O queijo é a estrela da noite, portanto ele merece um lugar de destaque na decoração. Monte uma mesa principal, com tábuas de madeira para os queijos e suas respectivas facas. Uma ideia bacana é colocar plaquinhas de identificação em cada um deles e, caso queira, escreva também o vinho com que cada um combina.
Pense na organização dos utensílios que serão usados, como facas, petisqueiras, taças, pratinhos e bowls (caso você opte por servir caldos também). O ideal é ter um espaço para que não fiquem desorganizados na mesa e atrapalhem o acesso às comidinhas.
A comida aqui já monta uma mesa tão bonita, que você não precisará se preocupar com outros elementos. Mas, como a ideia é criar um ambiente aconchegante, você pode decorar a mesa e sala de jantar com velas e vasinhos com flores.
Esperamos que essas dicas te ajudem a organizar uma noite de queijos e vinhos impecável. O toque final, e que faz toda a diferença, é o carinho com que você vai receber os amigos em casa e organizar o espaço!
Para tornar a sua casa mais aconchegante, mudando a decoração ou simplesmente removendo alguns objetos para deixá-la mais ampla, conte os boxes particulares do DEPOSITe para armazenar seus itens e retirá-los sempre que quiser.
Fonte: https://www.clubedosvinhos.com.br/como-harmonizar-vinhos-e-queijos/