Como conservar roupas, sapatos e acessórios
Antigamente, era comum que as pessoas tivessem espaço em suas casas para guardar os itens que não usavam com frequência: dentro de armários, no maleiro ou no famoso “quartinho da bagunça”. Porém, as casas e apartamentos estão cada vez menores (até porque hoje em dia as famílias também o são), o que significa que nem sempre existe aquele espaço extra para guardar tudo que precisamos.
Por isso, o Self Storage tem sido a solução encontrada por muitas pessoas para armazenar determinados itens, entre eles roupas, sapatos e acessórios.
E qual é maior preocupação, não importa onde você guarde suas coisas? Será sempre a mesma: a conservação das peças. Mas como queremos garantir que tudo que você armazenar conosco permaneça exatamente da forma que chegou, criamos esse manual para conservar suas peças:
- Tudo limpinho
Este é o item mais importante: para assegurar a conservação, todos os itens devem ser guardados limpos. Caso contrário, os fungos e traças podem fazer a festa, mesmo em um ambiente dedetizado. Por isso, lave bem as roupas e, se possível, deixe-as secando ao sol. No caso de bolsas, sapatos e cintos, um pano úmido no interior e no exterior costuma ser suficiente. Recomendamos também que você coloque pacotinhos de sílica dentro de sapatos e bolsas para eliminar o mofo.
- Sacos plásticos
Proteger as peças com sacos plásticos é sempre uma boa opção. Mesmo que estejam dentro de malas ou caixas, o plástico funciona como uma camada extra de proteção. Embalar à vácuo também é uma possibilidade, pois além de preservar ainda mais os itens, ocupa menos espaço. Mas cuidado, somente tecidos mais resistentes – como algodão, lã e linho – podem ser embalados desta forma.
- Os cabides certos
Nem todas as roupas devem ser guardadas dobradas, pois algumas fibras podem sofrer alterações permanentes e ficarem para sempre marcadas, como o couro por exemplo. Nesse caso, recomendamos que você coloque uma arara móvel em seu box para pendurar as peças. Ainda, diferentes tipos de tecidos e modelos de roupas pedem também por cabides especiais. As melhores opções são os cabides de veludo ou feltro, pois as roupas aderem melhor e não marcam. Já as saias devem ser penduradas nos cabides próprios (aqueles com prendedor), mas coloque um pedaço de papelão ou mesmo um cartão de visita entre o tecido e a presilha, para evitar marcas. Além disso, cubra as peças com um plástico (como aquele das lavanderias).
- Bolsas, sapatos e cintos
Estes acessórios pedem cuidados especiais, principalmente para evitar a deformação. No caso das bolsas, nunca guarde-as penduradas, pois a tensão na alça fará com que elas percam a modelagem e fiquem esticadas. O ideal é armazená-las dentro de sacos de tecido, com as alças cuidadosamente enroladas, dentro de armários ou em prateleiras. Já os cintos devem ser guardados pendurados pela fivela, nunca enrolados. Em relação aos sapatos, não os empilhe! Guarde um ao lado do outro e, se possível, utilize também um modelador de calçados para que não percam a forma.
- Jóias e bijuterias
Aqui a dica para as bolsas também vale: não pendure em ganchos para não danificar as peças. Guarde suas jóias e bijoux enroladas delicadamente e em compartimentos separados, para que as correntes e cordões não se misturem e formem nós.