Brechó virtual: dicas para começar o seu
Já pensou em ter o seu próprio brechó virtual? Veja dicas de como começar!
O consumo de roupas, acessórios e objetos usados ou seminovos não é exatamente uma novidade. Do lado de quem vende, a oportunidade de se desfazer de itens que perderam a utilidade e fazer um dinheirinho; do lado de quem compra, uma forma de gastar menos e encontrar peças únicas e cheias de história.
A novidade fica por conta de uma, digamos, associação de fatores. Combine a tendência de consumo consciente e sustentável com os efeitos da pandemia e teremos um ambiente propício para a proliferação dos chamados brechós virtuais.
Não é difícil entender. Com o fechamento e as restrições do comércio durante alguns bons meses, o setor precisou se reinventar, em muitos casos migrando de forma completa para o ambiente digital. É por isso que muitos especialistas já falam claramente em um “boom” do e-commerce no último ano.
Além disso, o poder de compra das pessoas diminuiu, o que as levou a buscar preços mais em conta para itens de vestuário (ainda mais agora que passam muito mais tempo em casa). Se, antes, muita gente ainda torcia o nariz para a ideia de usar roupas ou comprar objetos de “segunda mão”, agora a perspectiva é outra.
Por isso, se você quer apostar em um setor em crescimento, está na hora de aprender os primeiros passos para abrir uma loja virtual. Para facilitar seu trabalho, separamos algumas dicas:
Conheça as plataformas de e-commerce
O mundo dos negócios virtuais pode ser um pouco confuso para quem está começando. Por isso, não tem melhor dica para começar do que mapear bem o ambiente, conhecendo as plataformas de e-commerce e suas funcionalidades.
Websites como o “Enjoei”, “OLX”, “Peguei bode”, “Madame recicla”, “Elo7” são alguns pontos de partida “obrigatórios” para quem quer aproveitar ferramentas online já disponíveis em vez de criar o próprio site.
Uma novidade é o app Grito, uma plataforma de venda pelo celular que permite negociar com pessoas que estão em um raio de até 3 km de distância – uma mão na roda durante a pandemia, fala sério!
Defina bem o público-alvo do seu brechó virtual
Sabe aquele amigo que no churrasco da firma fala sobre todos os assuntos como se fosse um especialista? Fala a verdade, uma hora cansa, não é mesmo? Ao mesmo tempo, todo mundo conhece aquela pessoa quietinha que, quando fala sobre um determinado tema, vira o centro das atenções. A comparação pode parecer estranha, mas tenha isso em mente quando for começar seu brechó virtual.
Para se destacar no universo dos brechós virtuais, o principal é delimitar muito bem o seu nicho, definindo um público-alvo que você pretende atender e focar em produtos interessantes para ele. Sair “atirando para todos os lados”, isto é, vendendo vestidos da década de 80, fantasias de super-heróis da Marvel e pijamas de bebê como se tudo fosse a mesma coisa, é confundir negócio com sessão de desapego.
Invista na divulgação do brechó virtual
O ano é 2021 e há crianças de 5 anos gravando stories engajadores. Você não tem mais desculpa para deixar de lado as redes sociais quando o assunto é e-commerce.
Divulgue seu brechó virtual e seus produtos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e onde mais puder, tentando alcançar o maior número de pessoas possível. Presença online talvez não seja tudo, mas é meio caminho andado.
De olho no estoque
Finalmente, diga adeus de uma vez por todas ao amadorismo e pare de acreditar que um quartinho de casa serve para armazenar seus produtos.
Tudo bem, no começo do seu brechó virtual é claro que essa pode ser uma boa opção para não gastar nada. No entanto, se você quer ver seu negócio decolar, precisa garantir ótimas condições de armazenagem, conservação e escoamento dos seus produtos.
Não deixe de conhecer o Self Storage, uma solução segura e eficaz que vai mudar a cara do seu negócio.
O que achou das dicas? Agora é hora de sair do computador e botar a mão na massa! Brincadeira. É como já dissemos: o ano é 2021. Não precisa sair do computador, você neste exato momento já está olhando para o começo do seu brechó virtual.