Estratégias de marketing digital para alavancar as vendas
Entenda as principais estratégias para desenvolver um planejamento de marketing e conheça as tendências para o segmento em 2024
O marketing digital se tornou uma importante estratégia no planejamento das empresas, por oferecer diversas ações que possibilitam fortalecer a marca, conquistar novos clientes e aumentar as vendas. Quando se trata de e-commerce, então, estruturar ações on-line é a base do negócio.
Porém, só aplicar ações não é suficiente, e as decisões devem ser estratégicas para os objetivos da organização. Até porque isso envolve investimento e ninguém quer gastar dinheiro à toa, não é mesmo?
Portanto, é preciso compreender o propósito das principais ações e alinhá-las com as metas da empresa. Além disso, é preciso entender que ações que não tem foco direto em vendas também podem ter impacto comercial, tanto ao oferecer valor para a marca quanto ao ampliar seus seguidores e aumentar o conhecimento sobre a empresa e as soluções oferecidas.
Estratégias de marketing digital
Por menor que seja a empresa, é preciso aplicar as estratégias combinadas, pois além das ações serem interligadas, é o conjunto delas que permitirá ter um conhecimento aprofundado do público.
Além do mais, no marketing tudo funciona na base do teste, pois algo que dá certo para um produto ou até mesmo um concorrente, pode não ser a solução ideal para sua empresa. Entenda quais são as principais estratégias de marketing:
Marketing de conteúdo
Esse tipo de ação permite uma interação orgânica com os potenciais clientes, e ainda oferece valor a empresa, produto ou serviço ofertado. Existem muitas formas de oferecer conteúdo, como vídeos nas redes sociais e Youtube, blog com informações de interesse do público-alvo, ebooks e conteúdos mais elaborados com conhecimento específico.
Dica: a ideia é ir além das informações sobre o que a empresa vende, e oferecer conteúdo sobre algo que é relevante para eles, mesmo que não esteja diretamente relacionado à marca. Uma empresa que oferece produtos esportivos, por exemplo, pode apostar em conteúdo sobre os benefícios de fazer atividades físicas e como ter uma vida mais saudável.
Mídias pagas
Como falamos, para fazer a marca crescer e ser notada, é necessário fazer investimentos, e os principais canais digitais oferecem plataformas que permitem impulsionar a empresa mediante pagamento.
Seja através do Google Ads ou do Facebook Ads, que também controla os impulsionamentos no Instagram, utilizar o recurso pago permite customizar os anúncios, definindo o público-alvo e a localização, além de utilizar palavras-chave que facilitam que os interessados cheguem à solução ao utilizar as redes sociais.
Dica: atente-se às métricas e analise os KPIs. Todas essas plataformas oferecem relatórios e, no caso de anúncios no Instagram, por exemplo, é possível acompanhar o desempenho enquanto a campanha está no ar, o que permite fazer ajustes. Além disso, é através dos resultados que será possível avaliar se a ação alcançou os objetivos, e adaptar as estratégias para chegar nas metas projetadas.
E-mail marketing
Um dos principais pilares do marketing digital, o e-mail funciona pois envia diretamente ao cliente que já possui interesse prévio informações e ofertas que o impulsionam a saber mais.
Para isso, é preciso desenvolver uma estratégia de inbound marketing que permita conquistar novos leads, criando um funil. Assim, o cliente interessado envia seus dados, como endereço de e-mail, para receber mais informações. De acordo com seu perfil, cria-se uma automação de marketing que é acionada segundo as escolhas e cliques do usuário.
Dica: não abandone o cliente. Muitas empresas focam sua energia em conquistar um novo lead, mas não desenvolvem um planejamento para quando esse cliente for adicionado à sua lista. É preciso ficar atento à taxa de conversão e usar ferramentas que permitam verificar os cliques feitos e o caminho seguido pelo cliente.
Assim, a empresa consegue criar ofertas alinhadas aos interesses desse lead, e tem mais chance de concluir uma venda.
Redes sociais
Não há como escapar das redes sociais, especialmente se o negócio só existe on-line. Além de oferecer credibilidade, é uma forma de estreitar a relação com os consumidores, mostrar os benefícios dos produtos, compartilhar novidades, interagir com o público e atingir novas pessoas.
Não é necessário estar em todas as redes, mas uma pesquisa prévia relacionada ao público vai indicar quais plataformas eles utilizam e onde vale a pena concentrar os esforços. O Instagram, assim como o Facebook, é mais utilizado, mas o TikTok tem ganhado novos adeptos nos últimos anos.
Dica: crie um cronograma de postagens. Faça posts regularmente e planeje o conteúdo. Para isso, é necessário fazer um cronograma com antecedência, inclusive antecipando-se a datas importantes ao longo do ano, como feriados, festas e datas comemorativas. A regularidade e o conteúdo de qualidade são os motivos para que o consumidor siga acompanhando a empresa nas redes.
Tendências de marketing digital para 2024
O ano já está caminhando à toda força, mas quem ainda não desenvolveu um planejamento de marketing digital, ou está se preparando para o segundo semestre deve conhecer as principais tendências para 2024:
Inteligência artificial
A IA segue se popularizando e pode ser uma aliada na estratégia de marketing. Uma pesquisa da RD Station apontou que, em 2022, o ChatGPT já foi incluído na rotina de 59% dos profissionais de marketing. Essa e outras soluções podem ser aliadas que agilizam processos e facilitam a criação de conteúdos.
O aplicativo mais utilizado no Brasil entrou de vez para os canais de vendas e atendimento das empresas. Com o formato Business é possível criar automações no WhatsaApp que facilitam a comunicação com os clientes e até fazer vendas na própria plataforma.
Vídeos
O formato de vídeos está cada vez mais popular, impulsionado pelo TikTok. Essa mídia também se tornou prioridade no Instagram e os vídeos podem ir para o feed ou até mesmo nos stories. A ideia é personalizar o conteúdo e fazer uma edição rápida, para que a mensagem seja transmitida em poucos segundos ou minutos.
O marketing digital é mais eficiente quando essas ações são aplicadas de maneira conjunta. Mas, isso não significa que um grande time precisa definir e gerir essas estratégias, mas sim que é necessário adaptá-las à realidade de cada organização. Por isso, fazer um bom planejamento ajuda a guiar os próximos passos e mostra de forma clara se está no caminho certo.