Descubra o que é remarketing e como utilizar para aumentar a conversão
Conheça essa estratégia de marketing e entenda como utilizá-la para aumentar as vendas no e-commerce
Todo mundo que utiliza a internet para fazer pesquisas já se deparou com essa situação: você pesquisa um produto, e depois surgem diversos anúncios similares em sites que acessa. Isso não é coincidência, mas sim uma estratégia chamada remarketing.
A ideia é que o usuário receba lembretes de seu interesse inicial em algum produto ou serviço, e decida por concluir a compra. Para as empresas, é uma forma de se comunicar com um público que já interagiu com a sua loja, e pode levar a uma conversão maior.
O que é remarketing?
Como o próprio nome já diz, remarketing é fazer marketing novamente para a mesma pessoa. É uma estratégia digital eficiente para reconectar os usuários com produtos pelos quais eles já têm interesse e oferecer uma segunda chance para concluir a compra.
Mas isso não é feito de forma aleatória, mas sim através de planejamento e com a autorização desse cliente. Tanto para sites, quanto aplicativos, essa solução envolve cadastro de e-mail ou a utilização de cookies para guardar as informações do usuário e fazer um novo contato.
O fato de que uma pessoa está interessada no que sua empresa oferece e acessa seu site em busca de informações deveria indicar aumento nas vendas, mas a verdade é que a média de conversão no e-commerce é de 3%, ou seja, 97% dos visitantes sairão sem fazer uma compra.
Mas, se eles acessaram o site, existe uma nova oportunidade para que eles comprem, afinal, há muitos motivos para não adquirirem algo, como preço, indisponibilidade no momento, ou até mesmo incerteza quanto à compra.
Qual a relação do remarketing com inbound?
O inbound marketing envolve uma série de estratégias de marketing digital que hoje são consideradas essenciais para as empresas atraírem novos clientes. Isso é feito com foco em conteúdo, SEO e redes sociais, disponibilizando materiais relevantes para o público e, então, atraindo-os para suas soluções.
O remarketing faz parte disso e, se sua empresa ainda não utiliza essa solução, precisa começar agora. A ideia do inbound é criar um fluxo, também conhecido como funil, onde diferentes conteúdos são apresentados aos usuários, envolvendo-os para, então, oferecer seus produtos.
Com isso, o remarketing pode se tornar uma etapa desse processo, onde os clientes já passaram pelo funil e, por algum motivo, ainda não concluíram a compra.
Mas essa estratégia também pode ser desenvolvida em paralelo, seja quando alguém se cadastra para receber mais informações de um produto, ou quando chega a adicionar produtos do carrinho, mas acaba abandonando-o.
Como fazer remarketing?
Como vimos, o remarketing é direcionado a um público específico, portanto é preciso fazer um bom planejamento antes de utilizar essa estratégia para que, de fato, essas pessoas sejam impactadas. Entenda as principais formas de fazer remarketing:
E-mail marketing
A maioria dos e-commerces pede que os usuários se cadastrem, informando dados básicos como nome e e-mail, antes de começar o processo de compra. Com isso, as pessoas oferecem seu contato, mas podem acabar desistindo de concluir a aquisição.
A forma mais eficiente de reconquistar essas pessoas é através de e-mails, criando campanhas específicas indicando para esse público que o produto segue disponível. Outra maneira de atraí-los dessa forma pode ser atrelar os itens no carrinho a outras oportunidades, ou ainda oferecer descontos, tornando a compra mais atrativa.
Google Ads
A ferramenta de pesquisa do Google é a mais utilizada no mundo e para quem deseja ser notado nas pesquisas, é lá que deve estar. No caso do remarketing, o Google utiliza os cookies, ou seja, as informações de pesquisa, para oferecer novos anúncios de uma empresa.
Para o usuário, isso significa fazer uma busca, como por exemplo “bolsa de academia”, e acessar links que aparecem na pesquisa. A partir daí, o Google entende que o usuário busca por bolsas de academia, e irá direcionar anúncios de display relacionados ao tema.
É por isso que as empresas precisam fazer anúncios específicos quando utilizam o Ads. Se um e-commerce vende artigos de academia e fizer anúncios genéricos de seus produtos, pode não interessar ao usuário que pesquisou pela bolsa.
Por isso, definir os públicos e os anúncios, bem como a plataforma (que pode ainda ser o Youtube, que faz parte do Google) deve ser feito de maneira estratégica e com base em pesquisas.
Redes sociais
Outra possibilidade é através das redes sociais, especialmente Facebook e Instagram. Todos possuem opções de remarketing que podem ser utilizados pelas empresas para reaparecer no feed dos usuários que já pesquisaram por seus produtos.
A escolha dessas mídias, ou até mesmo a combinação delas, depende das estratégias digitais desenvolvidas pela empresa, além de seu público-alvo. Mas, independente do meio, fazer remarketing tem potencial para aumentar as vendas e fidelizar clientes, e é uma oportunidade das empresas de seguir na memória das pessoas.