Método Marie Kondo de organização de ambientes!
A guru da organização, Marie Kondo, é best-seller no mundo todo – “A Mágica da Arrumação”, sua primeira obra, já vendeu mais de 2 milhões de cópias. Marie é também campeã de vendas entre os títulos de sua editora no Brasil, a Sextante, tendo dois de seus livros ocupando a 3ª e a 21ª entre os mais vendidos de 2016. Além disso, a japonesa de 31 anos é umas das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista norte-americana Time.
Depois de muitos testes e experimentos, Marie criou uma técnica que promete revolucionar a organização de ambientes. No livro “A Mágica da Arrumação” ela elabora o método KonMari, que garante que ao ser utilizado uma única vez será capaz de dar um jeito na bagunça pra sempre!
Veja como ele funciona:
- Só fica o que te traz alegria
Nem todas as metodologias precisam ser técnicas, não é? Antes de arrumar você precisa primeiro decidir o que vai e o que fica. Use a suas emoções para resolver o que irá manter em sua casa: defina se aquele determinado item te traz felicidade ou não. Se a resposta for positiva, ele fica, caso contrário, deverá ser descartado ou doado.
- Valor sentimental não é tudo
Apesar do apego emocional aos objetos fazer parte do método KonMari, você não deve usar esse argumento como desculpa para não se livrar de nada. É importante refletir sobre o lugar ocupado por um determinado objeto em sua vida e se lembrar que alguns deles, por mais importantes que tenham sido em algum momento, já cumpriram sua jornada. Propriedade não garante usabilidade! Isso vale para fotos, cartões, bilhetinhos, livros, roupas, etc…
- Organize por categorias
O que isso quer dizer? Que você deve arrumar por tipos de objetos, não por cômodos. Ou seja, em vez de pegar a sala e tentar organizar tudo de uma vez, escolha uma categoria e comece por ela. Por exemplo, se quiser começar por livros, recolha os volumes espalhados por toda a casa e escolha um único local para eles. Repita com os demais objetos e perceberá que sua rotina ficará muito mais simples, segundo a especialista.
- Separe a papelada
Sabemos que documentos, contas, comprovantes e papeis no geral não faltam em nossas casas e que, normalmente, estão bagunçados. Separe-os em dois grupos: para guardar e para lidar. Aqueles que não se encaixarem em nenhuma categoria devem ir para o lixo (ou preferencialmente para a reciclagem!).
- Deixe tudo à vista
De acordo com Marie, quanto mais “escondemos” as coisas, maior fica a bagunça, pois nos esquecemos dos objetos ou simplesmente não conseguimos os enxergar direito. E a cada vez que você mexer numa caixa, os itens serão bagunçados novamente. Por isso, procure deixar tudo que precisa à vista.
- Crie o hábito da arrumação
Talvez o mais difícil, mas segundo a guru, necessário. Você só precisa de alguns minutinhos do seu dia para colocar as coisas em ordem e não desperdiçar todo o trabalho feito anteriormente.
Mas é claro que, quanto menor for a sua casa ou apartamento, mais difícil será guardar e organizar seus objetos e itens de valor sentimental. Nesse caso, o que não tiver ido para o lixo ou doação, pode ser guardado em um Self Storage (evolução do antigo modelo de Guarda-móveis). Entre em contato com o DEPOSITe!