Faça você mesmo: Quarto infantil
Toda semana trazemos dicas de DIY para transformar sua casa sem gastar muito. Se você ainda não viu nossa série, confira aqui como renovar sua cozinha, sala de estar e quarto!
No post de hoje, reunimos algumas ideias para quem quer redecorar um quarto infantil – o lugar mais divertido da casa!
Quando pensamos em quarto para crianças é importante ter em mente um espaço funcional – onde todas as coisas sejam bonitas, mas também tenham um propósito. Desperdiçar espaço está fora de questão. Também leve sempre em consideração que o quarto é o refúgio de toda criança, portanto deve ser um lugar onde possam sentir segurança e conforto, acima de tudo.
As paredes têm vida
Uma vez que você decidir um tema ou estilo para o quarto, é hora de escolher como serão as paredes. Elas ditam o tom da decoração e as possibilidades de desenhos, estilos e cores são infinitas. Mas dependendo da idade da criança, muitas informações e cores podem gerar um certo desconforto ou até hiperatividade. Por isso, use e abuse da criatividade, porém com sensatez.
Uma das formas mais rápidas e práticas de transformar uma parede é com adesivos ou papeis de parede. Você pode usar temas de desenhos infantis, ou mesmo criar um universo completamente novo para a criança.
Outra ideia, para quem gosta de por a mão na massa, é criar sua própria decoração de parede. Dessa forma, você consegue criar algo exclusivo e personalizado, que tenha a cara da criança.
Para as crianças mais crescidinhas, interagir com o próprio quarto é sempre uma diversão. Que tal fazer uma parede que eles possam pintar?
Cada coisa em seu lugar
Organização é palavra chave quando falamos de quartos infantis. Isso porque com a quantidade de brinquedos, lápis, canetinhas e bichinhos fica muito fácil se perder na bagunça.
Para que esse momento de organização fique mais divertido, pegue latinhas, rolos de papel higiênico, pregadores e outros objetos que seriam descartados, acrescente tintas coloridas e misture tudo com muita criatividade. Você pode criar nichos e caixinhas, para que cada coisa tenha um lugar certo para ficar.
Mas atenção: não use objetos de vidro, pontiagudos ou com peças pequenas!
Pallets e mais pallets
Já reparou como os pallets entram em quase todas as dicas sobre decoração de ambientes? Isso porque além de muito práticos e de fácil manuseio, eles combinam com muitos estilos diferentes.
No quarto infantil o princípio é o mesmo. Os pallets podem ter várias utilidades, podendo compor desde cama (para crianças maiores) ou nichos para guardar livros infantis, brinquedos e bichos de pelúcia. Neste último caso, os brinquedos viram parte da decoração, por isso cuide para que estejam sempre em ordem.
Deixe a luz brilhar
A iluminação é uma característica importante para o quarto das crianças. Principalmente quando são menores, é ideal que a luz possibilite um ambiente calmo e tranquilo, com possibilidade de ficar mais fraca ou mais forte de acordo com o momento do dia.
Existem muitas luminárias prontas, mas se você quiser fazer a sua, o efeito pode ficar ainda mais legal!
Você pode usar latinhas, garrafas e outros objetos e combiná-los com luzinhas pisca-pisca, ou até lâmpadas tradicionais.
Ao quadrado
Quadros são muito versáteis. Dependendo da forma como são usados, eles podem ser apenas detalhes ou podem ser a parte principal da sua decoração.
Você pode escolher desenhos, ilustrações ou fotos que tenham a ver com o tema do quarto. Eles podem ser usados de forma combinada, criando um padrão.
Ao invés de imagens, os quadros podem conter os objetos favoritos dos pequenos, criando um efeito tridimensional.
E também podem representar marcos importantes no desenvolvimento das crianças, como o crescimento das palmas. Ou mesmo podem ser desenhos feitos por eles.
O mais legal do DIY é que ele não precisa ser perfeito. O que faz a peça ser linda é o carinho e amor com que você faz cada uma. Então vamos ao trabalho!
Esperamos que as dicas tragam a inspiração que você precisa para montar um quarto infantil incrível! E se na hora da montagem você precisar de uma mãozinha com aproveitamento de espaços, confira as soluções que o DEPOSITe pode oferecer.