Marketing de conteúdo: entenda como utilizar para ampliar os negócios
Uma das principais estratégias de marketing digital, o conteúdo busca uma relação orgânica com potenciais clientes, gerando valor para a empresa. Entenda o que é e como aplicar:
Ações de marketing digital se tornaram indispensáveis para quem busca uma presença on-line, e ao longo dos anos muitas ferramentas e conceitos novos surgiram como estratégia para e-commerces. Como a internet é dinâmica, o que é novo um dia pode se tornar obsoleto em outro, mas alguns métodos sobrevivem a essas mudanças, e seguem sendo benéficos para as marcas, como o marketing de conteúdo.
Mesmo passando por transformações, essa estratégia continua sendo um dos pilares para atrair e fidelizar consumidores, pois oferece informações úteis e alinhadas com o que o público-alvo busca.
Por isso, nesse texto vamos explicar direitinho o que é marketing de conteúdo e como aplicar no e-commerce.
O que é marketing de conteúdo
Como o próprio nome já diz, esse formato se baseia na informação, levando conteúdos relevantes para as pessoas. A ideia é desenvolver temas que estejam conectados com o produto ou serviço ofertado, ajudando a esclarecer o consumidor.
Mais do que só fazer uma propaganda da oferta, o marketing de conteúdo aposta em informar as pessoas sobre a importância desse produto, como ele pode facilitar a vida e o trabalho, e outras formas mais que ajudem o consumidor a ver valor na solução.
Ao contrário de uma peça publicitária, que utiliza argumentos de venda como “melhor preço” ou “a escolha nº1 dos consumidores”, essa estratégia busca conteúdos que vão além da promoção.
O propósito do marketing de conteúdo é justamente engajar as pessoas de forma orgânica. Ao invés de só procurar um site ou seguir uma conta no Instagram quando quer um produto, o conceito busca atrair o público-alvo para consumir essa informação, e assim ganhar sua confiança e fidelidade, justamente pois a proposta não é falar sobre o que a empresa faz, mas sim sobre o que os clientes precisam.
Formatos
Existem muitas formas de criar conteúdo relevante, portanto a primeira pergunta a ser feita é quem é o cliente? É preciso entender quem queremos atingir, para então desenvolver estratégias para eles.
Um exemplo conhecido é da marca de energéticos Red Bull. Quem acessar o site da empresa não encontrará informações sobre a bebida, ou porque é bom consumi-la, mas sim textos, vídeos e informações sobre o mundo do esporte. Como o público-alvo da marca está nas pessoas que praticam esportes radicais, desenvolver conteúdos que sejam relevantes para quem pratica fará com que o público desenvolva uma relação com a marca.
Os textos e blogs são os formatos mais comuns, mas o conteúdo pode ser feito em formato de vídeo, para o YouTube ou redes sociais. Um post no Instagram também pode conter informações relevantes e servir como ponte para que os possíveis clientes se interessem pelos produtos ou serviços de uma empresa.
E-books e podcasts também são formatos utilizados, o primeiro ainda mais pois, além de permitir o aprofundamento em determinado tema, ainda oferece a coleta de leads, ou seja, contatos de clientes interessados, que podem receber outros e-mails, aí sim com foco nos produtos.
Como aplicar marketing de conteúdo?
Para facilitar a aplicação desse conceito na sua empresa, fizemos um guia com cinco passos para desenvolver esse conteúdo:
1- Entenda quem é seu cliente
Uma metodologia muito comum no desenvolvimento de ações de marketing é a criação de uma ou mais personas que representem o cliente. Isso significa dar um rosto para o perfil que a marca está buscando. Por exemplo, uma loja de maquiagem com processos sustentáveis pode ter como persona a Fernanda, mulher de 23 anos, que está começando a trabalhar agora e é muito interessada em empresas que são ativas na proteção ao meio ambiente.
Entender essa persona ajuda a criar conteúdos customizados para elas, e terá um poder de atração maior.
2- Descubra o que ele quer consumir
O passo seguinte é entender que tipo de conteúdo essa persona quer consumir, usando a máxima citada acima: não é sobre o que a empresa faz. No exemplo da persona citada no primeiro passo, conteúdos voltados à sustentabilidade, modelos inovadores para desenvolver ações sustentáveis e temas similares podem ser de interesse.
3- Determine que canais irá usar
Esse aspecto também está muito conectado ao perfil de cliente buscado. Dependendo da idade ou gênero, as pessoas estarão mais propensas a usar o Facebook, Instagram, TikTok, ou irão preferir um conteúdo mais robusto, como o e-book. Saber onde o público está ajuda a definir qual canal utilizar.
4- Desenvolva uma estratégia de divulgação
Uma vez que as pessoas começam a consumir o conteúdo, elas esperam periodicidade. Portanto, crie um cronograma de publicação e torne isso uma prioridade. Não adianta nada produzir um conteúdo interessante, e demorar um mês para alimentar o canal novamente. Nesse período, a pessoa perderá o interesse.
5- Verifique as métricas
Como tudo que envolve marketing na internet, esses passos também passam pela fase da tentativa e erro. Por isso é importante analisar as métricas e ver o que, de fato, dá resultados. Pode ser que os posts no Instagram tenham mais engajamento do que o conteúdo no site, por exemplo. Só através dessa análise será possível entender como captar esse cliente através do marketing de conteúdo.