Marketing 4.0: veja tudo sobre o conceito e saiba como aplicar no seu negócio
O marketing digital é essencial para quem atua no on-line, e segue se atualizando para atender aos novos consumidores e tendências. Conheça melhor esse conceito:
As vendas on-line são muito dinâmicas, e novas formas de expor e adquirir produtos surgem o tempo todo. Existem conceitos específicos para se destacar no TikTok, no Facebook, além de outras tendências que surgem, como o Live Commerce.
Com isso, o marketing tem que acompanhar essas mudanças, encontrar outros canais e formatos para destacar os produtos e serviços. A tecnologia passou a ser muito mais presente na vida das pessoas e em suas experiências de compra. Os sistemas são integrados e algo que impactou um consumidor on-line pode ser adquirido em uma loja física, ou vice e versa.
Essa inovação atrelada ao uso de tecnologia, gerou o Marketing 4.0, que engloba os conceitos digitais que as empresas precisam se atentar para promover seus serviços.
O que é Marketing 4.0?
O conceito foi criado em 2016 por Philip Kotler, considerado o “guru do marketing” no mundo. Kotler analisou as mudanças trazidas pela inclusão da tecnologia no dia a dia, para explicar como o mundo digital influencia no marketing, e qual o caminho para o futuro.
Segundo ele, os principais aspectos a serem considerados são inclusão, aumento da competitividade e a voz da comunidade digital. Com a internet, pessoas do mundo inteiro têm acesso a produtos e serviços específicos, sendo assim, o marketing precisa entender que sua abordagem deve ser global e inclusiva.
Além disso, Kotler diz também que as estruturas de poder verticais estão diminuindo, abrindo espaço para empresas menores aumentarem sua competitividade. Por fim, ele aponta a influência das comunidades digitais na hora de tomar decisões de compra. Ainda em 2019, uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, indicava que 76% dos internautas já consumiram um produto ou serviço após a indicação de influenciadores digitais.
Por que apostar no Marketing 4.0?
Já dizia o ditado, “propaganda é a alma do negócio”. Usar ferramentas de marketing ajuda a estabelecer uma identidade para a marca, dialogar diretamente com seu público-alvo e divulgar os serviços e produtos pensando nos interesses dessas pessoas. Com o mercado mais competitivo, como previsto por Kotler, essa comunicação precisa ser ainda mais eficiente e assertiva.
As estratégias para isso são diversas, e incluem comunicações específicas para as redes sociais, inbound marketing, que busca atrair novos clientes e fazer comunicações diretas e personalizadas e produzir anúncios para o Google.
As pessoas passam muito tempo conectadas, mas a quantidade de informação que recebem também é muito alta. Por isso, uma propaganda, ou publicação podem facilmente se perder em um mar de links. Para evitar isso, a estratégia de marketing deve ser bem planejada, pensando em como prender a atenção desse consumidor e fazer com que ele fique engajado, finalizando a compra – que é o objetivo final.
Como aplicar no negócio
A expressão “Marketing 4.0” foi cunhada por Kotler em 2016. De lá para cá, muita coisa já se atualizou no mercado. Portanto, quem quer estar à frente no negócio precisa se manter atualizado sobre as tendências digitais.
Um dos temas em alta em 2022, que deve ganhar força nos próximos anos é a análise de dados. Já nos acostumamos com o fato de que fazemos uma busca no Google, e depois passamos semanas recebendo anúncios relacionados a nossa pesquisa. Assim como curtimos e seguimos perfis nas redes pessoais, e recebemos novas informações baseadas nisso.
De acordo com a nossa interação com o digital, os algoritmos entendem as preferências e nos direciona para conteúdos de interesse. Para as empresas, o conceito é similar, porém no sentido oposto: utilizando esses algoritmos para encontrar os públicos adequados.
Esse conjunto de dados coletados e armazenados, é chamado de “Big Data”, e trabalhar essa informação é o grande diferencial de quem quer se destacar no Marketing 4.0. Existem diversas formas de analisar essa informação, inclusive utilizando as ferramentas disponíveis de forma gratuita, como as análises oferecidas pelas redes sociais ou o Google Analytics.
E é a partir desses dados que são criadas as estratégias de marketing. O objetivo é desenvolver ações customizadas, pensando nos interesses das pessoas, com as informações obtidas. Segundo uma pesquisa do HubSpot com profissionais de marketing, o engajamento por e-mail, por exemplo, cresce até 20% quando as mensagens são personalizadas. Outra pesquisa destaca ainda que 80% dos consumidores têm mais chance de comprar com marcas que oferecem experiências personalizadas.
Ficar atento às transformações digitais é essencial, especialmente para quem tem um negócio que já nasceu on-line, como o e-commerce. O Marketing 4.0 possui ferramentas que farão toda a diferença na hora de divulgar os produtos e garantir a fidelidade dos clientes.