Gamificação no e-commerce: o que é, como utilizar e vantagens
Entenda o que é essa estratégia, quais suas vantagens para o comércio eletrônico e veja exemplos que já fazem sucesso no varejo
O comércio eletrônico tem uma característica que nasceu com essa modalidade e que o torna diferente no varejo tradicional: a inovação. Sua faceta digital significa que ele está sempre se transformando para atender novas demandas do consumidor ou ainda, antecipando suas necessidades. Assim, novas estratégias surgem constantemente, como a gamificação no e-commerce.
Essa ferramenta oferece diversas possibilidades para as empresas, como trabalhar a fidelização, aumentar as vendas, gerar mais tráfego para o site e promover a marca.
O que é gamificação?
Mesmo quem não está familiarizado com a expressão já deve ter participado de alguma ação envolvendo o conceito. A ideia da gamificação é justamente utilizar os elementos dos jogos de videogame como recompensas, novas fases, rankings e pontuações, e aplicá-los em plataformas ligadas a outras áreas.
Alguns exemplos conhecidos incluem a gamificação na educação, com o Duolingo. O aplicativo de idiomas permite que os usuários avancem as fases de acordo com seu desempenho, ganhem medalhas segundo seus resultados e entrem para o ranking global.
A Nike tem uma estratégia similar em seu aplicativo de exercícios e corridas, estimulando os usuários a se movimentarem e registrarem seu desempenho no app.
Gamificação no e-commerce
Essa estratégia também pode ser adaptada ao e-commerce, tanto no visual quanto na jornada do cliente. Para aplicar, porém, é necessário um investimento, portanto é preciso ter em mente quais os objetivos com esse conceito. Veja algumas oportunidades que a gamificação oferece:
Fidelização
Ao permitir que os usuários acumulem pontos para ganhar benefícios, descontos ou outras oportunidades, o e-commerce aumenta as chances de fidelizar o cliente. Através da estrutura de um game, ele continuará comprando ou utilizando o serviço justamente para garantir a nova fase ou a premiação que estará disponível.
Fortalecimento da marca
Com isso, também ajuda a fortalecer a marca. Esse cliente fiel irá se tornar um promotor da empresa e vai divulgar as oportunidades que recebeu dentro do processo de gamificação. Se bem estruturado, também pode se tornar uma característica forte da marca.
Aumento de vendas
Esse é o objetivo mais prático, afinal essas estratégias têm a finalidade de aumentar as vendas. A gamificação permite unir diversas estratégias, como valores promocionais, oportunidades de comprar “x” e pagar “y”, vendas casadas com produtos ou serviços similares e descontos progressivos conforme avança no game. Isso aumentará o interesse dos usuários em seguir avançando e, consequentemente, seguir comprando.
Mais tráfego
Essa estratégia fará com que o cliente acesse o site com mais frequência e, além de seguir engajado em sua jornada no jogo, será impactado por ofertas e oportunidades que estão na home do site.
Como desenvolver uma estratégia de gamificação
Mesmo quem não está habituado a jogar videogame já viu uma tela e sabe que, independente do tipo de jogo, os jogadores melhoram conforme avançam de nível. Surgem novas ferramentas, mais “dinheiro” para comprar itens que o ajudarão a desbravar novas fases, e eles ainda podem jogar em equipe.
Portanto, essa é a ideia que deve ser adaptada: como transformar a jornada de compra do cliente em um jogo? Permita que ele acumule pontos e troque por um produto, ou escolha o que prefere (frete grátis, um brinde, desconto na próxima compra) e garanta que ele evolua de nível e conquiste benefícios diferenciados em cada um. Veja o passo a passo para desenvolver essa estratégia:
Crie uma história: assim como o videogame, o storytelling é importante aqui. Não precisa ser nada complexo, apenas uma narrativa que faça com que o usuário se atraia para a iniciativa.
Motive o cliente: mostre, então, porque o cliente deve jogar. Aqui é feito o gatilho para atrair os usuários para o jogo, indicando quais as oportunidades para quem participar.
Explique as regras: deve ficar bem claro para o usuário quais as regras do jogo. Por exemplo, se houver uma oferta de frete grátis, indique visualmente em que etapa ele está e o que precisa para conseguir. O frete será grátis na terceira compra? Ou na primeira a partir de “x” reais?
Recompense seu esforço: tanto os rankings como as medalhas e emblemas são atrativos visuais que indicam onde o usuário está no jogo e o que ele já ganhou. Utilize essas técnicas para incentivar a competitividade e garantir que ele siga engajado.
Entregue o prêmio: tudo isso só fará sentido se ele tiver benefícios reais. Portanto, recompense com o prêmio prometido lá no começo do jogo.
Exemplos de gamificação no e-commerce
Confira alguns e-commerces que fazem sucesso com a gamificação:
Shopee
A gigante asiática é um sucesso no Brasil por inúmeros motivos, mas uma das maneiras que eles encontram de fidelizar os usuários é justamente com videogame. Neste caso, é um jogo mesmo, o cliente entra no aplicativo e joga algo no estilo do popular “Candy Crush”, mas conforme avança, acumula pontos que se tornarão benefícios nas próximas compras.
Mercado Livre
A varejista brasileira também oferece benefícios para os usuários, que podem subir de nível e conquistar novas vantagens nas compras. A empresa divide os usuários em categorias a partir de “iniciante” e, conforme eles avançam, como por exemplo baixando o app, fazendo compras, vão desbloqueando novas oportunidades no perfil.
O mesmo acontece com os vendedores, que ganham novas oportunidades, como mais visibilidade, conforme avançam nas vendas.
C&A
Para estreitar o relacionamento com os clientes, a C&A criou um programa dentro do aplicativo onde, a cada R$ 50,00 reais gastos os usuários recebem um link com perguntas a responder. Cada questionário feito rende benefícios em compras. Assim, eles conseguem seguir aperfeiçoando o atendimento e oferecem oportunidades de compras para os clientes.
A gamificação no e-commerce pode até ser simplificada e entrar em um processo de automação via e-mail marketing, por exemplo. O mais importante é garantir o engajamento dos clientes e efetivar seus benefícios conforme eles avançam etapas.