Veja como fazer Análise de Concorrência
Entenda como analisar de maneira estratégica os competidores e que benefícios isso pode trazer para o crescimento do negócio
Uma das melhores formas de se posicionar no mercado e fazer o planejamento estratégico da empresa é avaliando o que outras empresas fazem. Por isso, entender como fazer uma análise de concorrência permite que as empresas tenham dados mais concretos para definir suas ações e se posicionarem adequadamente.
Idealmente, é importante ficar sempre de olho nos concorrentes, para entender suas estratégias e saber como apresentar diferenciais competitivos. Mas a análise oferece uma abordagem mais eficiente que pode ajudar a empresa nas vendas e até na definição do público-alvo.
O que é análise de concorrência?
Como o próprio nome já diz, a análise de concorrência é uma pesquisa para identificar determinados processos de empresas com as quais compete no mercado, para avaliar seus pontos positivos e negativos, baseando-se em pontos de interesse, como ações de marketing e estratégias de vendas.
Com isso, a empresa é capaz de coletar dados específicos e identificar seus pontos fortes e fracos, enxergar oportunidades e avaliar seu próprio posicionamento no segmento. Esse estudo pode ser feito com regularidade, e ainda em ações pontuais.
Ao planejar as estratégias do ano seguinte, ou então quando lançar um novo produto ou serviço, pode ser interessante avaliar os concorrentes e descobrir informações valiosas sobre o comportamento dos consumidores. Veja alguns benefícios de fazer essa avaliação:
Melhoria em processos
Identificar ações que deram certo em outras empresas permite que uma organização se aprimore, conheça práticas que levem a mais agilidade, soluções alinhadas com as expectativas dos clientes e, de forma geral, promove melhoria contínua.
Inovação
Para se manter competitivo e conquistar destaque para uma marca é necessário buscar inovação. Não precisa ser necessariamente um produto novo, mas até mesmo a abordagem aos clientes ou técnicas de vendas podem ser impactadas com novas ideias.
Ver o que os concorrentes fazem (e não fazem) abre caminho para que a empresa busque soluções inovadoras.
Estratégias assertivas
Aprender com os próprios erros é algo que toda empresa vai passar, mas também é possível aprender com os erros dos concorrentes. Ao identificar ações que deram certo e errado, uma empresa consegue ter mais clareza do caminho e tomar decisões mais assertivas.
Autoavaliação
A análise de concorrência também permite que a empresa tenha uma visão mais concreta de seu próprio posicionamento e valor no cenário onde está inserida. Como os clientes reagem à sua marca, e aos concorrentes? Como se comportam quando lançam algo novo? Que tipo de comentários deixam nas redes sociais?
Isso ajuda a marca a perceber melhor como é vista e oferece uma oportunidade de se posicionar adequadamente.
Como fazer análise de concorrência
Parece meio óbvio dizer isso, mas é importante saber quem é seu concorrente real, não só aquele que você almeja alcançar. Além de produtos ou soluções similares, identificados como os concorrentes diretos, há também aqueles que não oferecem exatamente a mesma coisa, mas têm o mesmo perfil de consumidores, chamados de concorrentes indiretos.
O ideal é fazer uma tabela, seja ela no excel ou outra ferramenta que preferir. Coloque na parte superior os dados que irá avaliar, e na lateral o nome de cada empresa analisada. A partir disso, veja como fazer uma análise de concorrência:
Defina objetivos
Quem está abrindo um e-commerce pode priorizar conhecer outras lojas online que vendem o mesmo tipo de produto, ver como o site funciona, o processo de compra, preços, valor do frete, etc.
A ideia também pode ser descobrir quais canais são mais adequados para promover um lançamento. Ou então, identificar preços do mercado para definir valores. Ter essa clareza permite ser mais focado nas pesquisas e ter respostas que possam ser úteis para a definição de estratégias.
Dedique-se a coleta
Ao planejar esse processo de análise, é importante levar em consideração o tempo que isso irá tomar. Certas empresas podem ter uma área de inteligência que se dedica parcialmente a isso, mas quando falamos de empresas menores, talvez esse processo seja feito por uma pessoa em meio a várias atribuições.
Portanto, entenda que isso levará tempo e inclua essa atividade no seu dia a dia. Além disso, algumas ferramentas podem ajudar nesse processo, como o Google Alerts, onde é possível inserir o nome de uma marca ou determinadas palavras-chave e receber informativos do Google em relação às menções a esses termos.
O Reclame Aqui também pode ser útil para identificar as dores e problemas enfrentados pelos clientes, e focar em soluções que supram essas questões.
Determine os critérios
Aqui é quando são definidos os dados que serão avaliados. Ainda no exemplo da loja online, a empresa pode incluir informações como: facilidade de contato com a central de atendimento, usabilidade do site, valor de frete, processo de compra e tempo para conclusão, prazo de entrega.
Se a ideia é trabalhar em ações de marketing digital, busque as redes sociais da empresa, identifique cada uma e veja se é possível comprar diretamente por elas, quantos seguidores têm, frequência de posts, linguagem, quantidade de comentários, tipos de comentários (reclamações, elogios, perguntas), como e quando a empresa responde.
Definir como fazer análise de concorrência depende dos objetivos da empresa, mas quanto mais informações ela tiver sobre seu mercado, mais capacitada estará para competir e mais chance terá de se destacar.