Como se destacar no e-commerce em 2023
Conheça as novidades tecnológicas e canais de vendas que serão destaque no comércio eletrônico, e saiba como fazer seu e-commerce se destacar no mercado no próximo ano
O comércio eletrônico não é mais uma novidade e, nos últimos anos, teve um crescimento impressionante no Brasil. Só em 2022, 83 milhões de pessoas no Brasil fizeram compras on-line. E a expectativa é que esse número aumente no próximo ano. Quem quer começar 2023 apostando em um novo negócio ou ampliando suas vendas, não pode mais ignorar a força desse canal de venda.
Segundo um levantamento da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a previsão de faturamento do e-commerce em 2023 é de R$ 185,7 bilhões, número que deve seguir aumentando pelos próximos cinco anos.
Com a facilidade de abertura de uma microempresa, além de inúmeras plataformas com recursos diferentes, ficou ainda mais simples começar a atuar com comércio eletrônico. Além disso, o mercado segue se reinventando, e outras formas de venda on-line, como através de marketplace ou até mesmo pelo Facebook, permitem que o formato seja explorado até mesmo por quem está começando e tem um orçamento reduzido.
Por outro lado, com tantas opções para começar, o comércio eletrônico, seja em qualquer área, se tornou um modelo altamente competitivo. Por isso, vai ser essencial entender as tendências e os desejos dos consumidores, para saber como se destacar no e-commerce em 2023.
Fique de olho nas inovações tecnológicas
O comércio eletrônico já nasceu digital e continua se apoiando na inovação tecnológica para crescer. Portanto, para entender o e-commerce do futuro, é preciso estar atento às transformações do meio digital, que podem incluir novas plataformas de venda, tipos de pagamento e novos formatos de divulgação.
Para 2023, o chat on-line será um dos principais destaques. Seja por robô ou humano, ter um atendimento imediato para esclarecer dúvidas e outros assuntos é uma prioridade para 39% dos consumidores, segundo uma pesquisa.
O WhatsApp também tem atraído possíveis clientes para marcas, justamente por facilitar a comunicação. Usado por quase toda a população brasileira que tem um celular, ele já está se tornando um poderoso canal de vendas.
Não se esqueça das estratégias multicanal
Já falamos por aqui sobre o omnichannel e as oportunidades de venda através de canais diversos. A integração da tecnologia é uma tendência crescente e em constante transformação.
Para 2023, esse conceito deve permanecer, apostando na jornada do cliente. A ideia é garantir que ele mantenha a marca ou o produto em mente, a fim de seguir comprando por outro canal.
Entenda como utilizar as redes sociais para ampliar as vendas
Além do Facebook, a maioria das redes sociais possuem lojas ou algum tipo de recurso que permite fazer vendas diretas por elas. O TikTok foi um dos destaques do ano e atrai um público jovem, que está iniciando a fase adulta e adquirindo poder de compra.
As redes são, antes de tudo, uma importante vitrine da marca e, através delas é possível apresentar as soluções/produtos em uma linguagem que gere identificação com o público-alvo. Antes mesmo de serem um canal de venda, elas são essenciais para a estratégia de marketing do negócio, e tem a missão de encantar os consumidores.
A partir daí, seguindo o modelo de cada uma, é possível realizar uma compra direta. O Instagram, por exemplo, permite incluir o preço nos produtos, e leva diretamente para a página com mais informações no site.
Vale lembrar que não é preciso estar em todas as redes, e sim nas que fazem sentido para o público que pretende atingir. Se os consumidores são mais velhos, por exemplo, talvez o TikTok ainda não seja a plataforma adequada para a sua marca.
Fique de olho na entrega
Um dos principais diferenciais para se destacar no e-commerce é o prazo de entrega. Especialmente nas grandes cidades, há uma expectativa de receber a compra rapidamente, e quem quer ampliar as vendas precisa atender essa demanda. Além de um planejamento logístico eficiente e um centro de armazenagem e distribuição, há outras formas de organizar a entrega de modo a garantir menores prazos.
Os self-storages, por exemplo, podem funcionar como apoio, garantindo estoques menores em regiões-chave, onde a entrega pode ser mais complexa e demorada. Com isso, em regiões mais afastadas, é possível contar com uma distribuição dividida, e o produto comprado não precisa sair do centro de distribuição.
Para se destacar no e-commerce em 2023 é preciso estar sempre atento às transformações digitais e, principalmente, no desejo dos consumidores. São eles que motivam essas mudanças, e atender suas demandas vai garantir fidelização e mais oportunidades de vendas no comércio eletrônico.