Entenda como vender pelo WhatsApp e ampliar seus negócios
A rede é a mais utilizada pelos brasileiros e está presente em 99% dos celulares do país. Com tanto potencial, pode ser um poderoso canal de vendas, se usado corretamente. Entenda como fazer isso de forma eficiente
Mesmo com a ascensão de outras redes sociais, o WhatsApp continua no topo da lista de aplicativos mais utilizados pelos brasileiros.Os números da ferramenta no país são impressionantes: 99,2% da população com smartphones possui a rede. Além disso, é o app que os usuários mais abrem ao longo do dia, e no qual passam mais tempo. Com uma adesão tão impressionante, a plataforma tem grande potencial comercial, e quem atua com comércio eletrônico precisa entender como vender pelo WhatsApp.
Empresas menores já utilizam a rede para se comunicar com os clientes e passar mais informações sobre os produtos. Mas é preciso manter uma boa organização para não deixar passar mensagens e, consequentemente, gerar insatisfação e comentários negativos.
Além disso, a plataforma pode ser utilizada de forma ativa para gerar vendas, e não só como um serviço de atendimento ao cliente.
O próprio WhatsApp também busca explorar mais oportunidades comerciais para os usuários e criou o WhatsApp Business, uma versão específica para perfis de empresas. Claro que, para que isso funcione bem, a empresa precisa contar com um número de celular próprio e um aparelho comercial.
Começando a usar o WhatsApp no negócio
Criar uma conta Business é essencial, não só para dar mais credibilidade para o contato, mas porque oferece algumas funcionalidades que permitem criar fluxos de atendimento, e acompanhar a jornada dos clientes.
Também é possível separar os contatos em grupos, o que facilita a organização entre pedido, revenda, pagamento, etc.
O perfil comercial ainda permite incluir detalhes da empresa como site e endereço, e oferece opções de resposta automática para agilizar a comunicação.
Crie uma lista de contatos
Geralmente, a área comercial coleta informações de clientes. Para atuar no WhatsApp, é importante incluir informações sobre o número da pessoa. Caso faça uma Landing Page para atrair leads, insira o campo com celular.
No site, inclua o WhatsApp como um contato separado e, se possível, faça um link que permita abrir uma conversa diretamente na ferramenta.
Faça um catálogo
Uma das funções mais interessantes do WhatsApp Business é a possibilidade de ter um catálogo de produtos disponível. Assim, os clientes podem checar lá mesmo as opções e valores, e fazer o pedido diretamente pela rede.
Crie um modelo bonito de artes, com imagens boas e informações relevantes, além de colocar dados que são mais questionados pelos clientes. Informações como tamanho, cor, porção (se for comida) são importantes para que os usuários tomem decisões.
Depois de desenvolver as artes, é só acessar as configurações da conta, clicar em “catálogo”, fazer o upload das imagens e adicionar informações complementares.
Utilize as listas de transmissão
Outro recurso que pode ser explorado para ampliar as vendas pelo WhatsApp é o de listas de transmissão. Com elas, é possível reunir os contatos e mandar mensagem para todos de uma vez. Portanto, se tiver promoção, lançamento, ou outra novidade que quiser divulgar para os clientes, as listas ajudam a fazer o envio de uma só vez, chegando como mensagem privada para cada um.
Essa opção, porém, tem uma limitação: só permite o envio para quem tiver seu contato salvo. Por isso, incentive os consumidores a guardar o número da marca para receber novidades.
Dedique tempo para a plataforma
Por ser a rede mais acessada pelos brasileiros, e mais checada ao longo do dia, espera-se uma resposta mais rápida. Não adianta nada desenvolver as estratégias acima e não manter uma frequência na resposta aos consumidores.
É preciso ter um bom cronograma ou, melhor ainda, uma pessoa dedicada a esse atendimento. Para facilitar esse processo, aposte nas respostas automáticas. Elas permitem fazer um contato inicial por meio de robô que ajuda a direcionar o cliente.
Assim, ao receber uma mensagem, o consumidor tem um retorno na hora com dicas de como prosseguir. Por exemplo: “Obrigado pelo contato, como podemos ajudar?”, ou “Olá, nosso horário de atendimento é das 09h às 16h, de segunda a sexta”.
Com consumidores conectados e em busca de agilidade, vender pelo WhatsApp é uma maneira de encontrar novos perfis de clientes, aumentar a fidelidade e estar à frente da concorrência.