
Como usar inteligência artificial na gestão financeira
Veja as vantagens e potências de utilizar IA na gestão financeira e conheça plataformas que ajudam a automatizar e planejar o aspecto econômico de uma empresa
Aplicar inteligência artificial na gestão financeira de um negócio pode trazer muitas oportunidades para as empresas, não só na automação de processos, mas também para avaliar riscos e oportunidades.
A capacidade de processar dados rapidamente, e colher insights a partir de uma grande quantidade de informação, faz com que a IA seja capaz de fornecer um panorama aprofundado sobre o cenário real da empresa, além de apresentar oportunidades.
Seu uso, porém, ainda é relativamente novo, e ainda há certa insegurança em relação ao papel que essa ferramenta deve ter em um negócio. Portanto, antes de mais nada é preciso entender que o uso de IA não deve substituir a atuação de profissionais qualificados.
Ter uma vasta base de dados como referência para fornecer as informações desejadas a torna uma vantagem, mas como utilizar e aplicar esses dados nas empresas é algo que exige planejamento estratégico feito por pessoas.
Há ainda o fator de segurança, que as empresas precisam levar em consideração antes de começar a usar um sistema de IA. Essa solução pode ajudar e-commerces e facilitar o atendimento ao cliente, mas quando se trata de finanças, existem muitos dados sensíveis e confidenciais, portanto é preciso avaliar os sistemas e entender sua confiabilidade.
Inteligência artificial na gestão financeira
Ao mesmo tempo em que pode agilizar processos e permite que os profissionais foquem sua atuação em soluções mais estratégicas, a IA também precisa ser aprendida, portanto as equipes devem se atualizar, aprender a utilizar a ferramenta e ampliar seu conhecimento para ser capaz de interagir e extrair as informações que necessita.
Com isso, poderão utilizar essa ferramenta para colher relatórios e aproveitar melhor suas funcionalidades. Veja como a inteligência artificial pode contribuir com a gestão financeira:
Automação de processo
Essa pode ser uma das formas mais simples e eficientes de usar a IA. Processar faturas, bem como outros processos repetitivos, despende muito tempo das pessoas e são atividades mais operacionais.
Ao avaliar padrões, a IA pode automatizar o agendamento de contas a pagar e receber, e fazer a conciliação bancária, realizando um levantamento de tudo que entrou e saiu para criar um fluxo de caixa.
Relatórios e previsões
Outro uso eficiente da IA está justamente em utilizar sua capacidade de processamento de dados para gerar relatórios mais completos. Com isso, a empresa consegue detalhar as informações e fazer recortes específicos que ajudarão na tomada de decisão.
Isso porque além dos dados da empresa, ela pode gerar relatórios que permitam compará-los com tendências do mercado, e permite avaliar o desempenho em diferentes períodos do ano.
Isso oferece à empresa informações estratégicas para fazer previsões, entendendo como determinadas épocas ou planejamentos específicos resultaram em sucesso ou aprendizado.
Prevenção de fraude
Quando se trata de dinheiro, todo cuidado é pouco. Além de preservar e proteger a empresa, é preciso também garantir a segurança dos dados dos clientes. Por isso, algumas IA têm se destacado por serem capazes de identificar movimentações suspeitas, gerando um alerta imediato.
Além disso, com a capacidade generativa, a IA pode aprender com problemas anteriores e se tornar mais preparada para identificar não-conformidades.
Ferramentas: Zerum e SAP Concur
Gestão de riscos
A IA também pode ir além das previsões financeiras, e apontar riscos e oportunidades para as empresas. Ao analisar fatores externos como medidas econômicas, tendências de comportamento e do mercado, além das finanças da organização, ela é capaz de identificar possíveis ameaças.
Além de permitir que a empresa se previna, também ajuda a reconhecer as oportunidades e desenvolver estratégias que considerem esses riscos e evitem prejuízos para as empresas.
Ferramentas: Riskified e t-Risk
A maioria dessas plataformas são capazes de realizar mais de uma função, e seus custos e funcionalidades variam, portanto, antes de escolher uma, é importante avaliar os prós e contras de acordo com a necessidade da empresa.
Com isso, fica mais fácil identificar qual a melhor opção de inteligência artificial na gestão financeira e tomar uma decisão que ajudará a empresa a criar uma reserva, investir e crescer.