Mudar de casa para apartamento: 4 dicas que vão facilitar sua mudança
Mudar de casa para apartamento é um movimento comum, mesmo em tempos de pandemia.
Entre os principais motivos estão a segurança, os menores custos, a praticidade e o lazer que muitos condomínios de prédios oferecem. No entanto, a convivência em condomínio exige também algumas adequações importantes, sem falar nos ajustes necessários para viver em um espaço menor.
A mudança para um apartamento não precisa ser encarada como um regresso, muito pelo contrário! É um desafio, sem dúvida, mas no sentido de ser uma oportunidade de se adaptar a uma nova realidade, com suas vantagens e desvantagens.
Isso não significa que mudar de casa para apartamento deva ser uma experiência estressante, cheia de etapas cansativas e desnecessárias. É claro que qualquer mudança sempre mexe com a rotina e altera a dinâmica de todos, mas tomando alguns cuidados é possível mudar sem dor de cabeça e preparar o apartamento para começar um novo ciclo.
Pensando nisso, separamos 4 dicas simples que vão facilitar sua mudança para um apartamento. Confira!
- Mudar de casa para apartamento: planeje bem a mudança
Esse é o número um na lista de cuidados necessários para quem vai mudar de casa. Estabelecer prazos, dividir responsabilidades entre as pessoas da casa e organizar etapas é uma regra fundamental para evitar estresse e perda de tempo.
Faça uma planilha listando as tarefas por ordem de execução: conseguir caixas de papelão, comprar fita adesiva e plástico bolha, limpar o apartamento, contratar um carreto etc. Quanto mais detalhado seu cronograma, menos chance as coisas têm de sair do controle.
- Mudar de casa para apartamento: menos é mais
Trocar uma casa por um apartamento é a oportunidade perfeita para treinar o desapego.
Quando moramos em uma casa, acumulamos muitas coisas ao longo dos anos. Recipientes em excesso na cozinha, roupas de cama sem uso no fundo da gaveta, brinquedos abandonados pelas crianças… a lista é enorme. Na hora de separar e embalar móveis e itens para a mudança, aproveite para fazer uma limpa geral em todos os seus objetos. Assim é possível aproveitar melhor o espaço do apartamento e evitar bagunças.
- Mudar de casa para apartamento: invista em mobília funcional
Para que o impacto da diminuição de espaço seja menor, uma boa dica é apostar em móveis compactos e multifuncionais. Estantes, nichos, puff-baú e cama com gaveteiro são alguns exemplos clássicos de mobília funcional capaz de otimizar os espaços e manter o apartamento organizado. Assim, os cômodos ganham mais espaço de circulação e tudo fica com um aspecto mais clean e minimalista.
- Mudar de casa para apartamento: use o Self Storage
Mesmo depois de fazer uma boa limpa e de praticar o desapego, é provável que sobre muita coisa importante que você ainda precisa guardar. Bicicletas, uma prancha de surf, fantasias que você usa todo carnaval, caixas de documentos, peças de artesanato – coisas que cabiam bem na sua casa.
Tentar fazer tudo caber no novo apartamento não é a melhor estratégia. Não quando o Self Storage existe justamente para oferecer um espaço extra para armazenar móveis e itens de todo o tipo com praticidade e segurança. Portanto, se você vai se mudar de casa para apartamento e precisa de espaço para guardar coisas, conheça o Self Storage e aprenda a organizar seu box.
Mudar de casa para apartamento é acima de tudo uma questão de organização. Transtornos e bagunças acontecem por falta de planejamento e por tentar forçar coisas em espaços onde não cabem. Aproveite a oportunidade da mudança para mudar a forma como você encara seu dia a dia!