Community commerce: conheça essa ferramenta de venda popularizada pelo TikTok
A venda pelas redes sociais está em crescimento e, com a ascensão do TikTok, as empresas estão de olho em estratégias para se dar bem por lá. A principal delas é o Community Commerce, que alia conteúdo e produtos. Saiba mais:
A essa altura, não há mais como negar o poder do TikTok. A plataforma de vídeos entrou em ascensão logo no início da pandemia, e já se tornou uma das mais acessadas no Brasil e no mundo. Um levantamento recente mostra que 45,7% dos brasileiros com mais de 18 anos utiliza a rede social.
São mais de 4 milhões de usuários que passam, em média, 5,4 horas no app por dia. E é claro que, com tanta gente, logo surgiriam oportunidades para vender diretamente por lá. O Social Selling é uma estratégia poderosa de vendas, e o TikTok também pode ser utilizado para isso. Mas, a rede tem suas próprias regras – e seus usuários têm os próprios interesses, portanto, a melhor forma de atuar na plataforma é através do Community Commerce.
Se você nunca ouviu falar desse termo, não se preocupe. Ele foi popularizado nos últimos anos, justamente com o crescimento do TikTok. E aqui, vamos contar tudo sobre o que e como fazer.
Potencial de marketing
Conhecido como a rede dos jovens (e das dancinhas), o TikTok, de fato, tem como principal alvo a Geração Z, que abrange o público entre 12 e 27 anos. Parte desse público já está no mercado de trabalho e os mais jovens estão crescendo e aumentando seu poder de compra. Enquanto isso, a rede segue ganhando novos adeptos de outras faixas etárias.
Mas o que explica o fenômeno do TikTok? A primeira característica de destaque é o tempo: os vídeos são curtos, alinhados com o imediatismo da geração.
Além disso, as trends, onde as pessoas compartilham o mesmo conteúdo de diversas formas, e o humor contribuem para sua popularização. Outro destaque são os influencers, que têm acumulado números impressionantes por lá.
O crescimento meteórico impressiona: além de ter sido o mais baixado em 2020, encerrou 2021 com 1 bilhão de usuários ativos por mês. O Brasil já é o segundo país que mais usa a plataforma, e por aqui o TikTok já está em quinto lugar no ranking de redes mais acessadas.
Com esses números, não ia demorar para que as marcas embarcassem nessa onda e aproveitassem o potencial de vendas que ele tem a oferecer. Mas, justamente por contar com um público novo, não é tão simples assim ter sucesso nas estratégias. E é aí que entra o Community Commerce.
Entendendo o conceito
Community Commerce é uma estratégia de Social Selling, que nada mais é do que venda direta pelas redes sociais. O Facebook já é popular no conceito, e possui até sua própria plataforma para isso. O Instagram também tem ganhado força, e segue atualizando as opções para que marcas comercializem diretamente por lá.
O termo foi criado para descrever uma estratégia de marketing onde influenciadores/criadores de conteúdo falam diretamente com a comunidade, ou o público-alvo.
Para o TikTok, o conceito está relacionado a entretenimento e “conteúdos atraentes, que casualmente apresentam uma marca. É um marketing boca a boca orientado por criadores”. Ou seja: o que mais importa são os influencers e o que eles têm a dizer. E o boca a boca, adaptado para o universo de vídeos, danças, dublagens e comédia, continua sendo uma poderosa ferramenta.
O primordial, com o Community Commerce, é que o foco seja o conteúdo, afinal, o objetivo dos usuários da plataforma é ser entretido. E a técnica funciona: 38% dos brasileiros que estão no TikTok já compraram algo a partir de um anúncio na rede.
Como ter sucesso no Community Commerce?
Além dos criadores de conteúdo, os nichos também são boas oportunidades de destacar algo, afinal, eles também são comunidades. O TikTok é conhecido por hashtags que reúnem conteúdo sobre um tema, como livros, culinária, maquiagem, etc.
Claro que, dentro desses nichos há influenciadores, que são essenciais para o Community Commerce. A partir daí, a criação de conteúdo deve ser orgânica e original, sempre pensando em formas de agradar o público, sem necessariamente fazer textos publicitários e vendedores demais.
Criar novas tendências, as “trends”, não é fácil, mas apostar em conteúdos originais é uma boa forma de tentar viralizar. Isso não significa que as trends não funcionam. Quando um meme, vídeo ou dublagem chama muito atenção vale a pena entrar na onda e fazer a própria versão, sempre buscando um olhar pessoal e relacionado com a personalidade da marca.
As estratégias de venda on-line mudam e se adaptam conforme os novos desejos e perfis dos consumidores. Entender o Social Selling e conhecer o Community Commerce é essencial para quem quer se manter relevante no cenário digital.