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6 de dezembro de 2024
de mkt

Conheça as melhores estratégias de inbound marketing para e-commerce

Entenda como desenvolver uma estratégia eficiente on-line para atrair novos clientes, fidelizá-los e aumentar as vendas do e-commerce

 

Lojas virtuais dependem de um bom tráfego para garantir que o público navegue por seus produtos e finalize as compras, e o inbound marketing para e-commerce é a maneira mais eficiente de atrair clientes.

 

Com as estratégias adequadas, é possível trabalhar diferentes canais digitais para ampliar o público e criar campanhas que aumentem o engajamento e, consequentemente, as vendas.

 

O que é inbound marketing?

 

 

Antes de mais nada, é preciso entender o conceito de inbound marketing. Essa é uma vertente do marketing que prioriza a qualidade em relação à quantidade. Grandes varejistas utilizam métodos de marketing de massa, como publicidade na televisão, pois seu público é diverso e suas soluções estão presentes em todo o país.

 

Mas, nem toda empresa se beneficia desse formato, seja pelo tamanho ou tipo de solução prestada. Nesse caso, estratégias que visam encontrar o cliente certo funcionam melhor, e é aí que entra o inbound marketing.

 

O conceito surgiu nos anos 2000, quando as ferramentas digitais se tornaram mais sofisticadas e ficou claro que redes sociais e-mails fariam parte do dia a dia das pessoas. Assim, seria possível criar estratégias que gerassem valor ao cliente, permitindo que ele fosse atrás da solução.

 

Ao contrário da propaganda da TV, considerada outbound pois busca o cliente, o inbound visa o caminho oposto, fazendo o cliente encontrar a marca. E isso é feito através de conteúdos relevantes.

 

No e-commerce, esse formato é utilizado para que clientes em potencial conheçam a marca, se familiarizem com o produto e até com os valores da empresa, para então, passar a consumir seus produtos. Entenda como funciona o inbound marketing para e-commerce:

 

 

Público-alvo adequado

 

 

Com o uso de algoritmos e com o conteúdo certo, as empresas podem alinhar suas estratégias com os desejos e necessidades do público que pretendem atrair, criando um leque de clientes mais adequado e com mais chance de finalizar compras.

 

Reputação da marca

 

 

Hoje é muito comum ver perfis de empresas nas redes sociais que criaram uma identidade tão profunda e similar ao público, que se tornam uma extensão da marca e com quem os fãs interagem como se fosse um amigo.

 

 

Oferecer conteúdo de valor faz com que a marca seja percebida como confiável, correta, interessante e alinhada com os interesses das pessoas, melhorando sua reputação.

 

 

Torna-se desejo de consumo

 

 

Quando a marca cria algo especial, mesmo quem ainda não comprou com ela quer fazer isso em algum momento. O potencial consumidor acompanha esses conteúdos, vê valor e a torna um desejo de consumo. Além de fortalecer a marca, essa estratégia permite que a empresa cresça e se torne mais competitiva.

 

 

Estratégias de inbound marketing para e-commerce

 

Para estruturar uma ação de inbound marketing é preciso entender que ele funciona como um funil, onde cada nova etapa indica uma proximidade maior com os consumidores, e exige estratégias específicas. Veja as etapas do funil:

 

  1. Atração (topo)
  2. Conversão (meio)
  3. Venda (fundo)
  4. Encantamento

1- Atração

 

A fase inicial do funil inclui o público que ainda não conhece a marca, ou já chegou a visitar o site e pesquisar, mas não interage. Vejas estratégias para essa etapa:

 

  • SEO: um trabalho de SEO deve ser elaborado no site para que ele fique evidente nas buscas do Google. Além disso, outros conteúdos como blogs também permitem que a empresa se aprofunde em temas relacionados aos seus produtos e ofereça conteúdo que pode ser relevante para as pessoas. 

 

  • Redes sociais: as publicações também permitem que a empresa crie uma identidade e seja vista por pessoas que podem se identificar com suas soluções. Por isso, as redes não funcionam necessariamente como uma loja, apresentando produtos, mas seguem a mesma lógica dos blogs, oferecendo conteúdos e até produzindo um lifestyle que atraia seu público-alvo.

 

  • Anúncios: seja através de Ads no Google ou em redes como Instagram, TikTok e Facebook, os anúncios são formas eficientes de alcançar o público desejado.

 

2- Conversão

 

Na segunda etapa, as pessoas já têm consciência da marca, mas não engajam e, possivelmente, nunca consumiram nada. Porém seguem nas redes sociais e têm interesse no conteúdo apresentado. Nesse caso, é necessário um esforço maior para que o consumidor ativamente compartilhe seus dados, como e-mail. Entenda as estratégias:

 

  • Landing page e conteúdos ricos: a ideia na etapa de conversão é gerar leads, então fazer materiais mais ricos é um incentivo para que eles se aprofundem em determinado tema. Uma vez fisgados, eles têm mais chances de preencher seus dados em um formulário para ganhar desconto na primeira compra, ou se cadastrar na landing page para receber um conteúdo exclusivo. 

 

  • Remarketing: quando o cliente já entrou no site, clicou em um link ou chegou a pedir mais informações, mas não foi adiante, o remarketing busca reconectar essa pessoa com seu interesse, gerando um novo senso de desejo. 

 

  • E-mail marketing: a maneira mais comum e eficiente, uma vez que o cliente ofereceu seu contato, é manter uma comunicação por e-mail. Com automações, é possível planejar contatos com datas específicas para cada momento do cliente no funil. Apesar de oferecer resultados, essa estratégia deve ser bem planejada para não encher a caixa do cliente e gerar o efeito oposto. 

 

3- Venda

 

Se as etapas anteriores tiverem sucesso, a decisão de finalizar a compra é mais fácil. Ainda assim, existem muitos motivos que podem fazer o consumidor desistir ou adiar, portanto nessa etapa do funil a ideia é convencê-lo. Veja como:

 

  • Urgências: criar comunicações que apontem para o prazo final de determinado desconto, plano promocional ou pouco estoque pode ser o “empurrãozinho” final para que ele conclua a compra.

 

  • Descontos: oferecer algum tipo de benefício, também contando com o fator urgência, pode ser a oportunidade de finalizar o pedido. Isso inclui desconto na compra ou no frete, desconto progressivo ou brindes.

 

  • Abandono de carrinho: existe ainda aquele grupo que chega a colocar o produto no carrinho e, por algum motivo, desiste da compra. Para convencê-los, aposte em comunicados que relembre-os do valor das soluções ou, novamente, faça uma oferta irrecusável.

 

4- Encantamento

 

Na fase final, o objetivo é manter esse cliente satisfeito, para que ele volte a comprar e faça comentários positivos sobre a empresa. Veja como fazer isso:

 

  • Pesquisa de satisfação: pedir diretamente para que o cliente avalie aspectos como prazo, qualidade do produto e experiência de compra ajudam a empresa a entender como melhorar e indicam para ela que a opinião dos clientes importa.

 

  • Programas de fidelidade: oferecer cashback, descontos nas próximas compras ou benefícios de indicar outras pessoas pode fazer com que o cliente volte a comprar.

 

O inbound marketing para e-commerce ainda deve ser planejado em parceria com outras áreas, como vendas e atendimento ao cliente, para que esse funil funcione de forma eficaz e garanta que a empresa aumente suas vendas.

 

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Categoria: Para empresas
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