A importância do planejamento na sua startup
O planejamento estratégico é uma etapa fundamental de todo negócio – sem ele, dificilmente a sua startup irá prosperar. Mesmo que você tenha começado a empresa somente com a criatividade e a coragem e, por enquanto, tudo esteja correndo bem, não se engane achando que não precisa de um plano!
Não se esqueça que o sucesso da startup não deve ser medido por conquistas isoladas. Você apareceu na mídia? Ótimo. Conquistou um investidor? Perfeito. A escalabilidade é crescente? Muito bem! Mas para que o negócio realmente seja considerado bem-sucedido, é preciso levar em conta todos esses fatores e acrescentar também uma boa gestão e um planejamento sólido.
Para você entender como ter um plano empresarial é importante, saiba que ele está diretamente ligado não apenas ao sucesso, mas à sobrevivência. A Startup Farm, maior aceleradora da América Latina, realizou o primeiro estudo sobre mortalidade de startups brasileiras em 2016.
O levantamento, publicado em julho na Época NEGÓCIOS, analisou 191 empresas entre 2011 e março de 2016. A pesquisa aponta que 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos, enquanto 67% encerram suas atividades entre dois a cinco anos de funcionamento e 18% em até dois anos de operação.
Segundo o estudo, os principais motivos da mortalidade são: conflitos entre os sócios e o desalinhamento entre a proposta de valor e o interesse do mercado. Principalmente o segundo item pode ser resolvido quase que 100% com um bom planejamento estratégico empresarial!
O processo é relativamente simples e tem como objetivo orientar sua startup e garantir que ela alcance suas metas. Ele começa na criação, é efetivado na implementação e será continuamente avaliado (sim, as avaliações, ajustes e correções devem ser recorrentes). Confira o passo a passo:
1- Defina seu objetivo
Comece definindo a missão, visão e os valores que irão nortear a sua atuação no mercado. Entenda e transmita ao público qual é o seu propósito e onde sua empresa pretende chegar. É importante ser ambicioso, mas é preciso definir um objetivo que sua startup efetivamente consiga atingir!
2- Faça um diagnóstico do mercado
Identifique as ameaças e oportunidades externas que podem impactar seu segmento – não apenas agora, mas também futuramente. Pesquise extensivamente, converse com especialistas do seu setor e extraia informações valiosas para o seu negócio nesta etapa.
3- Determine seus pontos fortes e fracos
Com base em uma comparação com seus principais concorrentes, identifique seus pontos fracos e fortes. Como você pode melhorar seus processos internos? O que você faz de diferente que nenhum outro competidor faz? Melhore onde houver deficiências e explore os pontos positivos ao máximo. A Matriz SWOT é uma ótima forma de estruturar essas informações. Clique aqui e entenda como ela funciona.
4- Crie um plano de ação
Defina seus objetivos estratégicos, suas metas e trace um plano de ação para implementá-los. Nesse ponto é importante entender onde você quer chegar e como, quais serão as ferramentas, orçamento e equipe necessários e quanto tempo precisará em cada etapa do processo. Crie ações e projetos que tenham métricas e indicadores, para que você possa mensurá-los no futuro.
5- Monitore cada etapa
Acompanhe seus projetos de perto. Veja se as etapas do processo estão de acordo com o tempo, orçamento e recursos planejados. Se for preciso, reveja a estratégia quantas vezes for necessário. Dessa forma, você garante que todas as atividades na startup serão realizadas em função de um objetivo maior, ao invés de esforços isolados e sem direcionamento.
Como um dos principais objetivos do planejamento é garantir a lucratividade, incluir a locação de uma sala comercial ou um box em uma empresa Self Storage pode contribuir muito para os seus negócios. Relembre como a sua empresa pode lucrar mais usando um Self Storage!