Como proteger suas coisas durante a mudança.
Mudar de casa, de apartamento, de cidade ou de escritório sempre traz um certo frio na barriga, não é mesmo? Aquela mistura de felicidade com preocupação… E certamente, uma das etapas que mais preocupa as pessoas é o momento de preparar as coisas para o transporte e a mudança. Como fazer para tudo chegar ao destino intacto?
Se você não sabe por onde começar, preparamos um passo a passo para descomplicar esse processo para você.
1º passo: Planejamento
Faça um balanço de todos os móveis e objetos que você pretende transportar. Pense no tamanho do seu novo espaço e projete o que vai caber em cada cômodo. Depois dessa análise, separe seus itens em 3 categorias:
– Coisas que você vai levar: faça uma lista de tudo o que você vai levar, considerando a dimensão de cada uma delas. Com base nisso você poderá avaliar que tipo de transporte vai funcionar e se precisará contratar uma empresa especializada.
– Coisas que você ainda quer, mas não cabem em seu novo espaço: para esses objetos, uma ótima solução é alugar um box de self storage, para que fiquem preservados e protegidos até você conseguir usá-los novamente.
– Coisas que você não quer mais: ao invés de jogar fora procure instituições que aceitam doações. O que é dispensável para você pode fazer a diferença na vida de outra pessoa.
2º passo: Preparo
Cada item a ser transportado precisa de um tipo de embalagem diferente para que não sofra danos ao longo do trajeto. Caixas de papelão serão essenciais para carregar grande parte da mudança, plástico bolha é ótimo para proteger os itens mais frágeis (desde pratos até a televisão) e cobertores e lençóis velhos podem ser muito úteis para evitar arranhões nas superfícies de móveis de madeira, por exemplo.
Aqui vão algumas dicas:
– Comece embalando os itens menores e dê prioridade àqueles que você não usa com frequência no dia a dia;
– Ao usar caixas, faça um buraco com estilete para que caibam seus dedos e você possa carregá-las com mais facilidade. Dê preferência às caixas pequenas e médias, mais fáceis de transportar;
– Guarde suas roupas em um saco, ainda dentro dos cabides. Assim você leva seu guarda roupa quase montado;
– Use plástico bolha para embalar itens mais frágeis e, no caso de pratos, armazene-os na vertical, pois assim será mais difícil que quebrem. Você também pode usar toalhas e lençóis para reforçar a segurança;
– Quando desmontar um móvel, coloque seus parafusos e peças pequenas em um saquinho e cole-o com fita adesiva na caixa em que for embalado;
– Papel filme pode ser muito útil no transporte de cômodas e gaveteiros, evitando que as gavetas abram no meio do caminho;
– Use etiquetas de identificação e cores diferentes para indicar o cômodo ao qual cada caixa pertence;
– Identifique também se o conteúdo da caixa é frágil, se não pode ser empilhada e qual lado deve ficar para cima;
– Caso alguma caixa fique com muito espaço sobrando, preencha-a com lençóis ou travesseiros, para evitar que o conteúdo balance ao longo do trajeto;
– Ao transportar colchões, embrulhe os com lençóis, que depois podem ser lavados, diferente dos colchões;
– Deixe para embalar por último os objetos que você vai usar até o momento da mudança. Esses provavelmente também serão os objetos que você precisará desembalar primeiro, pois são os itens mais usados por você.
3º passo: Transporte
Caso sua mudança seja muito extensa e você não tenha tempo para tratar dos detalhes, existem empresas especializadas que podem cuidar de todo o processo por você.
Mas, se optar por fazer sozinho, saiba que esta não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Faça uma lista com tudo o que será transportado por você e o que precisará ser levado por carreto ou caminhão – de acordo com o tamanho e quantidade de pertences.
Quando outras pessoas estiverem carregando seus itens, acompanhe de perto para garantir que nada será danificado. Observe a forma como a mudança é colocada no veículo e liste tudo o que está sendo levado. Ao chegar verifique se todas as suas coisas chegaram ilesas. Sua mudança pode ser tranquila e sem dores de cabeça. Basta se organizar, seguir o passo a passo e aproveitar este momento de transição em sua vida!