4 dicas para otimizar o espaço do seu escritório
4 dicas para otimizar o espaço do seu escritório
Aumento do número de colaboradores, contratação de novos funcionários, mais documentos e papelada ou simplesmente salas pequenas. Os motivos são variados, mas se tem algo que qualquer pessoa que trabalha em um escritório já sentiu é que, em algum momento, começa a faltar espaço.
Diante disso, a solução que a maioria dos empresários encontra é procurar uma nova sala comercial e mudar de sede, o que significa gastos maiores com aluguel, limpeza, água, energia etc. Um preço justo para um negócio que está crescendo, não é mesmo?
Não é bem assim. Trocar de sala comercial é muitas vezes uma decisão imediatista que não leva em conta o principal problema, que não é a falta de espaço, mas a falta de planejamento adequado do espaço. Mas atenção: planejar não quer dizer fazer caber mais móveis e pessoas dentro de um lugar, mas garantir que, a partir do espaço disponível, os funcionários tenham condições ótimas para desenvolver o trabalho.
Seja em ambientes pequenos, seja em locais maiores onde trabalham muitas pessoas, há algumas práticas que certamente vão ajudar a otimizar o espaço do seu escritório. Confira abaixo 4 dicas que separamos pensando nisso:
- Explore o espaço vertical
Não importa se o escritório é pequeno ou amplo, uma prática fundamental é valorizar os espaços verticais. Use prateleiras flutuantes, luminárias e nichos para desafogar o piso e abrir mais áreas livres para circulação de pessoas. É uma medida simples e que não apenas otimiza o espaço como garante pontos com uma tendência moderna de decoração de ambientes internos.
- Use móveis multifuncionais
Alguns móveis são indispensáveis em um escritório, servindo para armazenar materiais e documentos que precisam estar ao alcance todos os dias. No entanto, destinar vários móveis só para guardar algumas coisas – como suprimentos básicos de escritório (grampeadores, canetas, folhas, post-it etc.) – não é uma forma eficiente de gerir o espaço. Opte por móveis multifuncionais, como mesas com gaveteiros e estantes com armários na base. Isso também ajuda a manter áreas livres e arejar o ambiente.
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- Cuidado com a decoração
Uma dica bastante comum para otimizar os ambientes é investir em uma decoração agradável e sofisticada, com quadros, jardins verticais, esculturas. A ideia é válida, mas deve ser aplicada com prudência. Se, por um lado, é bom quebrar a monotonia e arejar o escritório, por outro lado, o uso excessivo de itens decorativos acaba justamente tendo o efeito contrário.
Paredes, prateleiras e mesas carregadas de objetos de decoração são um fator de distração que pode atrapalhar a rotina, dando a sensação indesejada de bagunça. A melhor opção é usar menos itens e com mais critério, nos lugares certos, cuidando para que não obstruam passagens e/ou desviem demais a atenção.
- Armazene itens fora do escritório
Mesmo com a digitalização de documentos e processos, muitos profissionais ainda não conseguiram se livrar da papelada. E o principal problema é óbvio: onde guardar tantas pastas e papéis? Diante disso, muita gente acabando dando o famoso jeito, e aí sabemos como as coisas são: gavetas lotadas, pilhas sobre mesas, salas desorganizadas. E tudo isso porque, além da falta de planejamento do espaço, muitas vezes os documentos são confidenciais e não ficariam seguros em casa ou em outra sala.
Para esse problema uma solução prática e eficiente são os boxes privativos em empresas de Self Storage, como a DEPOSITe. Com vários tamanhos e modelos, podem ser personalizados com prateleiras para guardar todo tipo de material de escritório, armazenando-os com ainda mais segurança do que na maioria das salas comerciais. Sim, porque o self storage é monitorado 24h por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, com acesso restrito e proteção por chave e senha.
O self storage é um excelente investimento para quem lida com problemas de espaço no escritório. Além de documentos, é possível armazenar móveis sem uso, sobras de materiais de uma reforma e até mesmo o seu estoque!
O “guarda-móveis”, como era conhecido no passo, é mais em conta do que o aluguel de uma sala comercial e com condições de armazenamento mais adequadas.
Planejamento de espaço, com praticidade, segurança e economia, hoje não pode ser pensado sem o self storage.