
Vale a pena incluir microinfluienciadores na estratégia de marketing?
Entenda como funciona esse perfil de criador de conteúdo e como os microinfluenciadores podem fazer parte da estratégia de marketing das empresas
O marketing se transforma e se aperfeiçoa com rapidez e, quem aposta nas estratégias digitais para aumentar as vendas e a visibilidade de um negócio, precisa estar atento a essas mudanças, incluindo a crescente presença de microinfluenciadores.
Não é de hoje que o marketing de influência tem se tornado relevante. Em um universo digital, as pessoas comuns que alcançam altos números de seguidores são capazes de ditar o rumo do consumo.
Isso porque o público tende a confiar nos produtos e serviços que eles indicam, como aponta um levantamento da Rakuten Advertising. A pesquisa de 2024 mostra que 68% dos brasileiros utilizam páginas de compras ou listas de produtos indicados por creators. Além disso, 73% dos participantes afirmaram ter comprado algo diretamente de um link de influenciador nos últimos seis meses.
A acessibilidade e capacidade de identificação com esses perfis faz com que eles se tornem confiáveis para os consumidores. Mas, dentro desse cenário, ainda há diversos perfis de influenciadores.
Os mais renomados hoje mudaram seu perfil e, muitas vezes, a falta de autenticidade afeta sua relação com o público. Segundo a pesquisa, 84% dos entrevistados já deixaram de seguir um perfil por não acreditar que ele está sendo autêntico.
Nesse cenário, um nicho de creator começa a se destacar, justamente por seu potencial em manter a identificação do público: os microinfluenciadores.
Qual a vantagem dos microinfluenciadores no marketing?
Esse perfil de creator conta com uma base considerável de seguidores mas, ao contrário dos grandes números, eles contam com um público mais reduzido, porém mais fiel. Entenda as principais características dos microinfluenciadores:
Menos seguidores
Esses criadores de conteúdo contam com até 100 mil seguidores, um número alto, mas que não chega perto dos milhões dos grandes influencers. A diferença, porém, é que eles têm ganhado a atenção do público justamente pelo aspecto da autenticidade comentado acima.
Nichos específicos
Além disso, um dos destaques desse perfil de influenciador é que, geralmente, eles atuam em nichos específicos, o que os torna especialistas. A pesquisa Rakuten Advertising destaca segmentos como tecnologia, viagem, beleza e moda onde esses grupos se destacam.
Público engajado
Por tratarem de temas específicos, eles transmitem mais confiança para os consumidores, e por ter um público menor, eles têm mais facilidade em interagir, aumentando a conexão com o público. Isso garante mais fidelidade e, consequentemente, mais engajamento.
Assim, mesmo com menos seguidores, os microinfluenciadores podem potencializar um negócio por conta dessa confiança que têm de seu público. Afinal, são pessoas com vidas e histórias de fácil identificação no público.
Essa realidade não é aleatória, pelo contrário. A aposta em microinfluenciadores está alinhada com as tendências para as redes sociais. As pessoas buscam nessas plataformas uma forma de se conectar e pertencer. Com isso, fazer parte de uma comunidade é mais importante do que acompanhar um influenciador famoso.
Como incluir microinfluenciadores na estratégia de marketing?
Uma estratégia de marketing eficiente deve funcionar a longo prazo. É comum que empresas desenvolvam campanhas específicas em períodos sazonais ou quando há lançamento, mas a ideia de manter a marca em evidência deve ser constante, tendo como objetivo ganhar a confiança dos clientes.
Com isso, os microinfluenciadores fazem sentido como parte da estratégia perene, justamente pois contribuem com a credibilidade da marca. Além disso, são ações menos custosas, e muitas vezes envolvem conteúdos orgânicos, onde o próprio influenciador adequa o produto ou serviço a sua linguagem, apresentando-o de forma natural para o público. Veja como incluir esses profissionais na estratégia de marketing:
Defina o público-alvo
Pode parecer óbvio uma marca de óculos de grau buscar influencer na moda para divulgar seus produtos. Mas a ideia de definir o público-alvo deve ir além: o que a marca quer transmitir? Sofisticação? Confiabilidade? Praticidade? Entender isso é o primeiro passo para buscar a comunidade certa.
A quem interessa saber sobre uma linha de óculos de grau confortável? Pessoas que passam muito tempo na frente do computador ou estudando? Quem busca modelos mais sofisticados? Quem precisa dos óculos em situações sociais? Isso ajudará a definir melhor o perfil do público e, logo, dos influenciadores.
Atente-se aos valores da pessoa
Microinfluecniadores são pessoas normais, que falam sobre seu dia a dia e emitem suas opiniões. É preciso avaliar com cuidado para garantir que a escolha do profissional reflita os valores da empresa, evitando conflitos que podem prejudicar a marca ao invés de enaltecê-la.
Avalie métricas e conteúdos
Além dos valores, análises mais aprofundadas no perfil ajudam a identificar como ele se comporta com os seguidores, como é seu tom de voz, e quais seus números mais relevantes. É comum que os influenciadores tenham um media kit com dados, mas sempre confira o perfil para fazer uma avaliação mais aprofundada se há conexão entre ele e a marca.
Deixe-o se expressar
Como falamos, é comum, ao contratar microinfluenciadores, que eles mesmos definam o conteúdo que farão, seguindo algumas diretrizes da empresa. A ideia é que eles utilizem a própria linguagem, que é justamente o que permitirá uma interação mais autêntica. Ouça-os e permita que eles criem por conta própria.
Os microinfluenciadores têm forte apelo com seu público e podem contribuir com uma estratégia a longo prazo da marca fazendo com que, através desse profissional, a empresa também ganhe confiança das pessoas.