E-commerce do futuro: conheça as tendências que vão dominar o comércio eletrônico nos próximos anos
Novas tendências surgem a todo momento no ambiente digital, e o e-commerce precisa acompanhar esse movimento para estar preparado para o futuro.
Com as tecnologias em constante inovação no mercado, quem trabalha em ambientes digitais precisa estar sempre de olho nas novidades. Porém, no cenário brasileiro, isso ainda não é uma realidade. Segundo uma pesquisa realizada pela Nuvemshop e o E-commerce Brasil, 87% dos empreendedores não se sentem totalmente preparados para o e-commerce do futuro.
Um dos motivos é justamente a falta de conhecimento em relação a tecnologias de venda, automação e processos, que se renovam rapidamente. A consequência disso é um setor pouco preparado para as novidades e para atuar no digital.
Sem esse conhecimento, as empresas podem ficar para trás e, com uma concorrência crescente, podem não estar aptas para competir. Mas calma, isso não significa que as empresas que não conhecem as tendências do e-commerce e suas inovações tecnológicas estão com os dias contados.
Só é preciso entender quais são essas tendências e como aplicá-las no e-commerce. O primeiro passo é estar sempre atento ao comportamento dos consumidores. Os anos de isolamento aceleraram a mudança na forma de compra e, não só aumentaram a confiança dos clientes na compra on-line, como criaram novos modelos de consumo. Entender o público e como eles querem comprar é o primeiro passo para se preparar para o e-commerce do futuro.
Além disso, apontamos aqui algumas tendências de e-commerce que os empreendedores precisam conhecer para sair da incerteza e ficar preparados para atender as demandas dos clientes.
Live Commerce
Zapeando os canais de TV ainda é possível encontrar aqueles programas que vendem joias, equipamentos, itens de cozinha e outros artigos. Adaptar este modelo para a internet pode ser muito eficiente, oferecendo descontos, brindes e formas de pagamento exclusivas durante a realização de uma live.
Segundo o levantamento da Nuvemshop, somente 10% das empresas entrevistadas utilizam essa ferramenta, mesmo tendo conhecimento de como funciona. Para gravar uma live, é preciso de pouco investimento, e a transmissão pode ser feita de casa, pelo celular.
Além disso, o formato pode ser adaptado para outras lives e programas. O “Big Brother Brasil”, por exemplo, costuma fazer essa ativação com seus patrocinadores, que oferecem descontos exclusivos para quem comprar via QRCode que aparece durante o programa ao vivo.
Meios de pagamento
O Pix entrou em vigor em 2020 e já se tornou um meio de pagamento muito utilizado por todos o país. Para quem não quer utilizar o cartão de crédito na compra, nem depender de sistemas de compra no formato carteira digital, o Pix se torna uma solução prática e rápida, com pagamento imediato.
Mas a verdade é que é importante diversificar os meios de pagamento, justamente para que o consumidor não “fuja” bem na hora de concluir a compra. O Relatório varejo 2022 aponta que 52% dos consumidores brasileiros já desistiram de uma compra por não poder pagar como gostariam, portanto oferecer opções evita a perda de uma venda.
Novas formas de busca
As tecnologias por voz também têm ganhado destaque, não só no e-commerce, mas em todo o ambiente digital. para as vendas, o recurso pode ser muito eficiente. Segundo especialistas, em três anos, cerca de 40% das vendas digitais serão realizadas ou ao menos iniciadas via comando de voz. Ferramentas como a Alexa estão cada vez mais populares, e podem ser aliadas nessa transição para o chamado “voice commerce”.
Além da voz, porém, existem outras formas de ser assertivo com os clientes e proporcionar aumento nas vendas, como o reconhecimento de imagens. Imagine ver uma foto, ou encontrar um produto que interessa e fazer um clique, e inserir a imagem diretamente no site para realizar a pesquisa? Esse recurso também pode agilizar o processo e efetivar a compra, e já é utilizado em algumas empresas. A varejista goianiense Novo Mundo já utiliza esse recurso, que facilita as buscas dentro dos mais de 300 mil produtos disponíveis.
Para entender o e-commerce do futuro, é preciso acompanhar essas e outras tendências que surgem rapidamente, e entender quais aplicá-las para seguir atendendo os clientes e ampliando as vendas.