Como trabalhar com e-commerce em 2021
O e-commerce é um segmento em franca expansão que atrai cada vez mais empreendedores. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), contando apenas os meses de março a julho de 2020, o Brasil ganhou 150 mil novas lojas virtuais.
E quer saber quanto o e-commerce cresceu somente no ano passado? De acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 73,88% em 2020!
É importante dizer que o e-commerce não é uma modalidade atrativa apenas para grandes lojistas ou multinacionais como a Amazon. Criar uma loja online é o sonho de muitas pessoas que estão buscando uma nova atividade principal ou fontes de renda extra.
Confira os principais benefícios de trabalhar com e-commerce em 2021:
Flexibilidade e mobilidade
Imagine a conveniência de fazer um negócio funcionar no conforto da própria casa, mantendo a loja ativa 24 horas por dia. Uma bela fonte de renda passiva, não é?
É possível automatizar o atendimento, por meio de bots ou questionários com as perguntas mais frequentes e as respostas para os principais problemas. É como se o e-commerce trabalhasse sozinho por você!
Baixo custo
Na era pré-internet, começar um negócio era uma tarefa difícil e extremamente cara. Com muito menos ou nenhuma tecnologia disponível para pesquisar e entender o mercado, os riscos envolvidos eram altíssimos.
Já se você quer trabalhar com e-commerce em 2021, saiba que o investimento para abrir uma loja virtual é baixo, e existem plataformas que tornam a tarefa muito simples e rápida, como a Shopify. Também é possível vender seus produtos em marketplaces, como o Mercado Livre.
Facilidade para começar as vendas
No mundo dos negócios, o caminho entre a ideia inicial e a sua concretização costuma ser bastante longo. Basta pensar numa loja física: até tornar viável o empreendimento e começar a vender, existem inúmeras questões financeiras, jurídicas, estratégicas, burocráticas, logísticas etc., quase sempre envolvendo terceiros.
Ao optar por trabalhar com e-commerce, tudo fica mais simples, pois basta criar o site da loja virtual (ou sua loja em marketplaces), selecionar um provedor de plataforma e dedicar alguns dias para configurações gerais, criação de catálogo de produtos, setup dos meios de pagamento e canais de atendimento.
E quais são os primeiros passos para começar um e-commerce?
O principal segredo é definir bem seus objetivos e manter os olhos bem abertos para o mercado e para o seu negócio. Isso quer dizer que, em primeiro lugar, é necessário definir o foco da sua loja virtual e, portanto, o seu público-alvo. Definir significa não apenas “delimitar” seu consumidor, mas principalmente entender seu perfil e suas necessidades.
Além disso, é fundamental ficar atento ao mercado, avaliando os prós e contras que, muitas vezes, variam dependendo das circunstâncias – não adianta, por exemplo, ter traçado um plano de negócio em 2018 e tentar segui-lo cegamente em 2021. Parte importante desse processo é se atualizar e estar sempre por dentro das tendências.
E, por último, o estoque. Lembre-se de que seu negócio deve ser uma operação em constante crescimento. Com o aumento das vendas, não há mais espaço para improvisos – esqueça a ideia de armazenar produtos em casa ou de montar um quartinho da bagunça. A melhor solução para esse tipo de demanda é alugar seu box em um Self Storage.
O cenário do e-commerce, apesar da crise econômica, é muito promissor. Agora que você já conhece as vantagens de abrir uma loja virtual e sabe como trabalhar com e-commerce em 2021, basta começar!