Como planejar o estoque de Natal: veja dicas para não errar
O período de festas está chegando e com ele, aumento nas vendas do varejo. Confira nossas dicas para planejar o estoque para a alta no comércio e evitar perdas financeiras
As festas de fim de ano estão chegando, e com elas uma das principais épocas de compra para o varejo brasileiro. E como todo período sazonal, as empresas precisam planejar o estoque de Natal.
Apesar de ser um período atípico, com a Copa do Mundo se encerrando um pouco antes das comemorações, o comércio está otimista com o período. As previsões indicam aumento de 15% nas vendas nas festas, mostrando uma recuperação depois de dois anos de pandemia.
Com o cenário positivo, é preciso se preparar para atender o aumento de público, especialmente no e-commerce. Assim como na Black Friday, o Natal exige mudanças logísticas para evitar a falta de estoque, e até mesmo o excesso.
Como planejar o estoque para o Natal
Ter o estoque adequado é o que garantirá as vendas. Para isso, é necessário fazer um controle do que entra e do que sai, planejar com antecedência pedidos com fornecedores, e entender a demanda atual, bem como as perspectivas para o período.
Faça uma boa previsão
Para atender a alta nessa época, a primeira etapa é fazer uma previsão do que será consumido. Mas isso não significa usar uma bola de cristal, e sim analisar planilhas, o histórico de vendas no ano e no Natal anterior, analisar o market share e compreender os dados econômicos atuais.
A visão deve ser o mais ampla possível, pois só assim será possível fazer uma previsão mais assertiva, que evite perdas, ou exija reposições de última hora, que podem custar caro.
É importante também manter uma boa comunicação com outros setores, como de vendas e marketing. Eles serão responsáveis pela ligação direta com o público e terão informações detalhadas de quais produtos estarão em destaque, quais ganharão campanhas maiores, ou farão parte de promoções e descontos.
Isso servirá para entender quais são os produtos que terão mais demanda no período e, logo, precisarão de estoque maior. Se os itens contam com variáveis como cores, tamanhos, feminino e masculino, também é preciso ter uma visão clara de quem é o público-alvo principal, para fazer o planejamento correto.
Agilize o processo
Há várias formas de estabelecer um estoque. No e-commerce, por exemplo, trabalha-se muito com estoque único ou terceirizado. Além disso, na hora de dispor os produtos, é preciso considerar o nível de estoque para definir o método de armazenamento.
Um dos mais utilizados é o da Curva ABC, que estabelece três padrões para os produtos: A (giro razoável, alto lucro), B (alto giro, baixo lucro) e C (giro baixo, representa pouco do faturamento).
Outro método é o PEPS, primeiro a entrar, primeiro a sair. Esse conceito é mais simples e, como o nome indica, funciona como uma fila: o produto que entrou primeiro, é que sairá primeiro após a compra.
Entender essas metodologias vai ajudar a agilizar o processo de separação, tornando a logística mais rápida e, claro, aumentando a satisfação dos consumidores, cada vez mais exigentes com prazos.
Aposte em estoque temporário
Para empresas menores, ou quem simplesmente não tem espaço para ampliar o estoque para atender o período de alta no Natal, o ideal é contar com um espaço temporário para apoiar a operação.
Até mesmo quem tem um armazém disponível pode contar com um apoio temporário para apoiar no Last Mile, ou seja, na etapa final da entrega. O Self Storage deve ser levado em consideração nesse caso, pois é adaptável ao tamanho da operação, pode estar localizado em grandes centros comerciais ou perto de rodovias, não exige burocracia, e ainda pode ser customizado para o método de estoque escolhido.
Conte com a tecnologia
Por fim, aposte em ferramentas que ajudem na gestão. Empresas menores, MEIs ou e-commerces que estão começando acabam evitando gastos considerados desnecessários, mas um software de gestão fará toda a diferença, e evitará custos excessivos com o estoque.
Em geral, essas plataformas fornecem relatórios detalhados que ajudam a visualizar a previsão que comentamos acima.
Eles também podem oferecer insights sobre os métodos de armazenamento, produtos mais vendidos, e todos esses dados essenciais para planejar o estoque de Natal. Algumas plataformas são gratuitas e, embora tenham menos funcionalidades, já podem apoiar na gestão eficiente.