Os 4 tipos de estoque mais utilizados no e-commerce
Apesar da economia continuar debilitada pelos reflexos da pandemia, existe um segmento que não para de crescer: o e-commerce. Pesquisas e previsões de diferentes órgãos e consultorias apontam o crescimento acelerado do e-commerce em todas as regiões do Brasil.
De acordo com dados da Synapcom, o número de transações no comércio eletrônico cresceu 672% no Norte no primeiro trimestre de 2021, 671% no Nordeste, 611% no Centro-Oeste, 513% no Sudeste e 372% no Sul.
A notícia é animadora não apenas para quem já está no ramo, mas também para quem quer trabalhar com e-commerce em 2021. Afinal, o custo para começar uma loja virtual é baixo, sem falar na flexibilidade de poder definir os próprios horários e executar a maior parte das ações pela internet. A propósito, não deixe de conferir os 5 primeiros passos para começar seu e-commerce.
No entanto, não se engane: começar um negócio, ainda que ele esteja em plena ascensão, envolve muitos desafios. E um desses desafios é definir o tipo de estoque ideal para o seu modelo de negócio.
Que tal conhecer os 4 tipos mais utilizados no e-commerce?
- Estoque único
Consiste em um estoque físico próprio, gerenciado pelo empreendedor e com espaço suficiente para armazenar todos os produtos vendidos pela loja virtual. Por permitir que os gestores acompanhem de perto as movimentações, facilitando a identificação dos produtos, esse é um tipo de estoque a pronta entrega.
E a essa altura podemos admitir que você não está pensando em escolher um cômodo da casa para guardar seus produtos, não é mesmo? Lembre-se que sua operação deve ser escalável, isto é, projetar sempre o crescimento. Quando o assunto é encontrar um espaço para armazenar produtos com segurança, economia e boa localização, o Self Storage é a solução ideal para o seu e-commerce.
- Estoque descentralizado
Em essência, esse tipo é idêntico ao anterior, com a diferença de que há mais de um centro de distribuição (espalhados pela região ou pela cidade, por exemplo).
Se, por um lado, o estoque descentralizado requer algumas medidas de centralização das mercadorias de acordo com as demandas dos pontos de distribuição, por outro lado há ainda mais agilidade na entrega, sem falar na redução dos custos de transporte. Não é nem preciso dizer que o Self Storage continua sendo uma ótima solução.
- Estoque de antecipação (ou estoque sazonal)
O nome já indica tudo. Trata-se de uma estratégia de se antecipar a uma grande demanda. Na véspera de datas festivas ou na Black Friday, por exemplo, há uma previsão de alta demanda, o que exige da loja um escoamento eficaz e prontidão na entrega. Ciente disso, o empreendedor deve se preparar para essas circunstâncias, não deixando faltar os produtos que mais saem nessas datas.
- Estoque terceirizado
Clássico modelo sob demanda: a loja faz o pedido aos fornecedores só depois que uma venda é concluída. Transferindo a operação logística para uma outra empresa, é possível eliminar custos e evitar o pesadelo do estoque parado.
A modalidade mais utilizada no e-commerce é o dropshipping. Nela, a loja virtual é uma espécie de vitrine que faz a intermediação entre o cliente e o fornecedor do produto. Mas atenção: a responsabilidade legal pela entrega e integridade do produto continua sendo da loja!
Com essas informações, com certeza você já pode ter uma boa noção de que tipo(s) de estoque seu negócio pede. Qualquer escolha tem vantagens e desvantagens, sempre dependendo dos seus objetivos e das características da sua operação.
Estoques mais utilizados no e-commerce: resumo
- Estoque único;
- Estoque descentralizado;
- Estoque de antecipação;
- Estoque terceirizado.
Que tal agora colocar em prática o que você aprendeu sobre os estoques mais utilizados no e-commerce?