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21 de março de 2024
de mkt

Abandono de carrinho: como fazer o cliente concluir a compra

Entenda porque os usuários desistem de finalizar a compra e conheça estratégias para evitar o abandono de carrinho no e-commerce

 

Quem atua com e-commerce conhece bem a história: o cliente é impactado por ações de marketing, entra nas etapas do funil de vendas, acessa o site, escolhe seu produto, mas não finaliza a compra. O abandono de carrinho é um dos desafios das empresas que atuam com comércio eletrônico, e exige estratégias para fazer com que o cliente conclua a transação.

 

Segundo uma pesquisa recente da empresa de análises PYMNTS, um dos principais motivos para isso acontecer é a falta de opções de pagamento. O levantamento mostra que 70% dos clientes preferem comprar em lojas online que possuem seu método de preferência.

 

Por isso, ainda que eles queiram comprar diretamente das lojas cujos produtos desejam consumir, vão optar por um marketplace se isso oferecer liberdade para pagar.

 

Como evitar o abandono de carrinho?

 

O abandono pode ocorrer em etapas diferentes, como após incluir os itens no carrinho, ou ao incluir os dados. Além das opções de pagamento, questões como frete também podem afastar as pessoas de concluir o pedido.

  

Outros motivos ainda incluem a própria usabilidade do site e a etapa de cadastros longa ou complexa, que podem ser impeditivos na hora de finalizar o pedido. Entenda como evitar esse abandono e aumentar as vendas:

 

Amplie as formas de pagamentos

 

Como falamos, a falta de possibilidades na hora de fazer o pagamento afasta clientes, portanto ampliar as opções é uma forma de garantir que eles concluam o pedido. O Pix tem se tornado uma opção cada vez mais utilizada, pois agiliza o processo e ainda pode oferecer um diferencial ao proporcionar um desconto no formato.

 

Além disso, a inclusão de QR Code também tem trazido benefícios para as empresas e já é uma opção para 41% dos usuários, segundo pesquisa da Opinion Box.

 

Facilite as informações

 

Um consumidor pode chegar até a etapa final para então descobrir o valor do frete ou o tempo de entrega. Essas questões são decisivas para concluir uma compra, logo, além de buscar formas de otimizar a entrega, com prazos e valores menores, é preciso facilitar o acesso das pessoas a essas informações.

 

Antes mesmo de preencher qualquer dado, permita que o usuário visualize o valor e tempo ao inserir o CEP. Além disso, cumpra com os prazos estabelecidos e utilize o frete como uma vantagem competitiva, anunciando descontos para compras acima de determinado valor, por exemplo.

 

Teste a usabilidade

 

O processo de compra precisa ser intuitivo, caso contrário o usuário irá desistir no meio do caminho. Por isso, é necessário fazer testes recorrentes para verificar se as etapas são fáceis de seguir, quanto tempo leva o processo até a finalização da compra e se as informações são claras, como por exemplo botões bem posicionados e indicados na página.

 

Otimize o checkout

 

Além de fazer testes para garantir uma boa usabilidade, facilite o processo para o usuário. Se houver muitas etapas ou um formulário de preenchimento longo demais, ele pode desistir no meio do caminho.

 

Alguns sites permitem conexão com servidores como o do Google, agilizando o login através da plataforma. Outros permitem concluir apenas com o envio e confirmação do e-mail. Faça de tudo para que esse processo seja fácil e o consumidor não mude de ideia.

 

Use o retargeting

 

Essa estratégia visa envolver o consumidor que chegou a se interessar pelo produto, mas não finalizou a compra. Isso serve desde o acesso ao site e busca por algo específico, até o abandono do carrinho.

 

O retargeting pode ser feito de diversas formas, como através do Google ou redes sociais. Com a utilização de cookies, a empresa pode usar o Google Ads, por exemplo, para promover o produto pesquisado para os usuários, apresentando-os em banners e conteúdos patrocinados.

 

O mesmo pode ser feito por e-mail, com o envio de uma comunicação lembrando da possibilidade de finalizar a compra. Assim, mesmo que não tenha finalizado a compra, ele recebe um lembrete constante de que a oportunidade ainda está disponível.

 

Atendimento

 

Por fim, garantir um atendimento rápido é importante para não perder os clientes de forma geral. Por isso, crie estratégias, até mesmo com a ajuda de Inteligência Artificial, para sanar dúvidas que possam ocorrer durante a compra.

 

Nem sempre é possível evitar o abandono de carrinho, visto que algumas pessoas ainda estão em dúvida e utilizam o processo para verificar valores e tomar uma decisão, mas facilitar as etapas e fornecer soluções adequadas com os desejos dos consumidores pode diminuir esse afastamento.

Tag: abandono de carrinho, comércio eletrónico, estratégias ecommerce, soluções ecommerce, vendas ecommerce
Categoria: Para empresas
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