Fechei minha empresa, o que fazer com os ativos?
Crises econômicas, concorrência acirrada, alta carga tributária, folha salarial pesada, falta de investimentos, de inovação e de capacitação – alguns dos principais motivos que todos os anos levam empresários a encerrar as atividades. A realidade das pequenas empresas do Brasil nunca foi fácil.
Depois de um ano de pandemia do novo coronavírus, o cenário é ainda pior. Segundo pesquisa da Boa Vista, os pedidos de falências de empresas brasileiras tiveram alta de 12,7% em 2020. E você com certeza sabe quem saiu mais prejudicado. De acordo com a mesma pesquisa, as micro e pequenas empresas respondem por 85% do total de falências no ano passado.
Diante disso, uma das principais dúvidas de quem precisou fechar as portas é o que fazer com os ativos (móveis, maquinário, documentos, estoque etc.).
Sem um imóvel para guardar as mercadorias, ferramentas, eletrônicos e tudo o mais durante todo o processo de fechamento, muitos acabam tomando decisões sob pressão. Vender? Guardar em casa? Doar? Quanto tempo até conseguir estabilizar a situação?
Seja qual for a solução, é fundamental agir de maneira estratégica. Se optar por vender, existe um trabalho operacional que exige fazer um inventário, precificar, anunciar e, naturalmente, ter onde guardar tudo. Afinal, não é como se bastasse anunciar itens e produtos para conseguir vender e receber o dinheiro imediatamente.
Por esse motivo, se a ideia é vender seus ativos, tenha em mente que esse processo pode acabar saindo caro – envio, desmontagem, custo de deslocamento – e exigindo mais tempo do que você tem disponível. Dê preferência para a venda no caso de produtos e itens que você sabe que tendem a sair mais rápido.
Portanto, é fácil perceber que, nos dois casos, a grande questão é onde armazenar os ativos. Basta pensar: a empresa está fechando, o dinheiro está escasso, é preciso encontrar uma solução econômica e eficiente. Esse é um dos principais motivos para usar o Self Storage.
Esqueça a bagunça em casa: é tempo de manter seu home office organizado. O Self Storage é perfeito para armazenar todo tipo de item de forma prática, comercialmente atrativa e segura. Com monitoramento 24h por dia, até mesmo documentos sigilosos podem ser guardados sem preocupação e pelo tempo que for necessário.
Os tempos são duros e os dados não mentem: pequenas empresas sofrem mais com a pandemia. Para se reerguer, o primeiro passo é pensar de forma estratégica, inclusive o fechamento. Tomar a decisão correta sobre o que fazer com os ativos é economizar tempo e dinheiro – tudo o que já vem faltando.