Como provisionar corretamente o estoque do final do ano?
Se as vendas vão aumentar no final do ano, o estoque precisa acompanhar. Descubra como acertar no provisionamento do estoque para o Natal
O final do ano é a época mais aguardada pelos lojistas. Com a chegada do Natal, há um aumento nas vendas, afinal todo mundo vai comprar pelo menos uma lembrancinha, não é mesmo?
No entanto, não basta simplesmente prever a intensificação do movimento nas lojas e aguardar as vendas acontecerem. Para que o seu negócio de fato atenda às demandas dos clientes, é necessário se planejar adequadamente para esta época.
Para que o crescimento nas vendas – e, consequentemente, no faturamento – de fato aconteça, o varejo (físico e virtual) deve tomar uma série de providências em relação ao seu estoque. Um estoque mal planejado, em que faltam ou sobram muitos produtos, certamente resultará em prejuízos.
Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como provisionar corretamente o estoque do final do ano:
Conheça o perfil dos clientes e as tendências
Um negócio de sucesso não se baseia em expectativas, mas em projeções. Para que possa prever o volume de compras esperado, é preciso:
- Analisar o comportamento dos clientes nos últimos anos, na mesma época do ano. Quais itens costumam comprar? Em qual quantidade? Qual a média do valor gasto? Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas;
- Avaliar os indicadores econômicos e o poder de compra da parcela da população que representa o seu público-alvo. Esquecer de colocar na equação o cenário socioeconômico atual e as expectativas de crescimento para o seu setor pode ser um erro fatal na hora de provisionar seu estoque.
Além disso, verifique quais os produtos mais desejados no momento, assegurando a presença desses itens nas prateleiras (reais e/ou virtuais) para um maior índice de vendas. Mas não abuse! Comprar um valume muito grande de itens “da moda” pode gerar problemas futuros com estoque excedente, pois as tendências às vezes duram menos que o esperado e os produtos encalham nas prateleiras.
Por isso, recomendamos contratar os serviços de uma consultoria de moda ou mesmo compradores especializados, para provisionar seu estoque de final de ano com mais acuracidade, levando em consideração todas as variáveis.
Tenha um sistema de gestão
Todos os produtos que você provisiona devem ser registrados, assim como todas as entradas e saídas. Com um bom controle das movimentações, você não corre o risco de que faltem itens procurados pelos clientes.
Ter um sistema de gestão para controlar o estoque também economiza tempo e evita equívocos. Imagine vender um produto que está com o estoque zerado? Aproveite para consultar o nosso post “6 passos para a gestão eficiente do seu estoque”.
Mapeie as vendas rigorosamente
Para garantir um bom estoque de final de ano, não adianta apenas registrar as entradas e saídas. É preciso mapear as vendas, o que significa analisar detalhadamente – e diariamente – quais são os produtos mais vendidos, os mais procurados, os menos vendidos etc. Isso permite que não só você calcule a frequência de reposição de itens, como também implemente mudanças estratégicas de acordo com o comportamento dos clientes.
Alugue um Self Storage para armazenar o estoque excedente
Uma vez que o estoque excedente é uma variação sazonal, isto é, ele é elástico e aumenta durante períodos mais movimentados do ano, não vale a pena alugar um imóvel ou um galpão unicamente para armazenamento dos produtos que sobraram. Sem contar que o valor do aluguel nunca é o único custo. É preciso arcar com luz, água, telefone, internet, segurança, limpeza, etc…
Uma solução mais interessante, financeira e estrategicamente, é alugar boxes privativos para guardar os itens adicionais. Sabe os antigos guarda-móveis? Hoje em dia eles evoluíram e ganharam novos propósitos, e não são mais apenas para uso pessoal, atendem também o mundo coorporativo e o varejo.
Se a sua loja ou e-commerce está localizado em Sorocaba ou região, confira as opções do DEPOSITe e veja o que podemos fazer para auxiliar seu planejamento para o final do ano. Existem boxes de diversos tamanhos em um local seguro, monitorado 24h por dia, 365 dias no ano. O acesso é restrito e controlado. Só você tem a chave!
E se mesmo com todo o planejamento, ainda assim sobrou estoque… Não se desespere! Se a sua previsão não foi tão acertada, o excedente do seu estoque de Natal pode continuar armazenado nos boxes. O contrato é mensal e sem amarras, então você pode utilizar o espaço pelo tempo que desejar.
Seguindo essas dicas, pode ter certeza de que seu negócio estará preparado para lucrar no final do ano. Boas vendas!