5 estratégias para aumentar o faturamento do e-commerce em 2023
O cenário atual é positivo para o e-commerce no 1º semestre. Veja estratégias para aproveitar o crescimento do varejo digital e aumentar o faturamento
Segundo um levantamento da plataforma Nuvemshop, o faturamento do e-commerce aumentou 25% no primeiro semestre de 2023, chegando a uma receita de R$ 1,5 bilhão. Ainda segundo o site, os números indicam que o segmento de vendas on-line segue em alta, e as pessoas continuam aumentando seu consumo pela internet.
Isso também fica claro ao analisar a quantidade de produtos vendidos: 25 milhões, 16% a mais que no mesmo período de 2022. Alguns segmentos, como de moda, beleza e de joias se destacaram nas vendas, mas os números são positivos de maneira geral.
O faturamento é definido pela quantidade total de dinheiro que entra no caixa da empresa, portanto, está relacionado com aumento das vendas e do ticket médio gasto. Com um aumento tão expressivo nos números, como fazer para entrar nessa estatística e aumentar o faturamento?
Estratégias para aumentar o faturamento do e-commerce
Mesmo com altos números, quem atua no e-commerce também enfrenta alta concorrência. Por isso, é importante buscar estratégias para se destacar e se tornar a opção preferida dos consumidores. Veja a seguir 5 estratégias para aumentar o faturamento:
1- Analise seus preços
Precificar um produto não é tarefa fácil, e inclui uma série de fatores, incluindo despesas com mão de obra, custo de matérias primas, gastos com transporte e análise dos concorrentes. Esse valor ainda precisa estar alinhado com o poder aquisitivo do público que pretende atrair, e possibilitar uma margem de lucro.
Para estabelecer um valor competitivo, uma possibilidade é diminuir a taxa de lucro de itens específicos, de preferência os que têm alta demanda. Além disso, oferecer descontos na compra de um segundo item, e fazer ofertas de produtos complementares podem ajudar a aumentar o ticket médio.
Por fim, faça promoções de itens que estão em baixa no estoque ou que tem valores menores, para gerar mais fluxo para o site.
2- Aposte em novas tendências
O mercado online está em constante transformação, acompanhando a dinâmica dos consumidores, que muda frequentemente. Assim, surgem novas opções que atraem o público e se tornam vantajosas para quem quer ampliar as vendas.
Além das redes sociais, que estão sempre transformando a forma de vender, novos formatos também estão surgindo, como o live commerce. Alinhado com as tendências de marketing digital, possibilita vendas durante lives ou até em programas de televisão.
3- Amplie os canais de venda
Pode parecer óbvio, mas quanto mais canais, mais chances de concluir uma venda. Porém, antes de ampliar as plataformas, é preciso ter um bom planejamento para comportar isso. E isso significa ter um estoque adequado, além de um bom atendimento ao cliente.
Com esses aspectos bem definidos, é possível participar de um marketplace, ou fazer vendas pelo WhatsApp.
Outra possibilidade, mas que necessita de investimento, é atuar no varejo híbrido. Aliar a loja virtual a um ponto físico amplia as possibilidades de entrega e permite que os consumidores tenham acesso mais fácil aos produtos.
4- Fidelize seus clientes
Encontrar novos clientes é essencial para a saúde de um negócio, mas fidelizar os existentes também é importante. Além de contar com um público fiel, que estará disposto a conhecer lançamentos, eles ainda ajudarão na reputação da empresa. O “boca a boca” pode não oferecer aumento de vendas em larga escala, mas bons comentários no Google ou interação nas redes sociais ajudam a solidificar a marca.
Nesse sentido, contar com um bom atendimento ao cliente também é essencial. Seja para sanar dúvidas ou resolver problemas, atuar de forma rápida e prática vai garantir sua satisfação e retorno.
5- Busque novos nichos
Embora a inovação seja um pilar importante para que um negócio se fortaleça, não é fácil estar sempre em busca do novo. Porém, para ampliar o leque de clientes e aumentar as vendas, é possível buscar novos nichos e segmentos. Ao invés de buscar um novo lançamento, entenda como adaptar seu produto para um novo público.
Em geral, as empresas sabem quem é seu público, e focam sua energia e soluções para essas pessoas. Mas, criar soluções mais abrangentes permite aumentar também o alcance da solução. Chegando a mais pessoas, o faturamento do e-commerce tem mais chances de aumentar.