Como organizar uma festa de Dia das Crianças em casa.
O dia das crianças, celebrado no Brasil no dia 12 de outubro, é uma data tradicionalmente marcada pela compra de muitos brinquedos para presentear os pequenos. Mas você já pensou em transformar esse dia em uma festa? Reunir a garotada da família, amigos da escola ou vizinhos em casa pode ser uma ideia muito divertida e dar um significado todo especial à comemoração! Para organizar a festa, o primeiro passo é definir a quantidade de convidados, idade das crianças e se os adultos participarão ou não. Com essas informações em mãos, é possível fazer uma decoração personalizada, elaborar um cardápio que agrade, além de planejar atividades e brincadeiras que os mantenha entretidos. Confira algumas dicas:
– Decoração
Festas infantis pedem uma decoração divertida, colorida e vibrante. Você pode apostar em bexigas espalhadas pelo ambiente, coladas na parede ou até mesmo no teto, com um fitilho pendurado, causando um efeito de balões flutuantes sem usar gás hélio. Definir um tema também é bastante válido, e painéis e enfeites menores são um ótimo recurso para alegrar o ambiente, mas lembre-se de escolher conteúdos neutros para agradar tanto os meninos, como as meninas: circo, fazendinha, personagens Disney, etc.
– Cardápio
Os comes e bebes de uma festa realizada em casa podem e devem ser mais simples e informais. Invista em petiscos, sanduiches de metro, mini lanches, salgadinhos, docinhos, bolo gelado e demais alimentos que dispensem o uso de talheres. Você pode complementar o cardápio com algumas opções mais saudáveis e fáceis de fazer, como gelatinas e saladas de fruta. No quesito bebidas, podem ser servidos refrigerantes, sucos naturais e água. Se os adultos forem participar, você pode fornecer bebidas alcóolicas, mas com moderação e desde que fiquem em local de difícil acesso das crianças.
– Brincadeiras e atividades
Se a festa for no quintal de casa, aproveite para sugerir brincadeiras e disponibilizar artigos que possam ser usados ao ar livre como: pular corda, jogar bola, fazer bolhas de sabão, rodar bambolê, entre outras. Já dentro de casa o espaço é mais limitado, mas existem diversas alternativas: livros para colorir, teatro de fantoches, massinhas de modelar, etc. Use e abuse da criatividade e deixe sempre um adulto por perto para supervisionar as atividades.
Por fim, você pode montar uma mesa de doces bem linda e separar algumas guloseimas ou brinquedos em saquinhos individuais. Além de decorar, as crianças poderão levar ao final para casa, como uma lembrancinha. Desejamos uma boa festa e um feliz dia das crianças!