Loja virtual: 5 passos para começar o seu e-commerce
Muitas pessoas sonham em começar um negócio próprio e trabalhar de forma independente. Às vezes, uma nova empresa pode surgir dentro de casa, com o apoio da internet, como é o caso das lojas virtuais.
E, com a pandemia, não há hora melhor para começar do que agora. A circulação restrita nos centros comerciais fez com que os consumidores migrassem para o digital para fazer compras, tendência que deve permanecer mesmo depois do período de isolamento social.
Segundo um estudo realizado pela Social Miner, 64% dos consumidores pretendem continuar comprando online após a pandemia. Só nos primeiros quatro meses do ano, o faturamento do e-commerce somou R$ 22,9 bilhões, de acordo com a plataforma Ebit.
O mercado digital já é uma realidade, mas para garantir o sucesso de um e-commerce é preciso se planejar e saber por onde começar. Por isso, listamos alguns passos essenciais para tirar o plano do papel:
1. Defina o foco da sua loja virtual
Defina o que você irá vender, e quem é seu público-alvo. Assim que estabelecer o perfil do seu e-commerce, fica mais fácil desenvolver a identidade da sua marca e começar a se planejar.
2. Crie uma loja virtual
Existem inúmeras formas de começar a sua loja virtual – seja utilizando uma plataforma de e-commerce já existente no mercado, seja criando o seu próprio site. Há lojas direcionadas para determinados nichos, como o Enjoei, que já tem alta média de visitantes; plataformas como a Shopify e o Oberlo, que atendem a todos os tipos de e-commerce; até as maiores, que são marketplaces e possuem todo tipo de oferta, como o Mercado Livre ou a Amazon.
Em alguns casos, criar sua plataforma de e-commerce própria pode ser a melhor solução para começar sua loja virtual, e sites como Wix e Weebly facilitam o processo.
A partir daí, é preciso precificar os itens, inserir as informações detalhadas do produto, fotos, formas de pagamento e de entrega.
3. Escolha bem os fornecedores
Independente da sua loja ter produtos artesanais ou prontos, é importante pensar nos materiais e fornecedores adequados. Afinal, assim como o sucesso pode vir rápido, críticas negativas dos produtos podem derrubar a reputação de uma marca em instantes. Portanto, analise bem de quem vai comprar os materiais e busque por opções de qualidade.
4. Monte um estoque
Mesmo que sua loja comece dentro de casa, a ideia é expandir o negócio e aumentar as vendas. Portanto, é preciso encontrar soluções que acomodem uma operação em crescimento, e isso inclui a criação de um estoque para sua loja virtual. Uma ótima solução é usar um box em um Self Storage.
Esse modelo é ideal pois, além de ter boxes de tamanhos variados, dependendo da sua operação, oferece segurança para seus produtos. O Deposite, por exemplo, conta com monitoramento 24 horas por dia, além de manter um acesso restrito e controlado.
Outra vantagem do Self Storage para o varejo é a economia, já que você não precisa gastar com o aluguel de um imóvel e demais contas como IPTU, luz, água, internet, etc.
5. Hora do Marketing
A fase final para lançar o seu e-commerce é o planejamento de marketing. Existem inúmeras ferramentas de marketing, além das redes sociais, que serão seu canal com os clientes. Até o WhatsApp pode ser usado nos negócios! Mas é preciso entender o perfil do seu público para que seja possível traçar a melhor estratégia, direcionando o conteúdo e as campanhas de anúncio.
E aí, agora que você já sabe o essencial, bora começar a sua loja virtual? Dê um passo de cada vez, dedique-se em todas as etapas e veja os resultados surgirem!