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23 de junho de 2023
de mkt

Desafios do frete no e-commerce: como superar e fidelizar clientes

Veja como driblar as dificuldades e garantir um frete mais atrativo para aumentar as vendas no e-commerce

 

O frete no e-commerce é considerado um dos maiores desafios para concluir uma compra. Segundo a pesquisa State of Search Brasil, feita em parceria com a Opinion Box, 75% dos participantes afirmaram já ter desistido de adquirir um produto por conta do alto frete.

 

Diminuir esse valor, porém, não é tarefa fácil, já que inclui uma série de fatores como localização, tamanho e peso do produto, monitoramento, entre outros. Além do valor, o prazo de entrega pode afastar os consumidores.

 

Esses desafios são ainda maiores quando se tratam de pequenas e médias empresas, que contam com um volume de compras menor.

 

Para encontrar um equilíbrio entre preço e tempo, que considere a segurança do produto e possibilidades de logística reversa, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e criar estratégias que ajudem a fidelizar os clientes.

 

Como superar os desafios do frete no e-commerce

 

Driblar os desafios do frete envolve, antes de mais nada, um bom controle logístico sobre a operação. Entender onde e quanto se vende mais e ter conhecimento profundo do produto facilita a busca por opções mais baratas e viáveis. Confira nossas dicas para superar esses desafios:

 

Aprenda a calcular corretamente

 

Saber calcular corretamente o frete é o primeiro passo para entender como administrá-lo. Para isso, é preciso levar em consideração:

 

● O CEP de origem e destino

 

● Peso da embalagem

 

● Dimensões

 

● Tipo de entrega

 

● Cubagem

 

Todos esses fatores alteram o valor pago pelo envio, especialmente a cubagem, cálculo feito entre peso e volume. Embalagens grandes, por menor e mais leve que seja o produto, podem aumentar o valor. Portanto, além de conhecer o produto e entender em qual categoria de envio se encaixa, é preciso pensar na embalagem correta.

 

Diversifique os envios

 

Ao oferecer mais de um tipo de frete, você permite que os consumidores decidam o que preferem. Os Correios, por exemplo, oferecem a modalidade Sedex, mais rápida do que a entrega comum. Seja nesse serviço ou em uma transportadora, ofereça diferentes opções de entrega, assim os clientes escolhem se querem pagar a mais para ter o produto mais rápido, ou se diminuem o frete e aumentam o prazo de entrega.

 

Negocie com as transportadoras

 

Especialmente para o e-commerce que oferece entrega em todo território nacional, será necessário contar com mais de uma transportadora para fazer essa cobertura. Portanto, escolha diferentes fornecedores, e saiba negociar com cada um.

 

Para isso, faça uma pesquisa de mercado e avalie os benefícios de diferentes empresas em cada região. Além disso, tenha um conhecimento real do seu negócio, para entender em quais locais o volume de vendas é maior. Se vende mais na região Sudeste, por exemplo, pode negociar com as transportadoras um valor mais em conta baseado no volume.

 

Invista no Last Mile

 

A “última milha” do transporte representa a etapa final, onde o produto sai de onde está em estoque para o endereço do cliente. Para o consumidor, é o momento em que ele recebe o alerta de que “o produto está a caminho”, ou seja, gera alta expectativa.

 

Uma forma de diminuir os custos nessa etapa, e oferecer um prazo de entrega menor, é criando pontos de armazenamento mais próximos do endereço de entrega. É possível fazer isso de forma econômica, sem investir em centros de distribuição pelo país.

 

O Self Storage pode atender essa demanda, já que oferece flexibilidade no tamanho e estrutura, permitindo manter um estoque mais próximo do cliente final.

 

Soluções de frete

 

Com o aumento das vendas on-line, a boa notícia é que muitas empresas e soluções digitais têm surgido para atender essa etapa. Conheça as principais a seguir:

 

Frenet

 

Essa plataforma permite fazer um “match” entre loja virtual e transportadora. É preciso integrá-la com o site de vendas, mas uma vez que o processo for feito, ela disponibiliza diversas opções de frete. Assim, fica mais fácil encontrar empresas que se adequam ao modelo de negócio.

 

Melhor Envio

 

O Melhor Envio também serve como um hub que conecta lojistas e empresas de entrega. Ele oferece integração com diversas plataformas de e-commerce e sistemas logísticos, e assim pode ajudar na gestão de forma eficiente.

 

Frete Rápido

 

A Frete Rápido oferece uma plataforma integrada que conecta embarcadores, empresas B2B, B2C e D2C a diversas transportadoras. A empresa promete otimização da cubagem e redução de 20% a 40% no valor do frete.

 

Com o apoio da tecnologia e um bom controle da operação logística, fica mais fácil superar os desafios do frete no e-commerce, e garantir aumento nas vendas e fidelização dos clientes.

Tag: desafios frete, desafios logistica, dicas ecommerce, dicas frete, frete no ecommerce, frete para pequenos negocios
Categoria: Para empresas
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