E-commerce no Metaverso já é realidade: saiba como fazer parte
Não se fala de outra coisa na internet além de metaverso. O conceito tem se tornado cada vez mais popular e ganha novos adeptos a cada dia. Para as empresas, há novas oportunidades surgindo nesse novo universo.
O metaverso é o assunto do momento. O nome já circulava entre as tendências para os próximos anos, e ganhou força em outubro de 2021, quando a gigante de tecnologia Facebook anunciou a mudança de nome para Meta, apontando para um futuro onde as conexões digitais serão ainda mais profundas.
Desde então, muito se fala sobre o tema, e como toda novidade, a curiosidade cresce e todos querem descobrir como fazer parte desse universo. Estar no metaverso não só permite que as marcas fiquem à frente das tendências, mas também pode ser um novo canal de vendas. E essa possibilidade já começou a tomar forma no Brasil e no mundo.
O que é o metaverso?
Antes de descobrir como se dar bem no metaverso, é preciso primeiro entender o que é esse conceito. A ideia principal é criar um mundo virtual semelhante ao real, onde as pessoas podem conviver. O conceito se fortaleceu com a pandemia, já que o contato social foi nulo durante o isolamento.
Na prática, as pessoas podem assumir a identidade que quiserem, e fazer coisas que fariam na vida real, como encontrar com os amigos e fazer compras no shopping. Para ajudar a tornar essa experiência mais imersiva, também é possível utilizar equipamentos de realidade virtual.
Como fazer parte?
Ao anunciar a mudança para “Meta”, o Facebook divulgou também um investimento de US$ 50 milhões em parcerias para expandir e aperfeiçoar seu universo on-line. Um dos projetos explorados pela empresa é a criação de ambientes virtuais para fazer reuniões, que substituem as famosas chamadas de vídeo. Assim, cada participante tem seu avatar, ou seja, seu personagem, e pode sentar ao lado de colegas de trabalho ao redor da mesa, como fariam presencialmente.
Uma das possibilidades para entrar nessa brincadeira é acessar plataformas que já oferecem ambientes virtuais, ou permitem criar um da forma que quiser, como Roblox, The Sandbox, ou o próprio Horizon Worlds, da Meta.
Outra opção para os mais ousados é comprar o próprio terreno na internet. Isso mesmo, algumas empresas oferecem imóveis e espaços virtuais, que podem ser adquiridos e transformados em um empreendimento virtual.
Como criar um e-commerce no metaverso?
Uma das principais tendências do e-commerce para os próximos anos é o Live Commerce, onde empresas fazem eventos on-line para promover lançamentos, ofertas, ou até utilizam a programação da televisão para aumentar a venda com oportunidades exclusivas para o programa ao vivo. Essa experiência pode facilmente ser conduzida no metaverso, com os usuários interagindo como se estivessem no mesmo ambiente.
Mas as oportunidades vão além. Para o segmento de moda, por exemplo, a realidade virtual pode ser um divisor de águas. Com a tecnologia em constante evolução, ficará mais fácil para os consumidores provarem e testarem produtos on-line, influenciando sua decisão de compra.
Da mesma forma que há imóveis virtuais a venda, começam a surgir outros produtos que só podem ser utilizados no metaverso. A grife Gucci, por exemplo, lançou um tênis de apenas US$ 12,00 exclusivo para o mundo virtual. Através de um aplicativo é possível usar o tênis por quanto tempo quiser, já que ele se “materializa” na foto. O lançamento também foi integrado com outras plataformas, como o próprio Roblox.
De forma mais simples, mas seguindo o exemplo da Gucci, é possível proporcionar aos usuários esse tipo de oportunidade que permite uma compra real mais assertiva. Segundo uma pesquisa de 2020, 61% dos consumidores on-line afirmaram preferir comprar em sites com realidade virtual e 35% disse que compraria mais on-line se a RV fosse mais presente. Outros 40% chegariam até a pagar mais caro se pudessem usar essa tecnologia para avaliar os produtos, tamanhos e cores de forma mais realista antes de fazer a compra.
Além de roupas e acessórios, a realidade virtual pode funcionar também para outros segmentos, como móveis e decoração, alimentos e bebidas, e muito mais.
As estratégias de venda on-line seguem em avanço e o metaverso ainda está só começando. Quem quer entrar de vez no universo digital nos próximos anos já pode começar criando sua loja para o universo virtual.