Como ter um e-commerce de sucesso?
De acordo com a Forrester, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo, o e-commerce no Brasil continua crescendo apesar da crise econômica e ainda mostra sinais de maturidade: os consumidores são de todas as classes sociais e compram em todas as categorias do varejo.
Esse cenário promissor faz com que muitos empreendedores queiram começar uma loja virtual ou mesmo expandir seus negócios, adicionando o comércio eletrônico ao seu canal de vendas. Se você é um deles, veja a seguir algumas dicas para ter um e-commerce de sucesso:
- Crie um site de qualidade
Um site “mais ou menos” espanta os compradores, tanto por não transmitir credibilidade quanto pela lentidão. Por isso, contrate uma plataforma robusta e invista em web design e user experience – nesta etapa, é fundamental contratar uma boa agência ou profissionais freelancers com boas recomendações.
Sua loja virtual precisa carregar rápido, ter ícones que facilitem a navegação (como o de carrinho de compras, por exemplo), ser “leve” e adaptada para as plataformas móveis (celulares e tablets).
- Invista em boas fotos dos produtos
Fotos de boa qualidade são essenciais para que os clientes consigam ter uma visão realista do produto. Se puderem observar todos os detalhes, se sentirão mais confiantes e estarão mais propensos a efetuarem a compra. Ou seja, nada de colocar fotos amadoras, invista em cliques profissionais.
- Crie um fluxo de compra curto e rápido
Quanto menos cliques para concluir a compra, melhor – o ideal é que não sejam mais do que três. Se o consumidor for obrigado a perder vários minutos preenchendo formulários inacabáveis ou demore muito para encontrar o que precisa em seu e-commerce, são grandes as chances de que ele desista da compra.
- Utilize sistemas de pagamento confiáveis
Caso a sua loja ainda seja nova no mercado, uma boa opção é investir na contratação de uma empresa de pagamentos online. Esses sistemas, por já terem se consolidado no mercado, transmitem segurança aos clientes. Além disso, muitas dessas empresas oferecem a opção de “pagamento com 1 único clique”, que é altamente atrativa e evita o abandono de carrinho no comércio virtual.
- Otimize a busca pelo seu site
Já ouviu falar de SEO? Se ainda não ouviu, pesquise sobre o tema, pois você irá precisar! O Search Engine Optimization é uma metodologia que aumenta as chances do seu e-commerce ser encontrado pelas principais ferramentas de busca. Micro e pequenas empresas jovens podem se beneficiar (e muito!) das práticas de SEO, pois aumentam a visibilidade do site enquanto reduzem as taxas de rejeição.
- Invista em logística e estoque
A velocidade que o consumidor receberá a encomenda, bem como seu estado de conservação, definirá a experiência em sua loja virtual. Afinal, ninguém gosta de receber uma compra em más condições ou depois da data prevista! Por isso, invista em processos logísticos e estoque – uma boa alternativa, principalmente para novas empresas, é alugar um box num Self Storage para estocar os itens, pois os aluguéis são baratos quando comparados à locação de um imóvel e o contrato não tem amarras.
Chegou a hora de vender no ambiente online! Vamos lá?
O DEPOSITe é uma empresa de Self Storage (os antigos Guarda-Móveis) de Sorocaba e Região. Possui 101 boxes de diversos tamanhos, além de sala de reunião, workstation e uma lojinha com produtos para sua mudança. O local é monitorado 24h por dia e com acesso restrito.