E-commerce sazonal: como vender mais em datas comemorativas?
Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças… o que essas datas comemorativas têm em comum? São todas excelentes oportunidades de ampliar as vendas! Neste artigo, veja dicas importantes sobre e-commerce sazonal.
Chegamos ao final de mais um ano! A época é lembrada sempre por presentes e “lembrancinhas” de todos os tipos, e os lojistas tem no período uma oportunidade valiosa para ampliar suas vendas.
O e-commerce sazonal, marcado por datas específicas com altas nas compras de acordo com datas comemorativas, exige planejamento, e o Natal é um dos principais períodos de crescimento nas vendas.
Entenda mais sobre sazonalidade e como ela impacta o seu negócio:
Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as lojas virtuais devem movimentar R$ 16,6 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro, um crescimento de 18% em relação ao resultado de 2020. Ainda assim, é um período altamente competitivo, e para garantir aumento nos números de fim de ano, é importante estabelecer algumas estratégias.
Confira nossas dicas para vender mais no e-commerce sazonal:
E-commerce sazonal requer planejamento
O Natal é um dos principais períodos de compra, mas ao longo do ano há diversas datas comemorativas que apresentam oportunidades de crescimento nas vendas, como Dia das Mães e Black Friday. Para conseguir ampliar as vendas nesses períodos sazonais, é necessário, antes de tudo, um bom planejamento.
Analise suas vendas em períodos anteriores para conseguir ter uma previsão de estoque, e veja o que pode ser melhorado para otimizar a experiência de compras do cliente. Além disso, a logística é um grande diferencial, e o “Last Mile” pode ser o exatamente o que o seu e-commerce precisa, garantindo entregas rápidas.
Viva o digital
Não é preciso dizer que um e-commerce necessita de uma estratégia digital para ser eficiente. Ainda assim, hoje existem muitas opções e ferramentas que podem apoiar a estratégia de vendas online para e-commerce sazonal, e é preciso saber qual é a mais adequada para a sua loja virtual.
As redes sociais são grandes aliadas nesse cenário, mas é preciso entender quais redes sociais usar para impulsionar o seu negócio, levando em consideração fatores como público-alvo, tipo de produtos e posicionamento da marca.
Com essa estratégia definida, ainda há muito para ser feito. As redes sociais precisam estar preparadas para atender os clientes conforme as mensagens chegam, seguir um padrão de atualização constante, além de manter boas imagens e mensagens claras sobre os produtos.
Dica: seu e-commerce já tem uma conta no Instagram Comercial? Caso não tenha, chegou a hora de criar!
Crie oportunidades para os clientes
Um dos desafios do e-commerce (em qualquer época do ano) é fazer com que o cliente conclua a venda, não abandonando o carrinho cheio no meio do caminho. Para auxiliar nessa etapa e criar um diferencial em relação aos concorrentes, ofereça promoções, kits ou descontos de acordo com a forma de pagamento.
Essas ações fazem com que o cliente se sinta contemplado, e aumenta as chances de concluir a compra.
Customize seu e-commerce sazonal
Encantar o cliente é a alma do negócio, e períodos sazonais muitas vezes estão relacionados à emoção, seja ao dar um presente no Dia dos Namorados, ou lembrar de alguém especial no Natal. Nessas épocas, aposte em ações customizadas, como por exemplo, decorar sua loja virtual de acordo com o tema.
Quanto mais envolvido com período o cliente estiver, maior a chance dele ser convencido das ofertas, e até de indicar as oportunidades para outras pessoas.
Nesse sentido, ações de marketing também são bem-vindas, buscando uma comunicação pessoal com o público-alvo, via e-mails ou até impulsionamento nas redes sociais.
Garanta seu estoque para as vendas do e-commerce sazonal
Todo o seu planejamento e esforço para ampliar as vendas no e-commerce sazonal pode ir por água abaixo se seu estoque não suportar o período. O planejamento comentado acima é essencial para entender os períodos de picos nas vendas, bem como prever o quanto deve ter em estoque para atender as metas da época.
Existem diversas formas de organizar o estoque, e conhecer o negócio a fundo permitirá entender qual é a mais adequada. Mas, com a alta dos pedidos, uma boa dica é considerar um estoque extra, que pode ser feito via Self Storage. Esse modelo, que já se consolidou no Brasil, permite manter um espaço físico temporário para atender a demanda sazonal.
O Self Storage pode ser um grande aliado do varejo, e o segredo para que a operação não seja comprometida, e que as vendas cresçam em períodos sazonais.
E aí, quais medidas você já tomou para garantir as vendas do e-commerce sazonal?