Como reduzir custos com espaço na crise
Diminua os impactos da crise e descubra como reduzir custos com espaço
Seja guardando dados ou documentos importantes, com estocagem de material ou de quaisquer itens fundamentais para o bom funcionamento do negócio, muitas empresas se veem gastando com o armazenamento de itens. Além de gerar um custo extra com armazenagem, por vezes, este espaço poderia ser melhor utilizado com atividades produtivas da empresa e até ampliação da sua capacidade. Isto se torna ainda mais crucial em um momento de crise onde precisamos pensar em novas soluções para diminuir nossos custos e aumentar a produtividade dos nossos negócios. Reduzir os custos com espaço é uma das opções, garantindo economia e mais capacidade produtiva.
Identifique o que pode ser descartado
O primeiro passo é, naturalmente, liberar parte do espaço e para isso é necessário identificar tudo aquilo que pode e deve ser descartado. Para saber o que pode ser descartado e o que deve ser guardado é preciso ter em mente algumas legislações.
Determinados documentos, como o contrato de antigos clientes e registros de ponto de funcionários, devem ficar armazenados por 5 anos. Folhas de pagamento, por sua vez, têm prazo de 35 anos. Na hora de jogar itens fora é indispensável avaliar o prazo, já que é possível que a empresa esteja guardando documentos que já poderiam ter sido descartados. Outros itens, como móveis, produtos de reposição e similares também devem ser avaliados. Na dúvida, entretanto, ainda é melhor manter os artigos.
Faça as contas
A seguir é necessário descobrir exatamente quanto o armazenamento de itens, documentos e papelada em geral custam para sua empresa. Se esses documentos são armazenados em uma sala ou galpão alugado pela empresa, por exemplo, leve em consideração o aluguel, IPTU, gastos com condomínio e os custos de manutenção. Considere também o dinheiro que é gasto com a administração desses itens. Por fim, leve em contato os riscos de guardá-lo, como: inadequação do espaço de armazenagem levando ao apodrecimento, risco de roubo, perda, fogo e etc…
Use os serviços de empresas de self storage
Quando tiver estimado os custos que sua empresa possui com espaço, com certeza ficará surpreso. E aí, é a hora de comparar com as soluções Self Storage que existem no mercado: as “empresas de self storage”. Elas são responsáveis por fornecer espaço de armazenamento para corporações e pessoas físicas. Com isso, se o seu negócio necessita reduzir custos com espaço o ideal é apostar nesse tipo de empresa, terceirizando a função.
O que uma empresa pode armazenar?
Além de documentos, também é possível armazenar em uma empresa de self storage:
– Móveis de escritório: alguns móveis pouco utilizados, alguns têm valor histórico, outros serão remanejados para outras sedes. Cadeiras e mesas para o escritório podem ser armazenados no self storage, garantindo segurança e acesso rápido.
– Maquinário: pequenas indústrias também podem aproveitar o self storage para armazenar pequenas máquinas e itens necessários para a produção. Isso garante maior espaço útil na empresa em si sem prejudicar a produção, já que as unidades podem ser acessadas conforme a necessidade.
– Produtos a pronta entrega: self storages também podem funcionar como estoque, inclusive de e-commerce. Com isso, não é preciso se preocupar com o espaço para garantir produtos em pronta entrega. Isso melhora a logística e, consequentemente, os resultados da empresa.
Vantagens de usar um self storage
Além da redução de custos, que é um dos objetivos finais, o uso de self storages também possui as seguintes vantagens:
– Maior dedicação à atividade-fim: como não é mais necessária a preocupação com a manutenção de um espaço de armazenamento na empresa, maior pode ser a dedicação da empresa a sua atividade-fim. Isso garante mais investimentos em melhorias, tornando a empresa mais competitiva e mais lucrativa.
– Torna as estruturas mais enxutas: desocupando um espaço antes usado para o armazenamento, a empresa passa a ter suas estruturas mais enxutas, o que garante, naturalmente, uma redução de custos e aumento da eficiência.
– Melhorias logísticas: no caso de o self storage ser usado para depósito, as melhorias logísticas aparecem já que a empresa passa a poder se programar para oferecer produtos em pronta entrega. Isso melhora o relacionamento com os clientes e também fideliza os antigos. O resultado é uma empresa mais lucrativa e com melhores resultados. Além disso, os Self Storages geralmente se posicionam em locais de fácil acesso e alto fluxo.
– Personalização: as empresas de self storage oferecem diferentes tamanhos de depósitos, com cada um sendo ideal para uma necessidade. Diferentemente de alugar uma sala para armazenar itens, contratar uma self storage garante que sua empresa possa escolher o depósito com o tamanho e com as características necessárias.
– Fácil acesso: o princípio das self storages é a autonomia e por isso o acesso é ainda mais facilitado. Com isso, caso seja necessário procurar um documento ou utilizar seu box, você não passa por burocracia e consegue ter acesso facilmente ao que você precisa.
– Mais segurança: as empresas de self storage além de te ajudar a reduzir custos com espaço também oferecem um sistema de segurança bastante completo, permitindo que documentos e itens estejam sempre seguros. Esse pode não ser o caso ao alugar uma sala ou ao deixar os itens na própria empresa, por exemplo.
– Flexibilidade: os contratos de locação não exigem tempo mínimo, nem fiador. Se o espaço locado for muito ou pouco, a alteração pode ser feita rapidamente. O cliente pode entrar no self storage e já sair com o box locado na hora.
Reduzir custos em tempos de crise é fundamental para a saúde de qualquer empresa. Para isso, a redução de custos com espaço é bastante eficiente e pode ser feita utilizando o inovador serviço das empresas de self storage. Nesses locais itens e documentos ficam guardados de maneira segura e a empresa passa a gastar menos, melhorando os seus resultados.