Entenda como aplicar inteligência artificial para e-commerce
Entenda de que forma a IA pode ser aplicada no e-commerce e como pode contribuir para o aumento das vendas e a agilidade nos processos
Novas tecnologias tem rapidamente tomado conta no mercado e, para quem já atua no meio digital, como o comércio eletrônico, essa é uma oportunidade de se atentar a tendências e conhecer formas de utilizar essas inovações para agilizar processos e facilitar o dia a dia de trabalho. É o caso da inteligência artificial para e-commerce que, através de diferentes ferramentas, pode oferecer insights importantes e otimizar a operação.
A IA tem diversos usos no e-commerce e pode ser aplicada no atendimento ao cliente, na parte logística ou no marketing, auxiliando os profissionais em suas tarefas, ou fornecendo relatórios que ajudarão no planejamento estratégico da empresa.
O que é Inteligência Artificial?
Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IA, esse campo da ciência da computação que tem se desenvolvido a passos largos nos últimos anos. Essa tecnologia envolve o uso de dados para alimentar sistemas e permitir que eles aprendam com essas informações, replicando a capacidade e a inteligência humana.
A ideia é que, quanto mais informações o sistema tiver, mais adequada será sua resposta às demandas humanas. Com isso, ele pode ser aliado a outros tipos de softwares e plataformas, para ajudar a tomar decisões mais eficazes.
Um exemplo simples de Inteligência Artificial muito utilizado no dia a dia são os sistemas de GPS. Em geral, eles são capazes de identificar pontos de trânsito e traçar as rotas mais adequadas para os motoristas.
Além disso, nos últimos anos ganhou destaque a IA generativa, cujo exemplo mais comum é o Chat GPT. A característica “generativa” implica na criação de conteúdos, imagens, códigos ou outros recursos baseado na informação previamente coletada.
Quando se trata do uso corporativo, porém, sua utilização é mais complexa. O Chat GPT pode ajudar em questões como legendas para publicações em redes sociais ou até mesmo pesquisa sobre determinados temas, mas existem outras formas de utilizar essa tecnologia. Confira:
Chatbots
O uso de IA fez com que o atendimento ao cliente guiado por chatbots ficasse mais completo e capaz de ajudar nas questões que requerem apoio. Esse recurso exige programação e há uma gama de empresas capazes de desenvolver uma estrutura de chat adequada ao que a empresa precisa.
Assim, ao receber a informação do cliente, ele utiliza uma série de programações e resultados anteriores de outras interações para atender com mais precisão. E isso pode ser feito no site da marca ou até mesmo em outros canais de atendimento como WhatsApp ou Instagram.
Operação logística
Um dos fatores que contribui para o sucesso de um comércio eletrônico é a operação logística. É isso que garantirá um frete mais rápido e a entrega no prazo, do item correto e bem embalado.
Esse processo pode ser complexo, ainda mais se o estoque for grande, portanto contar com uma ferramenta digital que facilite esse processo pode evitar erros e agilizar a operação.
Isso pode ser feito através de sistemas de gestão, que utilizam IA para fazer previsões, gerar relatórios sobre histórico de vendas e avaliar períodos onde certo produto ou perfil de cliente teve mais pedidos.
Marketing
As ações de marketing também podem ser mais eficientes com a IA. Em termos de texto, o próprio Chat GPT pode editar conteúdos e checar questões gramaticais, ou ainda sugerir um título atrativo.
Outras IAs generativas, como o Midjourney, com foco em imagens, podem ajudar a produzir imagens, melhorar fotos de peças, criar publicações para redes sociais ou ilustrações para o site.
A IA também ajuda os sistemas de campanhas de marketing com informações mais precisas sobre público-alvo, interesses dos clientes e características que podem ajudar a aumentar a taxa de conversão.
Recuperação de carrinho
Outra preocupação do e-commerce é o abandono de carrinho quando, por algum motivo, o cliente não conclui a compra. O uso de IA pode fornecer informações precisas sobre a jornada desse cliente e os potenciais motivos para desistir de finalizar, ajudando no remarketing.
Com informações mais precisas, a empresa consegue desenvolver estratégias para convencer esse cliente a concluir a compra.
Recomendações e personalização
As recomendações são uma tendência do e-commerce pois tem o potencial de aumentar o valor gasto na compra. Porém, para serem eficientes, precisam ser adequadas e de valor, para que o cliente veja o benefício de comprar um segundo item que se relacione de alguma forma com o primeiro.
Além disso, o próprio site pode se tornar mais pessoal, adequando-se aos gostos de cada usuário e trazendo na página principal, ou vitrine, conteúdos mais condizentes com suas pesquisas.
A inteligência artificial para e-commerce, como vimos, tem amplo potencial de utilização, e pode começar apenas com recursos simples e gratuitos. Mas a forma como essa tecnologia está se inserindo com rapidez no dia a dia de trabalho indica que, quanto antes começarem a ser praticadas, mais fácil será para as empresas manterem a competitividade.